A Ford precisava de um substituto para o Escort. Após anos de bons serviços, era hora de um novo modelo global entrar em produção para abastecer diversos mercados ao redor do mundo. Isso aconteceu em julho de 1998, quando a empresa americana apresentou a primeira geração do Focus na Europa.
O nome veio de um conceito apresentado pelo estúdio Ghia no Salão de Genebra de 1991. O produto final carregava elementos da linguagem New Edge, que apareceu pela primeira vez no Ka, em 1996. Além de se diferenciar nas ruas com seu visual mais arrojado que os concorrentes diretos, trouxe também um sistema de suspensão traseira multilink que era inédito na categoria. Chegou aos Estados Unidos em 1999, com diferenças apenas para se enquadrar nas leis locais.
No interior, também chamou a atenção pelo desenho, com a mesma comunicação de estilo encontrada no exterior, a New Edge. Fazia um jogo de formas geométricas tanto na parte central (onde ficavam o sistema de som e a ventilação) quanto na parte do cluster, além de trazer um belo volante de quatro raios.
O Focus desembarcou no Brasil apenas no ano 2000. Produzido na Argentina, tinha carroceria hatch de quatro portas e sedã, em duas versões (básica e Ghia), com motores 1.8 Zetec de 115 cv no hatch básico e o 2.0 Zetec de 130 cv nas demais versões, sempre com câmbio manual de 5 marchas. Em 2002, o hatch recebia o 2.0 em todas as versões e, em 2003, era lançada a série Focus XR, com produção limitada de 360 carros. Tinha rodas aro 16", teto-solar, suspensão rebaixada e detalhes visuais esportivos, como a grade dianteira do tipo colmeia.
Em 2002, o Focus recebeu a primeira reestilização, com as luzes de direção integradas aos faróis e novos para-choques. Em 2004, esta mudança chegava ao Brasil, assim como os novos motores. O 1.8 Zetec foi substituído pelo 1.6 Rocam de 103 cv (melhor torque em baixa), enquanto as versões se tornavam GL, GLX e Ghia, sendo esta última apenas 2.0 e a primeira, apenas 1.6. Em 2005, o Focus 2.0 passava a vir com o motor Duratec, que rendia 147 cv com câmbio manual e 140 cv no câmbio automático (4 marchas).
Em 2007 o 1.6 ganhava injeção flex, mas foi apenas uma mudança para encerrar a carreira do primeiro Focus. Em 2008, recebíamos a segunda geração já reestilizada, em sintonia com a Europa.
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford reafirma fim de linha do Focus em 2025 e diz que focará em elétricos
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Focus sairá de linha em 2025 e Ford não sabe o que fazer com a fábrica
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Oficial: Ford Focus sairá de linha em 2025 sem direito a sucessor
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Longe do Brasil, Ford Focus aposta no etanol contra eletrificação