Fiat Ducato: o nome é antigo e está completando 25 anos de mercado brasileiro neste ano. Agora, o modelo acaba de receber novidades para a linha 2023, que deve chegar nas lojas a partir da segunda quinzena de abril. O modelo adota novo visual e um novo motor, mas ainda aposta no preço mais baixo.
E isso ocorre apesar de o modelo passar a ser importado da Itália, não mais do México. A planta mexicana permanece produzindo a versão anterior da Ducato para o mercados da América do Norte. Por aqui, a Stellantis optou por adotar em seu furgão o mesmo visual de Peugeot Boxer e Citroën Jumper, montadas no Uruguai com peças importadas da Europa e que já tinham este visual.
A Fiat Ducato será oferecida em 5 configurações, sendo 3 de carga e 2 de passageiros. A mais em conta é a Cargo, com 11,5 m3 de volume de carga, por R$ 245.990. Uma acima e com 13 m3, a MaxiCargo sai por R$ 249.990. Já a Multi, também de 13 m3 mas com janelas, custa R$ 261.490. A linha de passageiros começa na Minibus Comfort de 19 lugares por R$ 309.990 e ainda oferece a Minibus Executivo de R$ 329.990. A versão chassi-cabine deixou de ser oferecida pela baixa procura, de acordo com a marca.
Apesar de a Fiat tratar a linha 2023 como a quarta geração do modelo apresentado em 1998 no Brasil, na verdade é um facelift. A Ducato recebeu um novo farol com luz diurna de LED e novo para-choque. O conjunto é divido em 3 peças para facilitar a manutenção, assim como o farol em posição mais alta ajuda a evitar que a peça quebre em pequenos acidentes.
Além de um preço mais baixo que de rivais como Mercedes-Benz Sprinter e Ford Transit, a Fiat reforçou bastante que a Ducato 2023 é mais barata de operar. Nas contas da empresa, ela custaria o equivalente a R$ 2,78 por quilometro rodado. A marca ainda oferece serviços de atendimento expresso, revisões inclusas no financiamento e garantia estendida por meio da Fiat Professional.
Outra novidade está embaixo do capô: a Fiat Ducato 2023 passa a ser equipada com um motor 2.2 turbodiesel de quatro cilindros e comando de válvulas acionado por correia. Ele é capaz de entregar 140 cv de potência a 3.750 rpm e 34,7 kgfm de torque e 1.750 rpm. Houve um ganho de 10 cv e de 2 kgfm na comparação com o propulsor usado anteriormente. O câmbio é manual de 6 marchas e não há planos neste momento para trazer uma opção automática, como na Ford Transit.
Agora sendo auxiliado por um sistema start-stop, o propulsor da nova Fiat Ducato 2023 está mais econômico. A marca declara um consumo médio de 10 km/l (9,5 km/l nas Minibus) em uso urbano e de 9,9 km/l na estrada (9,8 km/l e 9,3 km/l nas Minibus Comfort e Executivo, respectivamente), sendo até 13% mais eficiente que o anterior. O veículo também está equipado com sistema de Arla 32 para diminuir as emissões de materiais particulados e atender às novas regras de emissões.
Entre os equipamentos de série, a Ducato 2023 traz em todas as versões direção hidráulica, trio elétrico e ar condicionado. No caso das Minibus, há um duto central na parte traseira para os passageiros também. Todas as versões passam a ser equipadas com sensor de estacionamento, assistente de partida em rampa, controle de cruzeiro, limitador de velocidade, controle de estabilidade, controle de tração e controle adaptativo de carga (LAC), que mede a altura do centro de gravidade do carro para garantir a estabilidade lateral do veículo.
Entre os opcionais, há itens mais simples, como alarme, mas os pacotes mais completos, que incluem ainda a central multimídia com tela sensível ao toque de 7 polegadas e conectividade via Android Auto e Apple Car Play sem fios, custam R$ 4.500 para todas as versões.
Nas medidas, a Ducato Cargo tem 5.413 mm de comprimento, 2.270 mm de largura, 2.522 mm de altura e 3.450 mm de entre-eixos. A área de carga tem 3.120 mm de comprimento, 1.870 mm de largura e 1.932 mm de altura, dando um volume total de 11.500 litros. O peso em ordem de marcha é de 2.192 kg e um carga útil de 1.308 kg. Com isso, ela pode ser conduzida com habilitação B.
Indo para a MaxiCargo, a Fiat declara o mesmo peso e a capacidade de carga. O comprimento sobe para 5.998 mm e o entre-eixos vai a 4.035 mm. As demais medidas externas são as mesmas. Na área de carga muda apenas o comprimento, com 3.750 mm, e o volume total vai a 13.000 litros e também é conduzida com habilitação B. A Ducati Multi tem as mesmas medidas externas e volume interno, mas seu peso é de 2.220 kg por conta das janelas, enquanto a capacidade de carga é de 1.630 kg. Por conta disso, exige carta C.
Já a Minibus Comfort de 19 lugares exige carta D pela capacidade passageiros. Suas medidas externas são as mesmas da MaxiCargo e os pesos e capacidades declarados são iguais aos da Multi. A Executive tem as medidas da MaxiCargo também, mas tem 2.490 kg de peso em ordem de marcha e 1.360 kg de capacidade de carga.
Todas as configurações da Ducato 2023 trazem um tanque de 90 litros para combustível e mais um de 19,5 litros para o Arla 32. As rodas são sempre de aço com 16 polegadas de diâmetro e calçadas por pneus 225/75. A suspensão traseira tem eixo rígido com feixes de mola, a tração é dianteira e os freios são a disco apenas na dianteira para todas as versões.
Fiat Ducato Minibus Comfort 19 lugares
O visual da nova Fiat Ducato já não é mais novidade, pois já o conhecemos dos modelos de Peugeot e Citroën. Mas agora o furgão traz o emblema na grade como restante da linha. Nas laterais e traseira, as linhas continuam como no modelo anterior. O painel não mudou muito também.
A cabine tem acabamento simples, mas ao menos traz alguns itens de conforto ao motorista, como porta-trecos refrigerado, banco com ajuste de lombas e encosto de braço. Assim como nos modelos anteriores, a alavanca de transmissão está no painel, bem ao lado do volante. O encosto do banco central dianteiro ainda desce e vira uma mesa multiuso.
Andamos na versão Minibus Executivo, a mais cara da linha. Entrando no compartimento de passageiros, algumas faltas foram sentidas. Os assentos traseiros não possuem cintos de 3 pontos (como na Transit) nem porta-copos ou tomadas USB (como na Sprinter). O acesso também não é dos mais simples, pois não há degrau abaixo da porta.
Andando e sabendo da responsabilidade de um carro que vai levar 18 pessoas incluindo o motorista, também seria interessante que a Fiat oferecesse mais itens de segurança. Não há frenagem autônoma de emergência, controle de cruzeiro adaptativo ou alerta de ponto cego, por exemplo. Isso mostra que a aposta da nova Ducato 2023 permanecerá sendo o preço inicial.
Andando, o test-drive foi bem curto, dentro de um condomínio fechado no interior paulista. Vazia, a nova Ducato mostrou que o motor 2.2 de fato entrega mais que o antecessor. A diferença é pouca, mas o suficiente para evitar reduções de marchas em ladeiras, por exemplo. A direção responde rápido, assim como o freio, passando mais sensação de segurança para o motorista.
Quando fizermos uma avaliação completa da nova Ducato 2023, poderemos ver de fato como o furgão da Fiat se sai no dia a dia.
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