Lista: 10 carros de luxo usados pela polícia

Que ladrão vai conseguir fugir de uma Ferrari ou um Lamborghini?

Mosaico coches de policía Mosaico coches de policía

Toda polícia no mundo é conhecida por algum modelo amplamente usado. Os americanos, por exemplo, tem o Ford Crown Victoria Police Interceptor, uma versão especial feita especialmente para os agentes da lei. Na frança, os Gendarmerie operaram uma frota de Renault Mégane RS por anos. Até aqui no Brasil temos um carro icônico: a Chevrolet Veraneio, van usada durante anos pela Polícia Militar durante a ditadura militar.

Só que algumas cidades vão além e colocam carros especiais como viaturas, passando de um pequeno carro da Fiat para uma Ferrari. Claro, muitas vezes isso serve apenas como uma ação de relações públicas, com esses esportivos rodando lentamente por aí só para demonstração e sem nunca se envolver em uma perseguição real. E deixamos Dubai de fora, já que eles tem tantos esportivos que dá para fazer uma lista separada. Ainda assim, ver um dos carros da galeria acima em ação seria uma cena para filmes. Veja os 10 carros de luxo que viraram viaturas no mundo.

BMW i8 – Polícia da República Checa

Este híbrido foi emprestado para a polícia da República Tcheca, que o utilizou por seis meses em 2018. O BMW i8 recebeu as cores da corporação e um giroflex no teto, funcional e com sirene. Equipado com um motor 1.5 tricilíndrico de 231 cv e um elétrico de 131 cv, ele tem uma potência combinada de 362 cv. É capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 4,4 segundos e tem velocidade máxima limitada em 250 km/h, só que bebe muito pouco, com um rendimento de 47,6 km/l. Com certeza os policiais que dirigiram este carro se sentiram como o Tom Cruise no Missão Impossível – Protocolo Fantasma.

Ferrari 458 Spider – Polícia da Itália

A história deste carro é bem curiosa. Não foi um empréstimo da Ferrari ou uma compra feita pelo governo. Na verdade, esta 458 Spider foi apreendida pela polícia, pois pertencia à máfia italiana. Ao invés de leiloar o esportivo (que é o procedimento normal), o governo achou melhor deixar o carro com a polícia de Milão, como uma prova de que o crime não compensa. Recebeu uma pintura, giroflex e um rádio comunicador. Ele só participa de eventos educacionais com crianças e, daqui a um tempo, será leiloado. O dinheiro será usado para ajudar as vítimas de crimes cometidos pela máfia.

Mesmo que não vá correr, a 458 Spider é bem rápida. Utiliza um motor 4.5 V8 de 570 cv, combinado a um câmbio automatizado de dupla embreagem e 7 marchas. Acelera de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos, mas tem a velocidade máxima reduzida para “somente” 320 km/h, por conta do peso adicional do sistema que abre e fecha o teto.

Honda Civic Type R – Polícia da Austrália

O estado australiano de Nova Gales do Sul criou uma iniciativa chamada Eye Watch, pedindo que os cidadãos interajam mais com a polícia, relatando crimes ou situações suspeitas. E alguém do governo acreditou que era uma boa ideia fazer propaganda com um Honda Civic Type R com o logo da iniciativa. Virou um show car que tem o objetivo de apenas rodar pelas comunidades, sem que faça qualquer outro trabalho.

Jeep Compass – Guarda Civil da Espanha

Os espanhóis seguiram outro caminho. Ao invés de pegar um superesportivo que seria usado só para ações promocionais, criaram uma frota de verdade com o Jeep Compass. O SUV norte-americano é vendido por lá com o motor 1.4 turbo de 170 cv e câmbio automático de 9 marchas. A ideia é que eles podem ir atrás dos meliantes em qualquer lugar, já que o utilitário tem sistema de tração integral Active Drive e controle dinâmico de condução.

Jeep Wrangler – Polícia da Itália

Em algumas regiões, é melhor ter um carro robusto do que rápido. Os carabinieri da região de Emília-Romanha, entre as cidades de Cattolica e Bellaria, aditaram um Jeep Wrangler como viatura para patrulhar a costa italiana. Este Wrangler tem um kit de preparação Mopar One, com suspensão elevada, proteções adicionais e outros componentes específicos. Para fechar, ganhou luzes, sirenes e um rádio portátil.

Lamborghini Huracán – Polícia da Itália

Bolonha é a cidade da Lamborghini, então é natural que a empresa tenha um lanço bem estreito com o governo local. A última parceria deu origem a um Huracán, usado de verdade pela “la polizia” em missões especiais, como transporte de órgãos para transplantes ou suporte em situações de emergência, quando a velocidade para chegar ao local da ocorrência é fundamental.

E velocidade é o que não falta para o Huracán. Seu motor 5.2 V10 de 610 cv permite que acelere de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos e tem velocidade máxima de 341 km/h. Vamos torcer para que não tenha o mesmo destino que o seu antecessor, o Gallardo – as duas unidades usadas pela Polizia Stradale foram destruídas durante patrulhas.

Land Rover Discovery – Guarda Civil da Espanha

Estamos notando uma tendência aqui, com os espanhóis dando preferência para SUV grandes e com capacidade 4x4 ao invés de esportivos. Além da frota de Jeep Compass, a corporação espanhola ainda comprou 85 unidades do Land Rover Discovery, na versão equipada com o motor 2.0 turbodiesel de 240 cv. Nossos colegas do Motor1.com Espanha dizem que foi algo bem curioso, já que o governo está em guerra contra o diesel, mas escolheu justamente a versão com este tipo de combustível.

Mercedes-AMG E43 4Matic – Polícia da Austrália

Feito para patrulhar as estradas nos arredores de Melbourne, este Mercedes-AMG E43 4Matic conta com um motor 3.0 V6 biturbo de 401 cv, associado a uma transmissão automática de 9 marchas e conversor de torque. A polícia do estado de Victoria tem um longo relacionamento com veículos de alta performance, tanto que o E43 está substituindo o Mercedes-AMG GLE63 Coupe. A tendência é que ele também aposente alguns modelos que antes eram feitos na Austrália, como o Ford Falcon XR6 Turbo e o Holden Commodore SS. É usado em perseguições de verdade e os bandidos tem pouca chance de fugir, já que o E 43 4Matic acelera de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos.

Nissan GT-R – Polícia dos Estados Unidos

Apelidado de “Copzilla”, este GT-R é apenas um show car, infelizmente. Criado como a viatura da fictícia Skyline Metro Police Department, em Nova York, o Nissan Pursuit #23 é uma versão alterada do esportivo, recebendo rodas de 22”, aerofólio, luzes de emergência e estribos. A mecânica não mudou, mantendo o motor 3.5 V6 de 572 cv. Foi feito para uma exibição no Salão de Nova York.

Porsche Cayman GT4 – Polícia do Reino Unido

A polícia de Norfolk recebeu um presente bem especial. A Lind Trust, uma ONG que trabalha com o desenvolvimento dos jovens, doou um Porsche Cayman GT4 para que fosse usado em eventos e encontros de carros na região. O intuito é usar o esportivo para chamar a atenção dos jovens e então falar sobre segurança no trânsito, um problema muito comum na região.

Se fosse usado em perseguições, teria capacidade de sobra. É a versão mais potente do Cayman, com motor 3.8 boxer de 385 cv e câmbio manual de 6 marchas, feito para passar a maior parte do tempo nas pistas de corrida. Acelera de 0 a 100 km/h em 4,4 segundos e alcança os 295 km/h.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com