Carga pesada: quando carros puxam coisas extraordinárias

Tem avião, trem e até ônibus espacial sendo carregado para exaltar força de SUVs e picapes

Volkswagen Amarok V6 puxa Boeing 747 Volkswagen Amarok V6 puxa Boeing 747

Qual a coisa mais pesada que um carro pode puxar? Você provavelmente já pensou nisso algumas vezes, ou discutiu isso com seus amigos. Com a gente não foi diferente, e então elaboramos essa lista com 10 carros que puxaram várias coisas bem pesadas, desde trens e aviões até um ônibus espacial! O peso, muitas vezes, passou das 100 toneladas e isso não foi um problema para nossos protagonistas. Confira quem são os "fortões" na galeria acima.

Leia também:

 

Land Rover Discovery leva Carreta com de 110 toneladas

A Land Rover tentou algo diferente, colocando o novo Discovery em uma missão mais perigosa: puxar um Carreta, ao estilo semelhante a de um Treminhão, de 100 metros de comprimento e 110 toneladas pelas desafiadoras estradas da Austrália. O modelo em questão, um Discovery TDV6 de 258 cv, tração integral e transmissão automática, conseguiu puxar a carreta por mais de 16 quilômetros.

Porsche Cayenne puxa Airbus A380

Recentemente, um Porsche Cayenne entrou para o Guinness Book, o Livro dos Recordes. Como? Puxando um Airbus A380 por mais de 42 metros. O avião de 285 toneladas foi guinchado por um Cayenne S Diesel de 381 cv, e depois por um Cayenne Turbo S a gasolina de 570 cv.

Volkswagen Touareg puxa Boeing 747

Em 2006, a Volkswagen mostrou a força do Touareg V10 TDI ao pedir para o piloto de teste Uwe Krieghoff puxar um Boeing 747 de 150 toneladas com o SUV. Pouco tempos depois, o feito foi repetido por Tom Ford, apresentador do finado programa de TV britânico Fifth Gear, utilizando o mesmo modelo.

Land Rover Discovery Sport puxa trem de 100 toneladas

Outro feito de força da Land Rover foi o Discovery Sport servindo como locomotiva para um trem de 100 toneladas. Andou por uma reta de 10 quilômetros sobre trilhos, atravessando uma ponte no norte da Suíça. Neste caso, precisou de uma alteração, recebendo um conjunto de pequenas rodas de metal para andar nos trilhos. A versão utilizada contava com o motor 2.0 Ingenium diesel de 180 cv.

Land Rover Range Rover puxa trailer Airstream por mais de 5.915 km

O desafio aqui não foi o peso, mas sim a distância percorrida pelo carro. A Land Rover colocou um Range Rover 2013 para fazer uma viagem de Marrocos até o Reino Unido em 11 dias, percorrendo 5.915 km enquanto puxava um trailer Airstream de 2.400 kg.

GMC Sierra 2500 reboca trailer a quase 230 km/h

Novamente, o impressionante aqui não foi o peso do reboque nem a distância. Uma equipe pegou uma picape GMC Sierra e alterou o motor diesel para passar dos 1.300 cv. Daí, quiseram mostrar a força do modelo fazendo um teste puxando um trailer e acelerando até cerca de 228 km/h, batendo o recorde mundial de velocidade para um veículo com reboque.

Nissan Patrol puxa avião de carga Ilyushin II-76

O Nissan Patrol, também conhecido como Infiniti QX56 e Nissan Armada em alguns mercados, foi usado para rebocar um avião russo de carga com 50 metros de comprimento e 170,9 toneladas de peso.

Toyota Tundra reboca ônibus especial

Em 2012, o ônibus espacial Endeavor fez sua última jornada por terra, percorrendo os 19 quilômetros entre o aeroporto de Los Angeles até o California Science Center, seu ponto de descanso final. A maior parte do caminho foi feita com um caminhão puxando suas 68 toneladas. Os últimos 400 metros, porém, ficaram por conta de uma picape Toyota Tundra, equipada com motor 5.7 V8.

Volkswagen Amarok V6 puxa Boeing 747

A Volkswagen queria fazer barulho com o lançamento da Amarok com motor V6 na América do Sul. E tem jeito melhor do que mostrar a capacidade da picape do que colocá-la para rebocar um Boeing 747 de 180 toneladas? A VW levou a Amarok até um aeroporto na Ciudad del Leste, no Paraguai, e puxou o avião, gravando um vídeo do feito.

Tesla Model X puxa Boeing 787-9 Dreamliner

O feito mais recente da lista foi um Tesla Model X P100D sendo utilizado para rebocar um Boeing 787-9 Dreamliner da empresa australiana Qantas. O avião pesa 130 toneladas e a ação foi feita para que o Model X entrasse no Guinness como dono do recorde de veículo elétrico com a maior capacidade de reboque do mundo. O modelo usa dois motores elétricos, com potência total combinada de 500 cv.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com