Conceitos esquecidos: Ford EcoSport Storm era mais radical que o carro de produção

A ideia da Ford de um crossover baseado na picape Raptor era boa. Pena que foi "suavizada" para chegar às lojas

Ford EcoSport Storm Concept 2014 Ford EcoSport Storm Concept 2014

Nome: Ford EcoSport Storm

Estreia: Salão do Automóvel de São Paulo 2014

Especificações: Motor 2.0 de 147 cv e 19,7 kgfm, tração nas quatro rodas, câmbio manual de 6 marchas

Porque lembramos dele: Era bem mais radical que a versão de produção, que acabou sendo lançada quatro anos depois como única variante 4x4 do EcoSport reestilizado. 

De certa forma, o Ford EcoSport Storm é um conceito esquecido. Sim, a marca acabou transformando-o em versão de produção, usando este nome para a variante 4x4 do SUV reestilizado. Porém, não é a mesma coisa que o protótipo de 2014, deixando de lado muitos elementos que o deixavam mais robusto e preparado para o off-road.

Quando foi apresentado, no Salão de São Paulo de 2014, o EcoSport Storm tentava ser uma versão crossover da picape americana F-150 Raptor. Adotava a mesma grade mais parruda e com o nome da empresa bem grande, além de uma faixa cinza na capa do estepe na traseira, também com o nome da Ford. Os para-choques foram redesenhados para acompanhar o visual, incluindo peito de aço na dianteira. O capô tem pintura cinza, assim como os alargadores de plástico nas caixas de rodas, que combinam com a grade, retrovisores e maçanetas.

Além do estilo mais robusto, o conceito mostrava estar mais preparado para andar na terra com altura solo (bem) ampliada e adoção de pneus lameiros de medidas 215/75 em rodas aro 15" - item que ficou faltando para a versão de produção, que não recebeu nem mesmo um calçado de uso misto.

Na época, o EcoSport ainda usava os motores 1.6 e 2.0. O conceito era baseado na versão AWD, que usava o 2.0 de 147 cv e 19,7 kgfm, com câmbio manual de 6 marchas e sistema de tração integral com opção de bloqueio (50% para cada eixo). A diferença é que, com o facelift, o EcoSport passou a utilizar o 2.0 de 176 cv e 22,5 kgfm, vindo diretamente do Focus, mas somente com câmbio automático.

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Vamos torcer para que a Ford não esqueça de novo do conceito do EcoSport Storm e, na próxima geração, aposte em uma versão mais radical. Quem sabe, com o possível lançamento da Ranger Raptor no Mercosul, a marca não aproveite para que o Storm atinja um segmento mais específico dos SUVs com capacidade off-road de verdade.

Fotos: divulgação e arquivo Motor1.com

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