Na grande maioria das vezes, o lançamento de uma nova geração é sinônimo de renovação completa para o veículo. O carro inicia um novo ciclo de vida completamente repaginado e atualizado em termos dinâmicos, mecânicos e, principalmente, estéticos. No entanto, há casos em que a importância histórica do carro é tão grande que não permite mudanças profundas de design. O modelo muda completamente de geração sem praticamente mexer no desenho.

Nestes casos, as linhas consideradas icônicas são apenas atualizadas e mantém todas as referências originais. O fenômeno é visto em diferentes categorias e está presente nas mais variadas marcas, desde as premium até as mais generalistas. Reunimos abaixo os principais exemplos e comentamos um pouco sobre cada um.

Fiat 500

Lista: carros com design icônico
Lista: carros com design icônico

O pequenino italiano é um dos exemplos mais representativos da lista. Atualmente, está na segunda geração da era moderna e mantém toda a pegada estética do carro original da década de 1950. A própria Fiat chama a estratégia de "reinterpretação do ícone", onde elementos clássicos são trazidos à modernidade. É o caso dos típicos faróis arredondados, agora totalmente iluminados por LEDs de última geração. O mesmo vale para a silhueta, bem mais encorpada, mas com a mesma pegada original.

Ford Mustang

Lista: carros com design icônico
Lista: carros com design icônico

O cupê esportivo da Ford também é dono de um desenho pra lá de característico. Sofreu algumas variações ao longo das gerações, mas desde a linhagem de 2003 mantém a mesma pegada inspirada no clássico das décadas de 1960 e 1970. As linhas evocam esportividade e trazem elementos que são icônicos, como o formato interno das lanternas e o desenho da silhueta. Uma nova geração está sendo desenvolvida e deve chegar ao mercado em 2022 mantendo a mesma fidelidade ao desenho original.

Jeep Wrangler

Lista: carros com design icônico
Lista: carros com design icônico

Nascido em 1987, o Jeep Wrangler se confunde com a própria marca quando o assunto é identidade. O visual é preservado com fidelidade há pelo menos quatro gerações e já inspirou diversos outros modelos do portfólio, desde o Cherokee KJ até o Renegade. Os faróis pequenos e tradicionalmente arredondados ladeiam a inconfundível grade de sete fendas, tornando o Wrangler facilmente reconhecível em qualquer geração ou versão. A linhagem mais recente, lançada em 2018, foi amplamente modernizada, ganhou eletrificação e não perdeu nada das características tradicionais.

Mercedes Classe G

Lista: carros com design icônico
Lista: carros com design icônico

Ícone alemão nascido originalmente para uso militar, o Mercedes-Benz Classe G é um dos exemplos mais fiéis dessa lista. Está à venda desde 1979, com três gerações diferentes no currículo e design praticamente intacto. As linhas retas, o teto alto, o estilo quadrado... basicamente nada mudou em mais de 40 anos de comercialização. A última linhagem, lançada em 2018, experimentou o maior nível de modificações técnicas e dinâmicas já visto na história do modelo e ainda assim manteve intocado o estilo.

Porsche 911

Lista: carros com design icônico
Lista: carros com design icônico

Clássico quando o assunto é esportividade e performance, o Porsche 911 já mudou de gerações diversas vezes desde 1960 sem grandes rupturas de design. Ao longo de décadas, a fórmula vem sendo constantemente evoluída e elementos tecnológicos sendo adicionados a cada nova linhagem. O desenho, porém, nunca fugiu das referências originais evidenciadas por elementos como dianteira bicuda, faróis redondos, silhueta esportiva e caimento característico do teto. A entrega esportiva, vale lembrar, também é a mesma.

Range Rover Evoque

Lista: carros com design icônico
Lista: carros com design icônico

Talvez o mais jovem integrante da lista, o Range Rover Evoque é o tipo moderno que repete a estratégia de modelos clássicos, ou seja, aproveita o design já bem acertado e muda de geração apenas com aperfeiçoamentos. A primeira linhagem, lançada em 2010, foi um verdadeiro divisor de águas para a Land Rover e consagrou o modelo no mercado. A segunda, à venda desde 2018, foi uma evolução que conservou todas as características principais do desenho. Olhando rápido, os mais desatentos podem até se confundir.

Rolls-Royce Ghost

Lista: carros com design icônico
Lista: carros com design icônico

As duas gerações do emblemático sedã inglês de alto luxo estão separadas por aproximadamente 10 anos, mas o estilo pra lá de clássico é o mesmo. As linhas típicas da marca são facilmente reconhecíveis e conferem elegância única nas duas linhagens. A mais nova, lançada em 2020, reedita a primeira com toda fidelidade e modifica detalhes mínimos do desenho. Dessa forma, elementos como porte, desenho lateral, estilo de abertura das portas, esquema de cores da carroceria e até mesmo cabine seguem a mesmíssima filosofia nos dois casos.

Volkswagen Fusca

Lista: carros com design icônico
Lista: carros com design icônico

Figura automaticamente lembrada quando o assunto é clássico da Volkswagen, o Fusca dispensa apresentações. Atualmente está fora de linha, mas ganhou duas gerações na chamada era moderna com design icônico e fiel ao carro original do século passado. Faróis redondos, para-lamas bem definidos e capô abaulado são características inconfundíveis. A geração conhecida como New Beetle foi lançada em 1998, fazendo grande sucesso, enquanto a mais recente - vendida no Brasil como Fusca - estreou em 2010 e ficou em produção até 2019.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com