Com o novo Tiggo 8, a Caoa Chery reforça sua estratégia. Se um dia a marca chinesa chegou ao Brasil oferecendo produtos baratos e populares, depois que teve sua operação brasileira adquirida pelo grupo Caoa as coisas mudaram. Desde seus lançamentos até a comunicação visual para vendas e pós-vendas é claramente inspirada em marcas do segmento premium, mas sem o valor cobrado por isso.
Muito desse plano vem de um aprendizado do passado da Caoa. Responsável pela chegada ao Brasil dos primeiros Hyundai (que depois desembarcou de forma oficial com o HB20), aprendeu bastante inclusive com a produção dos modelos coreanos em Anápolis (GO) e, inevitavelmente, levou este know how para a produção dos modelos chineses da Chery, tanto no Goiás quanto em Jacareí (SP). Ainda luta contra o preconceito com os produtos de origem chinesa, mas tem planos ambiciosos quando se fala em participação de mercado, como entrar no Top 10 nacional.
Sobre o Tiggo 8 2021, o SUV tem design que chama a atenção tanto dentro quanto fora, ainda que alguns elementos remetam a outras marcas - uma característica muito forte em modelos projetados na China. Também traz o novo motor 1.6 turbo com injeção direta de gasolina, com 187 cv e 28 kgfm de torque ligado a um câmbio automatizado de dupla embreagem e 7 marchas, uma caixa diferente da utilizado no Tiggo 5X, por exemplo.
Pode não parecer, mas os ajustes em linhas de modelos é algo comum no mercado conforme o tempo de loja passa. Nesta semana, a Renault mudou as versões oferecidas para praticamente todos seus modelos, como Sandero, Logan, Stepway, Captur e Duster. Enquanto a maioria perdeu versões com o câmbio CVT, o Captur agora tem uma versão mais barata e tirou de linha o antigo motor 2.0 com o câmbio automático de 4 marchas.
Enquanto isso, a Volkswagen faz os últimos testes com o Tarek, o SUV médio que será lançado no primeiro trimestre de 2021 para ser uma pedra no sapato do Jeep Compass. Com pouca camuflagem, já mostra boa parte do design da dianteira e tecnologias como o piloto automático adaptativo e os faróis full-LED, além de elementos do irmão menor Nivus.
Participam desta edição:
Edição: Paulo Henrique Trindade
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