A Mitsubishi foi a marca mais recente a entrar na Aliança Renault-Nissan. Com isso, a próxima geração da L200 já terá o desenvolvimento compartilhado com a nova Nissan Frontier, devendo chegar em 2024 globalmente. Por enquanto, as duas se encaram no Brasil como modelos totalmente separados, ainda que busquem os mesmos clientes da Toyota Hilux em suas respectivas versões topo de linha.
Só que o fazem de maneiras bem diferentes. Seja em experiência ou em uso, Nissan Frontier Platinum (R$ 324.990) e Mitsubishi L200 Triton Sport HPE-S (R$ 326.990) seguem caminhos opostos. Considerando suas versões mais luxuosas de ambas as rivais, para qual lado vai - e para quem é - cada uma delas?
Indo direto para a caçamba, as duas são muito similares. A capacidade de carga na Mitsubishi é de exatamente uma tonelada, enquanto na Nissan é de 1.050 kg. A Nissan não oferece uma capota marítima de série para a Frontier Platinum, mas conta com um divisor de carga. A L200 Triton Sport também não oferece a capota (a das fotos é um acessório), mas o revestimento da caçamba é feito em X-Liner, enquanto a Nissan usa um tradicional. Ambas tem a tampa amortecida na abertura.
A Frontier tem ligeiras vantagens em largura e entre-eixos, mas, na prática, a cabine de ambas oferece um espaço muito similar para os passageiros. E isso nos leva aos bancos, que são bons na Nissan, mas a L200 parece ter assentos maiores e que te seguram melhor e te abraçam com maior conforto. Como a Mitsubishi tem tradição em off-road, sabe que o banco também serve pra te segurar no lugar enquanto o carro atravessa os obstáculos.
Vantagem: Empate
Frontier e L200 Triton Sport perdem qualquer menção de similaridade principalmente em dois campos: cabine e comportamento. No primeiro, fica nítido que a Nissan apostou mais em tecnologia do que em materiais. A Frontier é mais completa e a câmera 360 graus é de grande ajuda na hora de manobrar. Só que, enquanto as duas abusam de plásticos rígidos na cabine, os da Nissan são mais simples, ao ponto de lembrarem um Kicks nas saídas de ar-condicionado e em alguns dos comandos.
A Mitsubishi se deu mais ao trabalho de pensar nos ocupantes. Um exemplo disso é que a porção inferior do console, próxima à alavanca de câmbio, é de material macio. É um alívio para quem é mais alto e costuma ficar com a perna roçando na peça enquanto dirige. Na Frontier, esse acabamento é com o mesmo plástico dos painéis de porta, ou seja, duros e ásperos.
Vantagem: Mitsubishi L200 Triton Sport HPE-S
A lista de itens de série para Nissan Frontier Platinum e Mitsubishi L200 Triton Sport HPE-S é similar até certo ponto. Ambas trazem trio elétrico, retrovisores externos com rebatimento, chave presencial com partida por botão, faróis de LED, acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, bancos de couro com ajuste elétrico para o motorista e volante de couro com ajustes de profundidade e altura.
É visível a diferença de filosofia entre as duas nos itens de conforto e conveniência. Por exemplo, a Nissan optou por equipar a Frontier mais completa com teto-solar de abertura elétrica. Para o teto da L200 Triton HPE-S, a Mitsubishi usa um sistema de ar-condicionado dedicado para o banco traseiro.
O mesmo ocorre com as multimídias, ambas trazem Android Auto e Apple Car Play, mas a Nissan tem um sistema próprio, enquanto a Mitsubishi vem série com um sistema da JBL. Ambas possuem mostradores analógicos para o painel de instrumentos com uma tela digital para o computador de bordo. Na Frontier, esta tela é maior e pega todo o espaço entre os relógios. Na L200, há uma pequena tela de concepção mais antiga.
