O Honda Civic "G10" tem um estilo futurista bem diferente do que se espera de um tradicional sedã médio. Se por um lado isso foi muito bom para atrair consumidores que procuravam fugir do "carro de tiozão", por outro justamente deixou de ser procurado por quem procurava um modelo mais conservador - que acabou indo para o Toyota Corolla, por exemplo.
Agora a Honda quer mudar isso. Nesta semana, a marca apresentou nos Estados Unidos o Honda Civic 2022 Prototype, um conceito praticamente pronto da 11ª geração do modelo - que será oferecido globalmente apenas nas carrocerias sedã e hatch de cinco portas, perdendo a variante cupê de três portas. Apesar de nos indicar como será a provável versão Si, com detalhes mais esportivos, a silhueta do protótipo é mais conservadora que a décima e atual geração.
Mais do que isso, o Honda Civic tem uma questão no Brasil. Apesar de ser um dos principais responsáveis pela história da marca por aqui, a produção do sedã pode não mais acontecer localmente. Com o domínio dos SUVs em nosso mercado, a estratégia da empresa japonesa pode mudar e transformar o Civic em um modelo importado, abrindo mais espaço para a nova geração do HR-V. Apesar dos boatos, a Honda não confirma e, como já falamos algumas vezes aqui, eles são muito bons em guardar segredos e estratégias.
Duas novidades agitaram a semana: a revelação do conceito mais próximo da produção do Renault Kiger e a chegada do novo Jaguar F-Type ao Brasil. O primeiro é um crossover baseado no Renault Kwid que, além de global, pode ser uma opção para nosso mercado assim como o Nissan Magnite, que chega em 2022.
Já o Jaguar F-Type, um dos modelos mais tradicionais da marca inglesa, recebeu mudanças visuais e de tecnologias. Chega ao Brasil com motores 2.0 turbo (P300) e V6 Supercharger (P380) nas carrocerias cupê e conversível. É uma opção aos Porsche? Dê o play e descubra!
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Honda Civic Si 2025 é revelado com 1.5 turbo de 204 cv e câmbio manual
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Ranking: veja os 20 carros mais vendidos dos EUA em 2024 até agora
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Semana Motor1.com: Honda Civic 2025, novo DPVAT e mais
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Honda Civic 2025 tem novo visual, versão híbrida de 203 cv e perde 1.5 turbo