A Fiat é especialista em séries especiais, principalmente as que marcam alguma data especial para seus modelos. Neste caso, a Strada Edizione 25 celebra não apenas a chegada do motor 1.0 turbo, mas também os 25 anos de nascimento da picape compacta que, em sua segunda geração, vive um momento bem especial não só pela liderança do mercado em geral, mas por ter conquistado um público novo.
Talvez você não ache mais a Strada 25 Edizione na concessionária, mas há algumas nos sites de classificados e ainda aparece no site da Fiat como uma opção. Foram feitas 1.025 unidades numeradas por, no lançamento, R$ 135.990, com algumas diferenças visuais que a tornam exclusiva quando comparada a Strada Ultra T200, de quem deriva.
Por fora, a Strada Edizione 25 sempre estará vestida em Cinza Strato com teto preto, acompanhados dos adesivos da versão na lateral traseira, capas dos retrovisores em preto brilhante e as rodas de 16" com pintura escurecida. No restante, é como uma Strada Ultra, inclusive o desenho das rodas e os detalhes em vermelho na grade dianteira, que é a principal diferenciação da Strada com o motor 1.0 turbo. Os faróis, assim como os faróis de neblina, são em LEDs.
Por dentro, bancos em couro da Fiat Strada Ultra, com bordados vermelhos, e uma plaqueta numerada abaixo da central multimídia de 7" com espelhamentos sem fios. Entre os principais equipamentos, ar-condicionado automático, 4 airbags, controles de tração e estabilidade e carregador por indução de smartphones. Na versão, a picape recebe pedaleiras em alumínio Mopar e uma caixa organizadora na caçamba.
Como todas as versões topo da Strada, a edição especial usa o conjunto T200, com o motor 1.0 turbo de 125/130 cv e 20,4 kgfm e câmbio automático CVT com simulação de 7 marchas. Era uma combinação bastante esperada para a picape compacta, que já tinha ganho bastante mercado com o 1.3 aspirado e câmbio CVT.
Como a Strada tem cerca de 1.200 kg, essa relação peso/potência é interessante. A picape anda bem e, em nossos testes, chegou aos 100 km/h em 9,4 segundos (com gasolina) e, no dia a dia, a disponibilidade de torque em baixas rotações faz ela ganhar velocidade e retomar com bastante facilidade. O câmbio CVT tem a programação que coloca o motor nessas faixas e se, por exemplo, precisar de ainda mais força, sobe a rotação.
Por ser uma picape, tem a vantagem da suspensão de curso longo para enfrentar valetas e buracos. Isso agrada bastante e, como essa geração tem algumas inspirações nos SUVs, existe uma boa dose de conforto, apesar da traseira ainda pular um pouco pela arquitetura de feixe de molas, já que ela ainda precisa carregar 650 kg na caçamba de 844 litros. É um conjunto interessante, mas não por completo.
O espaço interno da Strada é limitado, mesmo após se tornar uma cabina dupla de fato. Ainda temos uma base compacta, que limita principalmente o espaço para pernas no banco traseiro e, no geral, a largura é bem limitada. É perceptível que ela foi recebendo equipamentos, mas não há tantos porta-objetos, por exemplo, e um console central que atrapalha um pouco o espaço das pernas do motorista. Leva quatro passageiros com certo conforto, mas menos que em um SUV.
Como disse acima, talvez você não consiga achar uma Strada Edizione 25 tão fácil. Como referência, hoje a Strada Ultra, em quem se baseia, custa R$ 137.990, um valor relativamente alto para um carro sem assistentes de condução (nem mesmo um piloto automático normal), sem acendimento automático de faróis ou chave presencial.
A Strada conquistou um público que não teria uma picape se não fosse esse toque de SUV nesta geração. Aos 25 anos, a Strada se vê em um bom momento de mercado e evoluindo. Cobra um valor relativamente alto nesta versão mais completa, não tão completa, mas a casa italiana tem uma fama pela negociação de valores nas lojas. Só não espere a mesma coisa na edição limitada.
Fiat Strada T200
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