Teste rápido VW Nivus Highline 2022: Ainda no efeito novidade?

Apresentado em 2020, estiloso SUV ainda tem apelo diante da concorrência?

VW Nivus Highline 2022 VW Nivus Highline 2022

Com um segmento de SUVs cada vez mais saturado, o lançamento do Volkswagen Nivus em junho de 2020 trouxe algo novo para o mercado. A carroceria com teto de caimento rápido, ou cupê se preferirem, era diferente das linhas quase retas dos pequenos utilitários esportivos de entrada até então.

A distribuição das vendas junto ao T-Cross pode ter ficado confusa ou complementar, dependendo de como você vê. O Nivus é mais barato e tem mais porta-malas, mas o irmão maior ganha no entre-eixos e pode ter motor 1.4 turbo, não apenas o 1.0 turbo. Apesar das críticas em relação ao acabamento interno, o pequeno SUV cupê da VW acabou conquistando seu espaço e, até hoje, ainda tem filas de espera que podem chegar a 90 dias.

Mas de junho do ano passado para cá, muita coisa aconteceu. As alternativas ao Nivus, que já não eram poucas, receberam uma adição de peso recentemente com o lançamento do Fiat Pulse. Apesar de não ser exatamente um competidor direto, a novidade com certeza vai dividir a atenção dos compradores nesta categoria dos SUVs mais próximos da entrada.

E como a Volkswagen reagiu aos novos tempos? Como o carro ainda é uma "novidade", se limitou a uma nova cor, a Azul Biscay, e itens como frenagem de emergência e piloto automático adaptativo como item de série na versão Comfortline. Na Highline, como a testada, a adição foi um novo comando de ar-condicionado sensível ao toque - mas ainda não disponível na unidade avaliada, assim como o sistema start-stop no motor 1.0 TSI.

O que é?

Da mesma forma que o T-Cross nasceu a partir do Virtus, o Nivus vem do Polo, com quem compartilha o entre-eixos mais curto da plataforma MQB-A0. Para conseguir esse perfil de cupê, a traseira foi esticada para manter boas proporções. E foi assim que nasceu o "SUV cupê mais barato do Brasil".

Nas medidas, o Volkswagen Nivus tem 4,26 metros de comprimento, 1,76 m de largura, 1,49 m de largura e 2,56 m de entre-eixos. A traseira maior também possibilitou um bagageiro relativamente grande de 415 litros. Considerando seu tamanho, é leve: 1.199 kg em ordem de marcha. É menos que o próprio Pulse que, apesar de menor, tem 1.237 kg.

O motor já é praticamente um velho conhecido: o 1.0 turbo flex de três cilindros em linha dotado de injeção direta de combustível. Ele é capaz de entregar até 128 cv de potência e 20,4 kgfm de torque quando abastecido com etanol. O Nivus tem apenas a opção de câmbio automático de 6 marchas que pode ter a função de trocas manuais acionada por meio de aletas atrás do volante.

A linha 2022 do Volkswagen Nivus Highline teve poucas alterações na lista de itens de série. Entre os principais que valem ser destacados, ele traz chave presencial, ar-condicionado automático, carregador de celular sem fio, câmera de ré, faróis de LED, rodas de 17", sensores de chuva e crepuscular, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, bancos com acabamento em couro, painel de instrumentos digital e multimídia com tela de 10 polegadas. 

Para os ligados em segurança, o pacote também é bastante compreensivo, trazendo controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência, 6 airbags, controle de estabilidade, monitor de atenção do motorista, frenagem pós colisão e bloqueio eletrônico do diferencial dianteiro, sistema que a VW chama de XDS. 

Como é?

Apesar de não faltar VW Nivus rodando pelas ruas, é difícil não notá-lo passando. A silhueta de hatch alto com toques aventureiros o destacam em um mar de pequenos hatches e SUVs quadradinhos. A Volkswagen não carregou a mão na agressividade das linhas e o resultado é que o Nivus não aparenta sofrer de um envelhecimento precoce. A paleta de cores também ajuda, com tons chamativos de vermelho e um cinza puxado para o concreto bem a par da moda atualmente.

Pode transparecer um pouco de jocosidade quando falamos que a linha 2022 "só" ganhou uma nova cor. Mas verdade seja dita: o Azul Biscay é lindo. Quanto mais tempo você olha para a pintura, mais profundidade ela revela e o tom de azul chega a mudar dependendo da iluminação ambiente - tanto que a cor era reservada anteriormente somente nas versões esportivas GTS de Polo e Virtus.

Espaço interno é algo que você precisa ver ao vivo antes de tomar a decisão de compra. Na dianteira é tranquilo, não falta espaço. Na traseira, pode ficar um pouco justo para carregar adultos o tempo inteiro. Mas você leva um porta-malas que já é maior que o do próprio T-Cross. Mas se você tem filho, ou filhos, pequenos, funciona bem.

Se você espera uma posição elevada de condução, isso o Nivus não tem. Mantendo a tradição dos carros mais novos da marca, o painel é relativamente alto e você senta mais "dentro" do carro do que sobre ele. Além disso, com somente 166 mm de altura em relação ao solo, não vai te passar a impressão de estar mais alto que os demais motoristas.

