Se depender da Stellantis, ela colocaria o famoso motor V8 supercharger dos Hellcat em todo e qualquer produto de qualquer uma de suas marcas. Ela já fez isso com alguns e a receita deu muito certo, mesmo em uma era onde um motor desse tamanho seria condenado a morte. E isso já aconteceu com o Charger e Challenger Hellcat, Grand Cherokee Trackhawk e até mesmo o Durango.
A Ram 1500 TRX é o produto derivado dessa linhagem que menos nos pegou de surpresa nos últimos anos. E mesmo que seja muito potente e muito capaz no fora-de-estrada, se você sentar atrás do volante esperando algo que te passe a sensação de um Hellcat, ficará um pouco decepcionado. A não ser que passe o dia todo em pistas de arrancada ou pulando dunas, a experiência com a TRX não difere muito da picape normal - o que pode ser bom e ruim.
A filosofia de design de picapes tem tomado o rumo de um certo exagero, mas a Ram acertou na transformação da 1500 tradicional em TRX. Diferente da Ford F-150 Raptor, que em alguns momentos chega a ser exagerada para se diferenciar das demais versões, a TRX é bem mais discreta.
Tirando o scoop no capô e os grandes apliques nos para-lamas, a TRX poderia passar tranquilamente por uma simples versão da 1500. Compartilham diversos componentes como grade dianteira, a maior parte do design do capô e as linhas dos parachoques dianteiro e traseiro, similares o suficiente para, se não fosse a identificação do motor e no capô ou o TRX na traseira, muita gente não perceberia o que essa picape é.
A Ram mostrou algo similar no interior, que adota um volante mais esportivo, um seletor de modos de condução identificado com o TRX, um seletor do câmbio montado no console e um botão para o controle de largada, além dos bancos mais esportivos. Além disso e de algumas partes em fibra de carbono, o interior da picape é o da Ram 1500. A Ram está fazendo os melhores interiores na concorrência de picapes e a TRX é ainda melhor que as demais versões.
Há bastante couro, costura contrastante e pequenos detalhes em peças plásticas que nos ajuda a esquecer que não é metal verdadeiro. Funcional, o volante é bem acabado e veste uma mistura de Alcantara, couro e fibra de carbono - um dos itens mais interessantes da TRX. Só esperávamos um interior mais exclusivo.
Falando em interior, a Ram sabe como fazer uma picape confortável e a TRX ficou fora disso. Os bancos dianteiros são grandes e confortáveis, com grandes abas laterais que dão bastante suporte ao corpo - desenhados para diversos tipos de físicos, tivemos um pouco de dificuldade para achar uma boa posição de dirigir. No banco traseiro da TRX, um grande espaço interno como em qualquer Ram 1500 cabine dupla, tanto para pernas quanto cabeça. É bastante confortável, mas o banco não tem o mesmo suporte dos dianteiros. Se irá pular dunas, é melhor estar na frente.
Fora os pneus Goodyear Wrangler de 35" feitos para a lama do carro testado, os ruídos de rodagem são raramente um problema e a picape anda bem suave. Você pode dirigir uma Ram TRX como um carro normal sem se preocupar com muitos barulhos ou dor nas costas pela suspensão de um esportivo. O espaço na cabine é bom até para guardar objetos, com um console central largo. Sobre a caçamba, a TRX está disponível apenas com a menor opção para a 1500 nos Estados Unidos e, infelizmente, não há o sistema RamBox. Ainda assim, a caçamba é boa o suficiente quando sua TRX for utilizada como uma picape, não como um monstro fora-de-estrada.
A tela da Ram TRX é de 12", a maior do segmento (a Ford tem o mesmo tamanho na F-150 em disposição horizontal) e um importante componente do design, ocupando boa parte da parte central do painel. Ao mesmo tempo, roda com uma versão antiga do UConnect - seria melhor com o UConnect 5, mas o 4 ainda é bom. Juntos, software e hardware formam um bom conjunto atrativo, responsivo e fácil de usar.
Como complemento, uma tela de 7" fica entre o velocímetro e conta-giros. É familiar e fácil de usar, com muita informação, cobrindo praticamente tudo o que precisa saber na TRX, como consumo de combustível e temperaturas do sistema e o básico de sistema de som e informações de viagem. Funciona bem, mas gostaríamos de ver a Ram com um painel completamente digital como encontramos na F-150 e na futura Raptor.
Por trás disso, a cabine da TRX é bem equipada. Possui carregador de smartphones sem fio chamado Ramcharger que funciona bem - ainda mais diante de vários que ainda perdem a conexão com muita facilidade. Há iluminação em LEDs na caçamba, bancos ventilados e aquecidos, novo head-up display e câmera de ré traseira. Com isso, a TRX é rápida e também conectada.
Tecnologias são legais, mas se você compra uma TRX, procura esportividade, o que ela entrega em grandes e satisfatórias doses. O V8 6.2 supercharger tem 712 cv e 89,9 kgfm de torque, o que é um pouco menos que outros Hellcat, mas nem perto disso ser um problema.
E é rápida mesmo. Acelere e o motor Hellcat te devolve o som familiar, com o característico zunido do supercharger misturado prazerosamente com o do V8 no escape duplo na traseira. Mas o melhor de tudo isso é como é entregue sem frescuras. Pise fundo e o horizonte fica mais próximo, os números de velocidade no painel crescem rápido - mas a sensação não é a mesma que sentimos em um Challenger ou Charger Hellcat.
