Quando o CAOA assumiu a operação da Chery no Brasil, precisava de um produto que provasse os atributos da marca e que conquistasse os clientes. Este foi o papel do CAOA Chery Tiggo 5X, primeiro SUV da marca a ser feito em Anápolis (GO) e que logo virou o carro mais vendido da empresa no Brasil, elevando a fabricante nos conceitos dos brasileiros e conquistasse diversos prêmios.

Atualmente vendido em versão única e completa, chamada TXS, o CAOA Chery Tiggo 5X atrai o cliente que procura um SUV compacto com conforto, bom acabamento, uma lista bem farta de equipamentos e o desempenho e rendimento energético do motor 1.5 turbo, custando R$ 122.990. Isso faz com que seja o ponto perfeito entre quem sai do Tiggo 2 ou do novo Tiggo 3X, mas ainda não precisa de um SUV médio como o Tiggo 7.

Completo sem custos adicionais

Um dos desafios na hora de escolher um carro novo é encontrar uma opção que entregue todos os itens desejados, mas sem ter que pagar mais por isso. Basta entrar no configurador de qualquer fabricante para encontrar um valor inicial e depois ter que adicionar pacotes opcionais para deixar o carro do jeito que você quer, mas eleva muito o preço final do carro.

Isso não acontece com o CAOA Chery Tiggo 5X. Quem compra o SUV compacto na versão TXS já leva tudo o que é possível para o veículo. Traz de série o ar-condicionado eletrônico, direção elétrica, chave presencial para abertura por aproximação das portas, partida por botão, central multimídia com tela de 9 polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay, freio de estacionamento eletrônico com função Auto Hold, seis airbags, controles de estabilidade e tração, teto solar panorâmico, câmera de 360° e mais.

Algumas das tecnologias são bem raras no segmento ou são opcionais. A câmera 360° é um exemplo, facilitando nas manobras de estacionamento por permitir que o motorista veja todo o redor do veículo. O freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold é outro exemplo que pode não aparecer até em alguns rivais do segmento acima.

Motor forte, mas econômico

A motorização é um dos pontos fortes do Tiggo 5X. Utiliza o 1.5 turboflex de quatro cilindros, entregando uma potência de 150 cv a 5.500 rpm e 21,4 kgfm de torque a 4.000 rpm, quando abastecido com etanol. Ao usar gasolina, a potência é 147 cv, enquanto o torque é mantido. Trabalha em conjunto com uma transmissão automatizada de dupla embreagem e seis marchas. É o suficiente para que supere boa parte da concorrência, tanto com motores aspirados quanto até alguns turbo.

Apesar disso, não deixa de lado o rendimento. De acordo com o teste de consumo do Inmetro, é capaz de fazer 6,7 km/litro na cidade e 8 km/litro na estrada quando estiver com etanol no tanque de combustível. Com gasolina, estes valores sobem para 9,8 km/litro e 11,7 km/litro, respectivamente. Aliado com o tanque de combustível com capacidade para 57 litros, o Tiggo 5X tem uma autonomia de quase 560 km.

Chery Tiggo 5X 2021
Chery Tiggo 5X 2021

Refinamento interno

Com muitos SUVs compactos nascendo a partir de hatchbacks compactos, o segmento está cheio de modelos que utilizam acabamentos mais simples, com muito plástico duro e com texturas ruins. No Tiggo 5X a história é diferente, pois usa materiais de alta qualidade e de boa aparência, dando uma impressão de ser um carro premium.

Um exemplo é o uso de revestimento emborrachado nos paineis das portas ou a peça que compõe boa parte do painel central, lisa e com acabamento brilhante. Os bancos de couro também se destacam pela costura vermelha e boa ergonomia. E, com o cuidado da montagem do carro na linha de montagem em Anápolis, não há vãos entre as peças. Por baixo de todo o acabamento está o isolamento acústico que reduz consideravelmente os ruídos do asfalto, do motor e do vento, deixando a cabine silenciosa.

Todos estes atributos explicam como o CAOA Chery Tiggo 5X logo virou um sonho de consumo para os clientes e demonstrou toda a capacidade da CAOA Montadora, conquistando cada vez mais clientes e já figurando entre os SUVs compactos mais vendidos do Brasil.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com