Há algum tempo que a Fiat trabalha em busca da liderança em nosso mercado. Praticamente desde o lançamento de Argo e Toro, a casa italiana investe em novos produtos, o que ficou ainda mais claro com a nova geração da Strada em 2020. Porém nem mesmo eles esperavam que 2021 já mostraria resultado disso, mas há alguns pontos.
Com a Strada, a Fiat começou a brigar entre os 3 modelos mais vendidos, entrando na briga particular de Chevrolet Onix e Hyundai HB20, que já durava anos. Mas a paralização da produção da Chevrolet acabou "colaborando" com este cenário da liderança, já que os principais modelos da marca (Onix, Onix Plus e Tracker) acabaram sumindo das lojas por meses, retornando aos poucos a partir de agosto.
Ao mesmo tempo, a Fiat está trabalhando para segurar esta liderança, mesmo depois que a Chevrolet voltar a vender seus produtos em um ritmo ao menos parecido com o normal. O novo SUV Pulse, a Strada com o esperado câmbio CVT e mudanças no Argo, por exemplo, devem colaborar - lembrando que a "galinha dos ovos de ouro", a Toro, já mudou este ano. Será o suficiente para manter o primeiro lugar?
Dentro do grupo Stellantis, outras marcas também se destacam. A Jeep domina entre os SUVs compactos, com o Renegade, e os médios, com o Compass, além de estar de olho na turma dos 7 lugares, com o novo Commander. Já a Peugeot e Citroën, até então apagadas em nosso mercado há anos, ganharam um novo fôlego com a chegada do novo grupo e futuros novos produtos em breve. Ouça o podcast e entenda toda essa discussão.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Motor1.com Podcast #272: Você terá um carro eletrificado!
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Motor1.com Podcast #271: Como não errar na hora de comprar um carro?
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Motor1.com Podcast #270: Quanto vai custar o VW Golf GTI em 2025?
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Motor1.com Podcast #269: Vice-Presidente da GM fala sobre ESG e lançamentos