As picapes já representam uma boa fatia do mercado brasileiro, e isso tem ficado cada vez mais claro. Tal movimento inclui compradores para um segmento superior de picapes do que temos até então, as chamadas full-size, posicionadas acima das nossas médias como Chevrolet S10 e Toyota Hilux em dimensões, tecnologia, acabamento e design.
Começamos pela RAM 1500. A marca americana aproveita o sucesso da gigantesca 2500 (que pede habilitação categoria C, de caminhão) no Brasil para começar a vender a 1500, que apesar de menor, é mais cara por vir importada dos Estados Unidos. E chega apenas na versão esportiva Rebel com motor V8 aspirado de 400 cv a gasolina - o que não impediu as 100 primeiras unidades a serem reservadas em menos de 18 horas!
Esse sucesso da RAM anima outras duas montadoras americanas a entrar nesse jogo. A Ford já tinha falado sobre trazer a F-150 no Brasil, esperando apenas uma nova geração, que foi apresentada este ano nos Estados Unidos. É um dos lançamentos cotados para 2021 (ou 2022, quem sabe) também importada dos Estados Unidos e com o preço provavelmente na mesma faixa da RAM.
Já a Chevrolet também pode entrar nessa briga - e com uma vantagem. Produzida no México, a Silverado tem a chance de se destacar das demais do segmento no Brasil por ter preço mais competitivo pela isenção do Imposto de Importação do acordo entre os dois países e ainda pode ser a única das três com motor diesel. Assim como a RAM, a picape da GM já teve uma passagem por aqui nos anos 1990 e inicio dos 2000 inclusive com um SUV, o Grand Blazer.
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