Vantagem: Nissan Frontier Platinum
Em segurança, a Frontier tem a vantagem. Apesar de ter 6 airbags, um a menos que a L200 que tem airbag de joelho para o motorista, ela já conta com frenagem autônoma de emergência e câmeras com visão de 360 graus. Na Triton Sport, há apenas câmera de ré e alerta de colisão frontal. Ambas ainda contam com controles eletrônicos de estabilidade e tração, sistema de alerta de mudança involuntária de faixa e monitor de ponto cego.
Vantagem: Nissan Frontier Platinum
Nessa categoria, não há muito o que inventar na mecânica. Se não tiver chassi por longarina, motor diesel e tração nas 4 rodas com reduzida, suas chances de sobreviver são baixas. A Frontier tem um 2.3 biturbo diesel com 190 cv e 45,9 kgfm. É a mesma potência, porém mais torque que o oferecido pela L200 com seu 2.4 diesel de turbo único, que tem 43,9 kgfm. Na Nissan, o câmbio automático tem 7 marchas, contra 6 velocidades da Mitsubishi.
Mas é aí que a L200 Triton Sport mostra o que priorizou. A Frontier Platinum tem tração 4x2, 4x4 ou 4x4 com reduzida, mas é só. A Mitsubishi oferece um sistema com 4x2, 4x4 com diferencial central aberto, 4x4 com diferencial central bloqueado (envia a mesma força para ambos os eixos sempre) e 4x4 com reduzida. Neste caso, o diferencial central também é bloqueado, mas ainda há um extra: a L200 tem bloqueio do diferencial traseiro, que desliga automaticamente os controles de tração e estabilidade. A rival não tem opção de bloqueio na versão Platinum, apenas na Pro-4x.
A suspensão mais moderna da Nissan evita que a caçamba fique quicando nos buracos das vias, comportamento que é bem perceptível na rival. Só que assim que você colocar a primeira roda na terra, vai ver porque a Mitsubishi é a queridinha dos amantes do off-road. Além de um sistema 4x4 mais versátil e capaz, a simples confiança que a L200 Triton Sport inspira no motorista impressiona.
Como vocês podem ver em nossos testes instrumentos (tabela abaixo) o torque extra não se traduziu em uma vantagem de aceleração da Frontier. A L200 ainda retorna mais rápido a velocidade, mesmo tendo 2 kgfm de torque a menos. No dia a dia, o motor biturbo da Nissan parece capado, dá impressão de que tem mais a entregar, mas não entrega. E o ronco também é mais quieto e metálico. O compasso do motor da Mitsubishi é mais parecido com os motores a diesel tradicionais, grave. E quando você pede uma resposta do motor e do câmbio, a L200 parece entender o recado rápido, a Frontier não.
Mas o troco vem no consumo, com o modelo da Nissan sendo um pouco mais econômico que a picape da Mitsubishi. A Frontier registrou 9,6 km/l em uso urbano e 12,8 km/l na estrada. Para a L200 Triton Sport, respectivamente, os números foram 9,3 km/l e 12,1 km/l. Mesmo assim, não chega a ser uma diferença grande para tirar o brilho de o quanto a Mitsubishi agrada mais ao volante e na sua capacidade fora-de-estrada.
Vantagem: Mitsubishi L200 Triton Sport HPE-S
Tanto Nissan quanto Mitsubishi propõem revisões com intervalos de 10.000 km ou 1 ano, o que ocorrer primeiro. Nas duas, os preços são fixos. A garantia da L200 Triton Sport HPE-S é maior: 5 anos, contra 3 do rival, mas as 5 primeiras revisões da Frontier Platinum totalizam um valor menor.
