Volte no tempo, mais ou menos anos 1990 e 2000, e relembre das versões mais caras de Chevrolet S10 e Ford Ranger por exemplo. Ou nem isso, basta lembrar a quantidade de acessórios como santantonio e estribos cromados que eram oferecidos para estas e outras picapes no aftermarket. Cromados eram sinônimo de picape e vida no campo. Goste ou não, era uma realidade.
A Fiat olhou para este estilo "country" para fazer a Toro Ranch. Nascida como versão especial da picape, acabou ficando mesmo depois da reestilização, feita em 2021, como uma das topo com o motor 2.0 turbodiesel - tem a Toro Ultra, para um público mais urbano. Mas vale a pena pagar os R$ 205.390 pedidos pela versão lotada de cromados e acessórios?
Mesmo com a chegada do 1.3 turbo, a Fiat manteve a Toro com a opção do 2.0 turbodiesel. Com 170 cv e 35,7 kgfm de torque, segue como opção aos clientes que farão o uso principalmente em rodovias, por exemplo, pela autonomia do diesel. Em nossos testes, a Toro 2.0 TD marcou 15 km/litro neste regime, ou uma autonomia de 900 km com seus 60 litros de capacidade do tanque.
A Toro pode ser a menor picape a diesel e com tração nas 4 rodas do nosso mercado, mas é a mais barata. Mesmo sua versão Freedom, de R$ 149.190, já tem o mesmo conjunto mecânico. A Ranch ultrapassa os R$ 200 mil, mas as médias já estão bem acima desta faixa em suas versões de entrada. A quem não precisa da caçamba maior ou não tem um uso tão extremo fora-de-estrada, a Toro se encaixa.
Como uma versão topo, a Toro Ranch tem um pacote de equipamentos bem completo. Destaque para os faróis fullLEDs, sistema multimídia com tela de 10,1" vertical (como as Ram) com espelhamento sem fios, alerta de colisão com frenagem automática, alerta de saída de faixas, farol-alto automático, 7 airbags, sistema de tração integral automática, ar-condicionado de 2 zonas, banco do motorista elétrico e painel digital de 7".
Pode ser uma questão de gosto pessoal, mas a Toro Ranch é um pouco exagerada. Tudo bem que é seu atrativo, mas a quantidade de cromados chega a ser pesado no visual da picape - que nesta cor azul até deu uma disfarçada. Por dentro, bancos em marrom e um acabamento imitando madeira no painel que mais remetem a um piso de casa não agradaram uma boa parte das pessoas que a viram. Precisava pesar a mão assim, Fiat?
A Toro com o 2.0 turbodiesel é uma boa para quem irá pegar bastante estrada ou um uso leve na terra, principalmente pela tração integral - é incrível a diferença que o sistema faz na estrada, principalmente na chuva. Com o câmbio de 9 marchas, a conversa é boa nessas situações, mas se você vai usar na cidade, fique com a 1.3 turbo. Mesmo a versão Volcano totalmente equipada, custa R$ 174.930, uma boa diferença para a Ranch, com um bom desempenho mesmo assim.
A Toro se baseia em SUVs como os Jeep Compass e Renegade em diversos pontos, como a plataforma e motores. Mas se você precisa de espaço interno, fique com um deles, principalmente no banco traseiro. A Toro é maior em comprimento, mas sua prioridade foi a caçamba, como a maioria das picapes de cabine dupla.
Fiat Toro 2.0TD Ranch
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Fiat Toro soma 550.000 unidades produzidas no Brasil em 8 anos
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
Fiat Toro Ultra 'sobra' e tem unidades 24/24 com até R$ 15.000 de bônus
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Fiat Toro Ultra some do site e tem 'fim de linha temporário'; entenda
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Comparativo Fiat Toro vs. Ram Rampage: família, família, negócios à parte