Se a modernização dos nossos automóveis traz mais segurança, tecnologias e conforto para o público, por outro lado deixa os valores consideravelmente mais altos - mesmo nas versões de entrada. Basta ver a (pouca) quantidade de opções na faixa dos R$ 40 mil e perceber que estamos cada vez mais perto de começar a falar em carros zero quilômetro somente acima dos R$ 50 mil...
O novo Onix trouxe equipamentos inéditos, uma nova plataforma e motores mais modernos, mas mesmo mantendo o preço de tabela intocado, perdeu o poder de negociação que tinha, algo que ficou para o que agora se chama Joy, o Onix da geração anterior com novo nome. Nesta lista de modelos mais baratos, nos limitamos a falar de Renault Kwid e Fiat Mobi, além do Ford Ka em suas versões de entrada.
Se por um lado isso limita o tipo de consumidor que comprará um carro zero, isso abre mais espaço para o mercado de usados. Até mesmo a legislação nos leva para carros mais caros, com novas exigências em termos de segurança e eficiência energética, algo que tem gerado custo para os fabricantes e, claro, é repassado ao consumidor na hora da compra.
As tendências do mercado também levam a aumentos de preços. Os SUVs, por exemplo, são mais rentáveis aos fabricantes e vendem como pão quente na padaria, então é comum os projetos focarem neste segmento superior do que em hatches de entrada, bem menos rentáveis aos cofres das empresas. Ouça nossa discussão e deixe sua opinião nos comentários abaixo:
Participam desta edição:
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Motor1.com Podcast #272: Você terá um carro eletrificado!
Fiat Grande Panda tem chegada às lojas adiada por problemas de software
Motor1.com Podcast #271: Como não errar na hora de comprar um carro?
VW ao trabalhadores europeus: hora de apertar os cintos
Motor1.com Podcast #270: Quanto vai custar o VW Golf GTI em 2025?
Mercado chinês tem leve recuperação após 4 meses seguidos em baixa
Motor1.com Podcast #269: Vice-Presidente da GM fala sobre ESG e lançamentos