No Brasil, o máximo que um entusiasta da Volkswagen pode ter é o Jetta GLI. Com a decisão da marca alemã de encerrar a linha Golf por aqui, não tivemos nem ao menos a chance de conhecer a 8ª geração. Para mostrar o que poderíamos ter, e quem sabe isso volte a ser realidade no futuro, trazemos a avaliação dos nossos colegas do Motor1.com França do exclusivo Golf GTI Clubsport 45, série especial limitada que eleva o poder de fogo do hot hatch. Será que estamos perdendo muito?
Nem todos os Golf são iguais. Quantos modelos já encontramos na estrada e, para dizer a verdade, o Golf padrão é até sem graça e precisa de estilo. Esse não é o caso do Golf GTI Clubsport 45, que chama a atenção de muita gente. O Golf R pode estar no topo da gama, mas ainda parece menos agressivo do que o GTI Clubsport 45. Todos eles são Golf, mas há um que tem algo a mais e que tem um sabor especial.
Que visual! Nosso carro de teste claramente não quer andar por aí sem ser notado; na verdade, é exatamente o oposto - ele chama a atenção! Com sua cor Cinza Lunar, suas rodas especiais de 19 polegadas, sua frente carrancuda e sua traseira elegante, o Golf GTI Clubsport 45 é o tipo de carro esportivo que tem o que é preciso sem ser muito ostensivo. Para ser sincero, ele tem uma aparência muito melhor do que o Golf 8 R.
Ele é reconhecível por sua dianteira que apresenta a característica faixa vermelha e uma faixa de LED entre as luzes. Também pode ser identificado por seu para-choque, que é fechado na extremidade esquerda e não possui faróis de neblina. Em seu perfil, apresenta uma faixa preta com a palavra "45" e o logotipo do GTI.
Há também saias laterais pretas que ecoam os frisos inferiores e o teto preto. Na traseira, há um spoiler aberto, um extrator de ar e duas saídas de escape. Como você pode ver, esse é claramente o Golf 8 mais bonito em nossa opinião, e é praticamente impecável, embora tivéssemos gostado que ele estivesse um ainda mais próximo do chão.
No interior, o ambiente é esportivo, mas não muito exagerado. O Golf GTI Clubsport 45 tem bancos esportivos. Em nenhum momento, durante nosso test drive, reclamamos do desconforto desses bancos. Muito pelo contrário, na verdade, os bancos do Golf R são até mais macios do que o esperado. O logotipo 45 no volante é um lembrete de que essa é uma edição de aniversário... e isso é tudo. Ah, sim, o volante tem inserções e costuras vermelhas. O painel de instrumentos exibe o logotipo do GTI e a tela central incorpora funções como modos de condução para mudar o humor do carro.
Quanto ao resto, esse GTI Clubsport 45 continua sendo um Golf com suas qualidades e defeitos. O ponto negativo é, sem dúvida, seu sistema de infoentretenimento, que às vezes pode ser temperamental, especialmente durante os primeiros minutos após o carro ser ligado. Ele não funciona sem problemas e até notamos alguns bugs, como a inexplicável tela preta que estraga a experiência. Tivemos que parar e reiniciar o carro para que o software voltasse a funcionar. A Volkswagen deveria estar procurando soluções rápidas. Vale ressaltar que essas falhas dizem respeito apenas à tela central, pois o painel de instrumentos é impecável e agradável de usar.
Outro ponto a lamentar são as borboletas do volante. As do Volkswagen Golf 8 R eram perfeitas: por que não integrá-las ao Golf GTI Clubsport 45? Elas são pequenas e o toque não é dos mais agradáveis. Além disso, se você estiver acostumado a usar os paddles grandes, levará algum tempo para se acostumar a usar apenas os dedos indicador e anelar (uma leve pressão não tem efeito).
Com a chave no bolso e o pé no freio, você pressiona o botão Start e o motor de quatro cilindros ganha vida. Dizem que os primeiros minutos de direção são os mais decisivos, e isso é verdade. Poucos metros depois de dar a partida, você percebe que esse GTI Clubsport 45 é diferente do R. Em primeiro lugar, seu chassi é mais firme do que o do Golf 8 R. Isso é particularmente verdadeiro quando você ativa os modos Sport e Special.