O acabamento interno da cabine também é bem padrão Volkswagen: linhas simples e elegantes e montagem perfeita, mas os materiais se resumem a plástico rígido, algo que começar a pesar contra considerando a faixa de preço em que o carro se encontra nesse momento. Mas a simplicidade não significa falta de atenção, pois o Nivus conta com a aclamada saída de ar-condicionado para o banco traseiro, algo que nem o Jetta tem.

O painel de instrumentos digital, que passou a ser item de série em todas as versões na linha 2022, continua impressionando como sempre. Ele traz boas opções de customização, contraste bem equilibrado e informações claras. A central multimídia, porém, apesar de bonita e intuitiva, travou em mais de uma oportunidade, principalmente ao se usar o sistema para ouvir mensagens de texto. Ele "fala" a mensagem, mas depois o áudio desconecta e as músicas que estavam anteriormente tocando voltaram a sair pelo celular. Foi necessário refazer a conexão todas as vezes que isso aconteceu.

Como anda?

Como vocês já leram em nosso comparativo com o Fiat Pulse, o Volkswagen Nivus é o mais recomendado se você prioriza a dirigibilidade. Se Polo e Virtus trouxeram um acerto mais para o conforto, algo diferente para a VW, o Nivus retomou uma suspensão um pouco mais firme. juntando isso ao centro de gravidade mais baixo e o SUV se comporta mais como um hatch do que como utilitário esportivo. 

Dependendo de para quem você vai perguntar, dirão a você que o Nivus é tão bom de curva, se não melhor, que o próprio Polo em que se baseia - e eu sou um deles. Isso não quer dizer que você ficar pulando dentro do carro ao passar no buracos, mas ele não vai mascarar a existência deles como em SUVs com acerto mais para o conforto.

Outro ponto positivo do carro é o isolamento acústico, trunfo também da carroceria de cupê. Mais aerodinâmica, ela gera menos ruídos de vento dentro da cabine em velocidades mais elevadas. E para chegar nessas velocidades de estrada o motor 1.0 turbo não tem dificuldades. É na rodovia também que o sistema de controle de cruzeiro adaptativo funciona melhor. Na cidade ou em velocidades mais baixas, acaba freando e acelerando com ímpeto demais se você deixar o sistema trabalhar sozinho.

O propulsor perde fôlego nas rotações mais altas, mas compensa com uma entrega de torque grande em giros baixos. Sendo franco, o torque está onde você vai precisar dele: no anda e para do trânsito. E o consumo (veja a tabela abaixo) também está entre os melhores da categoria. O câmbio joga um pouco contra. Quando você realmente exige agilidade de reduções, ele demora para responder. Mas, novamente, no uso cotidiano, cumpre seu papel sem incomodar.

Quanto custa?

O Volkswagen Nivus 2022 começa a vida na versão Comfortline, que parte de R$ 110.210 sem opcionais. A versão Highline já vai a R$ 127.750. A diferença é grande, mas acrescenta ar-condicionado automático, rodas de 17", chave presencial, entre outros. Vale o adendo de que a VW cobra por todas as cores exceto preto sólido. Até mesmo o branco sólido custa R$ 490 extras. O carro testado estava pintado com a nova cor Azul Biscay e com o opcional de teto e rodas pretas, levando seu custo final a R$ 131.205.

Conclusão

Olhando para concorrência real do Volkswagen Nivus, tanto o Chevrolet Tracker Premier 1.0 turbo quanto o Jeep Renegade Longitude 1.8 são os que mais se aproximam dos valores cobrados pelo SUV cupê. Eles saem por, respectivamente, R$ 134.560 e R$ 129.990. O Tracker é o mais parelho em equipamentos, já com 6 airbags e frenagem automática de emergência. O Renegade fica devendo ambos.

Então no final do dia, somente pelo pacote de itens de série, o Volkswagen Nivus consegue se manter relevante no segmento de SUVs, apesar de se apoiar em seus predicados de sempre e ter as mesmas questões de sempre também (acabamento). A cor nova é linda, mas sozinha não vende o carro. O Nivus ainda consegue se destacar e justificar suas boas vendas porque ainda traz uma boa mescla de visual diferenciado, lista de equipamentos farta e uma boa performance, mesmo que as críticas ao acabamento continuem.

VW Nivus 200TSI
Motor dianteiro, transversal, três cilindros, 12 válvulas, 999 cm3, duplo comando de válvulas variável na admissão e escape, injeção direta, turbo, flex
Potência e torque 116/128 cv a 5.500 rpm; 20,4 kgfm de 2.000 a 3.500 rpm
Transmissão automática de 6 marchas, tração dianteira
Suspensão McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira; rodas de 17" com pneus 205/55 R17
Peso 1.199 kg em ordem de marcha
Comprimento e entre-eixos 4.266 mm; 2.566 mm
Largura 1.757 mm
Altura 1.493 mm
Capacidades tanque 52 litros, porta-malas 415 litros
Preço de entrada R$ 129.670 (Highline)
Preço como testado R$ 133.155
Aceleração 0 a 60 km/h: 4,5 s; 0 a 80 km/h: 7,0 s; 0 a 100 km/h: 10,3 s
Retomada 40 a 100 km/h (em S): 7,9 s; 80 a 120 km/h (em S): 7,2 s
Frenagem discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira/ 100 km/h a 0: 36,1 m; 80 km/h a 0: 22,3 m; 60 km/h a 0: 12,9 m
Consumo de combustível cidade: 8,1 km/l; estrada: 11,6 km/l - Etanol
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