Revisões e garantia | Nissan Frontier Platinum | Mitsubishi L200 Triton Sport HPE-S |
1 ano ou 10.000 km | R$ 990,00 | R$ 1.595,00 |
2 anos ou 20.000 km | R$ 1.986,00 | R$ 1.595,00 |
3 anos ou 30.000 km | R$ 990,00 | R$ 1.595,00 |
4 anos ou 40.000 km | R$ 1.986,00 | R$ 1.828,00 |
5 anos ou 50.000 km | R$ 990,00 | R$ 1.595,00 |
Total | R$ 6.942,00 | R$ 8.208,00 |
Garantia | 3 anos | 5 anos |
Vantagem: Nissan Frontier Platinum
A diferença de preço entre Nissan Frontier Platinum e Mitsubishi L200 Triton Sport HPE-S é de R$ 2.000 num cenário onde ambas passam de R$ 320 mil. Então o custo é praticamente nivelado. A questão é benefício, que cada uma entrega ao seu jeito: a Nissan entrega mais equipamentos e itens de segurança, enquanto a Mitsubishi tem mais capacidade no fora-de-estrada.
Vantagem: empate
No final das contas, a Nissan Frontier Platinum é uma boa picape para o uso diário, com suspensão mais confortável, mais equipamentos de segurança e consumo mais comedido, além de ser um pouco mais barata. Mas eu dou a vitória à Mitsubishi L200 Triton Sport HPE-S pelo acabamento mais bem pensado e, enquanto é ok de usar na cidade, quando sai do asfalto ainda é uma das melhores opções de 4x4 do mercado.
Fotos: Mario Villaescusa (para o Motor1.com)
Nissan Frontier Platinum | Mitsubishi L200 Triton Sport HPE-S | |
MOTOR |
dianteiro, longitudinal, quatro cilindros, 16 válvulas, 2.298 cm3, duplo comando, biturbo, diesel
|
dianteiro, longitudinal, quatro cilindros, 16 válvulas, 2.442 cm3, duplo comando, turbo, diesel
|
POTÊNCIA/TORQUE |
190 cv a 3.750 rpm; 45,9 kgfm a 2.500 rpm
|
190 cv a 3.500 rpm; 43,9 kgfm a 2.500 rpm |
TRANSMISSÃO |
automática com 7 marchas, tração 4x4 com reduzida
|
automática com 6 marchas, tração 4x4 com reduzida e bloqueio do diferencial traseiro
|
SUSPENSÃO | independente com braços sobrepostos na dianteira e semi-independente na traseira, com multilink, molas helicoidais e eixo rígido | independente com braços sobrepostos na dianteira e eixo rígido com feixe de molas na traseira |
RODAS E PNEUS | liga leve aro 18" com pneus 255/60 R18 | liga leve aro 18" com pneus 265/65 R18 |
FREIOS | discos ventilados na dianteira discos sólidos na traseira | discos ventilados na dianteira e tambores na traseira |
PESO | 1.985 kg em ordem de marcha |
1.950 kg em ordem de marcha
|
DIMENSÕES | comprimento 5.250 mm, largura 1.850 mm, altura 1.855 mm, entre-eixos 3.150 mm; | comprimento 5.300 mm, largura 1.820 mm, altura 1.795 mm, entre-eixos 3.000 mm |
CAPACIDADE FORA-DE-ESTRADA | ataque: 31,2º; saída: 25,8º; altura do solo: 247 mm | ataque: 32º; saída: 25º; altura do solo: 220 mm |
CAPACIDADES |
tanque 80 litros; capacidade de carga 1.050 kg
|
tanque 76 litros; capacidade de carga 1.000 kg |
PREÇO | R$ 324.990 | R$ 326.990 |
MEDIÇÕES MOTOR1 BR (diesel) | ||
---|---|---|
Nissan Frontier Platinum | Mitsubishi L200 Triton Sport HPE-S | |
Aceleração | ||
0 a 60 km/h | 4,8 s | 4,7 s |
0 a 80 km/h | 7,7 s | 7,6 s |
0 a 100 km/h | 11,8 s | 11,5 s |
Retomada | ||
40 a 100 km/h em D | 9,3 s | 8,9 s |
80 a 120 km/h em D | 9,4 s | 8,5 s |
Consumo | ||
Ciclo cidade | 9,6 km/l | 9,3 km/l |
Ciclo estrada | 12,8 km/l | 12,1 km/l |
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