Não é tão duro quanto o do Renault Mégane R.S Trophy, seu grande rival, mas vale a pena observar isso. Ele também é mais silencioso, por dentro e por fora, graças ao sistema de escapamento Akrapovic. Ele é menos abafado, mais livre para cantar em altos decibéis - nós adoramos. No modo Special, o som é tão intenso que o interior do carro começa a vibrar, o que não nos incomoda, pois é possível deixar o carro completamente silencioso nos modos Eco e Comfort (sem esquecer o modo Individual).
Depois de sair dos engarrafamentos de Paris, fomos para a autoestrada. Com o modo Sport ativado, o carro fica animado e espera que você pise no acelerador. O velocímetro rola rápido demais e, ao contrário do Golf R, a sensação de velocidade está presente. Nossa intuição nos diz que esse Golf GTI Clubsport 45 é muito mais veloz, e não estamos enganados, como veremos um pouco mais tarde em algumas estradas sinuosas excelentes.
Antes de começarmos a trabalhar, dirigimos o carro por centenas de quilômetros na autoestrada no modo Eco/Comfort. Podemos dizer que a sensação é a mesma de qualquer outro carro compacto, sendo que a única reclamação é o sistema de assistência ao motorista, agrupado sob o nome de Travel Assist. Ele alivia a tensão do motorista com o controle de cruzeiro adaptativo e a manutenção da faixa de rodagem, mas, em várias ocasiões, mostrou-se cauteloso demais, diminuindo excessivamente a velocidade e, muitas vezes, pedindo que retomássemos o controle do carro.
Em uma ocasião, ele até viu um carro fantasma e ordenou que acionássemos os freios de emergência antes que o sistema automático de frenagem de emergência fosse ativado. Você pode imaginar nosso estado de pânico a 130 km/h (velocidade permitida na França). Mas nós o perdoamos, porque o resto apagou completamente esses inconvenientes.
Solo seco, estradas desertas, finalmente podemos aproveitar ao máximo. Nosso palpite estava certo: esse Golf GTI Clubsport é uma máquina furiosa. Tudo o que ele quer fazer é acelerar, sempre e sempre. Com um tempo de 0 a 100 km/h de 5,6 segundos, esse GTI não é de se arrastar. A aceleração é vigorosa e o som é inebriante.
É verdade que ele é um pouco mais lento do que o Golf 8 R (0-100 km/h em 4,7 segundos), mas você não sente isso ao volante - na verdade, muito pelo contrário, você tem a impressão de que está indo mais rápido porque ele é tão brutal. Os 300 cv estão lá, de fato, e o eixo dianteiro tem até mesmo um pouco de dificuldade para colocá-los no chão. Ele está sempre em tração, procurando aderência para catapultá-lo.
Sua aderência à estrada é tranquilizadora, no mesmo nível dos melhores carros esportivos do segmento. Também gostamos dos freios, que são tão potentes e duráveis quanto os do Golf R Mk8. Essa versão esportiva é uma delícia de dirigir. Vamos lhe contar um segredo: nos divertimos mais com o Golf GTi Clubsport 45 do que com o Golf R. Infelizmente, todos os carros de edição especial foram vendidos, então você terá que se contentar com o Golf GTI Clubsport, que também oferece 300 cv.
O Volkswagen Golf GTI Clubsport não é barato, nem mesmo na França. Por lá, o preço inicial é de 53.085 euros (valor que em conversão direta é R$ 286 mil). Se custa isso lá, imagina quanto custaria aqui no Brasil. Mesmo com este preço de etiqueta, alguns itens ainda são opcionais, como teto solar elétrico, pintura Lunar Grey (345 euros), sistema de áudio Harman Kardon (730 euros), head-up display (750 euros) entre outros.
Pontos positivos | Pontos negativos |
Excelente aparência | Erros no sistema de infoentretenimento |
Interior elegante | Lotes esgotados |
Emoções garantidas ao volante |
VW Golf GTI Clubsport 45
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