As 10 picapes mais legais já feitas pela Volkswagen

Desde a clássica Kombi Picape até a nova Atlas Tanoak, essas são as 10 picapes mais legais que a marca alemã já fez

Volkswagen Saveiro Rocket Concept 2010 Volkswagen Saveiro Rocket Concept 2010

A estreia do conceito Volkswagen Atlas Tanoak no Salão de Nova York (EUA) foi uma bela surpresa. Não apenas é bonita e robusta, ela também abre um leque de possibilidades de variações para o SUV Atlas, já que usa a mesma plataforma.

Só que é apenas mais um conceito de picape dentro da linha da Volkswagen. A história já vem de longa data. A marca alemã está construindo picapes, seja em conceitos ou modelos de produção, desde o início da década de 1950. Só que foram precisos quase 60 anos até chegar a uma picape “convencional”, feita sobre chassi, quando lançaram a Amarok. Nesse tempo todo, teve muita coisa interessante. Com isso em mente, vamos olhar para algumas das picapes mais loucas e incríveis que a Volkswagen já fez.

 

Volkswagen Kombi Picape 1950

A primeira geração da icônica Volkswagen Kombi começou a ser vendida no Brasil em 1950, importada da Alemanha. Dois anos depois, recebeu duas variantes. Uma era o modelo de passageiros com 15 janelas e a outra foi a picape. Em 1967, esta variante passou a ser feita no Brasil, agora utilizando o novo motor 1.5 de 44 cv. Ganhou uma versão de cabine dupla em 1981, agora com o motor 1.6 refrigerado a ar. Ela seguiu na linha da Kombi até 2000, quando deixou de ser produzida.

Volkswagen Karmann Cheetah Concept 1971

A Volkswagen Karmann Cheetah Concept estava muito mais para um cupê esportivo com uma caçamba do que para uma picape. Inspirada no El Camino, a Karmann Cheetah estreou no Salão de Genebra (Suíça) de 1971. Foi o resultado de uma colaboração entre a VW e a Wilhelm Karmann GmbH, produtora alemã de carrocerias, e como era baseado no Fusca, utilizava o motor 1.5 de 50 cv. Infelizmente, nunca foi produzida.

Volkswagen Caddy / Rabbit Pickup 1979

Embora a Caddy atual seja uma van de transporte, a sua primeira geração era uma picape. Baseada no Golf, a Caddy, conhecida internacionalmente como Rabbit Pickup, tornou-se um ícone. Começou a ser vendida nos EUA em 1979, com motor 1.5 diesel e 1.7 a gasolina, chegando à Europa em 1982, em duas versões: LX e Sportruck. E, acredite se quiser, foi produzida até 2007, sobrevivendo na África do Sul.

Volkswagen Vario II 1991

Assim como a Karmann Cheetah, a Vario II era menos picape e mais esportivo modular com amplo espaço na traseira. Apresentada no Salão de Frankfurt (Alemanha), este conceito com design estranho foi uma proposta de Alexandre Guye, do Art Center College na Suíça, antes de ser transformado em um modelo de tamanho real por Herbert Schafer, chefe de design da VW.

Volkswagen Advanced Activity Concept (AAC) 2000

A virada do milênio marcou a apresentação da AAC – ou Advanced Activity Concept. Era baseada na então inédita primeira geração do Touareg (que ainda não havia sido lançado), e utiliza um motor V10 turbodiesel produzido 313 cv e 76,4 kgfm de torque. Toda esta potência era transmitida pelo câmbio automático de 6 marchas para as quatro rodas e ainda contava com suspensão a ar.

Volkswagen Pickup Concept 2008

Com o nome nada original de VW Pickup Concept, este protótipo foi revelado em 2008 e era essencialmente a Amarok. Quase todos os elementos de design foram para a versão de produção, que seria lançada menos de dois anos depois. Ainda assim, tinha alguns detalhes únicos, como pneus off-road maiores e barras anti-rolamento na traseira, assim como iluminação no teto para uso em operações de resgate – por isso fizeram as fotos na praia.

Volkswagen Saveiro Rocket Concept 2010

A pequena Saveiro surgiu no início de 1980, para brigar com a Fiat Fiorino e a Ford Pampa. Baseada no Gol, utilizava a mesma plataforma e o motor 1.6 boxer refrigerado a ar. A marca alemã chegou a brincar com a Saveiro, criando o conceito Saveiro Rocket, apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo de 2010. É uma pena que não tenha sido produzida, pois tinha um design interessante de cupê e ainda era equipado com o motor 1.4 TSI que, anos depois, iria equipar o Golf.

Volkswagen Amarok Canyon Concept 2012

Baseada na versão de produção da Amarok, o conceito Canyon de 2012 antecipava uma variante ainda mais extrema da picape. Revelada no Salão de Genebra (Suíça), tinha pintura preta metálica, grades rodas e pneus, faróis de neblina montados no teto e barras anti-rolamento, era a versão que os fãs da Amarok sempre quiseram, pronta para andar na lama. Porém, nunca foi produzida.

Volkswagen Tristar TDI Concept 2014

Feita com base na plataforma da van T6 Transporter, esta pequena picape foi introduzida em 2014 – dois anos antes da T6 – e vinha com um motor 2.0 turbodiesel de 203 cv e 45,8 kgfm. Embora tenha antecipado a T6 Transporter, não foi lançada junto na Europa. Anos depois, até ganhou uma variante em mercados emergentes, menos refinada e com motorização diferente.

Volkswagen Atlas Tanoak Concept 2018

Claro, a lista não estaria completa sem a inclusão da nova Atlas Tanoak. Apresentada no Salão de Nova York deste ano, a picape baseada no SUV Atlas apareceu ainda em uma versão conceitual, com pneus largos, saias laterais, lanterna retangular por toda a tampa da caçamba e iluminação em LED por toda a grade. Antes a VW dizia que não seria produzida, agora já mudou o papo e estuda sua fabricação.

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