A aceleração até os 100 km/h é feita em menos de 4 segundos, algo animal para um veículo desse tamanho e pesando 2.880 kg, e tudo sob controle. Não há indicio de destracionar, com o TRX indo em linha reta sem dificuldade. Até mesmo dosar o acelerador é fácil, basta você manter ele no fundo.
Trabalhando com o V8 supercharger, o câmbio é o ZF de 8 marchas automático já conhecido. Como em outras versões, ele faz as trocas de marchas, pra cima ou pra baixo, com pouca hesitação. O modo manual é uma piada, especialmente porque tal recurso em um veículo deste tamanho é incomum, mas achamos as aletas pequenas, divididas pelos raios do volante e menos convenientes quando anexados a uma peça tão grande como a da TRX. E, francamente, o câmbio é tão inteligente e capaz que não precisa de você para dizer o que fazer.
O uso em estradas asfaltadas não é o forte da TRX, mas é notável que esta picape de alto desempenho e calçada com pneus especiais se comporta com mais segurança do que uma Raptor. Há muita rolagem da carroceria e mergulhos em frenagens e acelerações, mas quando encontra uma curva, a Ram e seus amortecedores ativos Bilstein parecem mais comportados. A direção também é muito boa, com peso apropriado e uma relação previsível que torna qualquer tipo de manobra relativamente simples.
Mas, de certa forma, a Ram é um pouco boa demais. Você joga uma Raptor em uma curva e ela reclama. Você faz o mesmo em uma TRX e mais ou menos ela faz o que pede. Isso é duplamente verdadeiro na direção do dia-a-dia, onde a suspensão macia isola bem a cabine. Você pode esquecer facilmente a natureza específica da TRX, o que consideramos decepcionante. Então, novamente, existem 708 lembretes à sua disposição.
A Ram merece crédito por equipar a TRX com alguns de seus melhores equipamentos de segurança ativos, embora desejamos que a Stellantis não os tenha guardado em um pacote opcional - mas colocar a mais US$ 995 a um veículo que começa em US$ 70.000 não é exatamente um grande problema. Peça esse pacote e você ganhará piloto automático adaptativo, assistência de manutenção em faixa, frenagem de emergência automática com detecção de pedestres (o que realmente deveria ser padrão considerando a forma como um TRX poderia destruir veículos menores em uma colisão traseira), e uma câmera de 360º.
A integração desses sistemas é adequada, mas dificilmente excelente. O ACC funciona bem, mas responde um pouco repentinamente a outros veículos que entram em uma pista. Tínhamos a tendência de desligar a assistência de manutenção da faixa, o que às vezes parecia supersensível. Mais úteis, porém, foram a câmera de 360º e o espelho da câmera traseira disponível, o que tornou a navegação em confins apertados na enorme TRX menos estressante.
Dê uma olhada em nossa galeria e verá que, com três oitavos de um tanque de combustível, nossa estimativa de autonomia ficou em escassas 82 milhas (ou cerca de 130 km) e o computador de bordo nos indicava um consumo de 3,6 km/litro. Sim, este é um Hellcat. Embora nossos números do mundo real provavelmente não sejam confiáveis devido ao pé direito pesado, as estimativas pelo EPA (norte-americano) não são muito mais encorajadoras. A TRX registra apenas 4,2 km/l para a cidade, 5,9 km/l para a rodovia e 5,1 km/l combinados, rodando com gasolina premium.
Como está, sua classificação combinada de 5,1 km/l está perto do que vemos no segmento. A Ford F-150 Raptor 2020, menos potente do que a Ram com motor V8, registrou 6,4 km/l na cidade, 7,6 km/l na rodovia e 6,8 km/l combinado. Ela poderia atender a esses números e seus 450 cv com combustível normal também, mas considerando o que você ganha na Ram (e o fato de que o Raptor com motor V8 da Ford está a alguns anos de distância), a média baixa da TRX não vale muita preocupação.
Digno de muita reflexão, porém, é o preço altíssimo da TRX até mesmo nos Estados Unidos. A partir de US$ 69.995 (R$ 373.430 em conversão direta), parece pouco considerando a vantagem de potência do Ram, mas entrar nos opcionais deixa a picape ainda mais cara. Conforme testada, nossa picape custa US$ 87.370 (R$ 466.127).
Ela chegou lá adicionando praticamente todas as opções do catálogo. O mais caro foi o TRX Level 2 Equipment Group - por US$ 7.920, acrescentou bancos em couro aquecidos e ventilados, volante aquecido, iluminação frontal e traseira, pedais ajustáveis, iluminação na caçamba de LED e algumas atualizações de materiais internos. Isso é muita grana, principalmente para itens de pequeno porte. Além disso, acrescentou o Grupo de Segurança Avançada de US$ 995, o Grupo de Tecnologia de US$ 1.095 (espelho da câmera traseira, visor frontal) e um punhado de itens menores. Ao todo, os quase US$ 16.000 em opções não pareciam ser de grande valor.
Considerando que a Ram 1500 Rebel Hemi V8 custa R$ 429.990, a TRX seria uma daquelas picapes que beliscaria facilmente os R$ 600.000. Importadores independentes até oferecem a versão Hellcat da 1500, que alguns sortudos até compraram por aqui. Com o sucesso da Ram em nosso mercado, a 1500 TRX não pode ser totalmente descartada, mas não acredite muito nisso. Seria espetacular, mas vamos esperar.
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