Diferente do seu irmão Argo, o Fiat Cronos não conseguiu ser o mesmo sucesso de vendas. Importado da Argentina, entrou em um segmento que tem VW Virtus e Chevrolet Onix Plus como queridinhos sem um preço competitivo diante deles. Em 2021, aproveita da baixa de produção do Chevrolet para se destacar, mas poderá ter mais sucesso a partir de 2022 com algumas mudanças.
O Fiat Cronos Precision é quase o topo da linha, ficando abaixo apenas da esportivada HGT, com motor 1.8 aspirado e câmbio automático. Na linha 2021, recebeu a nova grade com a nova identidade da Fiat, mas ainda não entrou na linha 2022 como as versões com o motor 1.3 Firefly - e podemos explicar isso mais adianta neste Prós e Contras.
Prós
Design e acabamento
O Cronos tem todo o estilo do design italiano e há quem diga que ficou mais bonito que o Argo tanto pela traseira com lanternas finas quanto pela dianteira com elementos exclusivos. O Cronos Precision ainda coloca cromados nas maçanetas e frisos para dar um ar de luxo e rodas de 16" que podem ser substituídas por 17" no pacote Precision Plus de R$ 3.500. Por dentro, o bom acabamento que já falamos algumas vezes no Argo que, apesar de usar plástico rígido, tem texturas, boa qualidade e bons encaixes, com toques cromados e em vinho no painel e bancos.
Conforto em direção e suspensão
A Fiat entende bem de calibração de suspensão e direção para nosso mercado. O Cronos exemplifica bem isso, com um trabalho de absorção de impactos como poucos tem e um trabalho bem focado em conforto de molas e amortecedores. A direção elétrica é bem leve para as manobras, boa comunicação em velocidades mais altas e tem uma boa conversa com o restante do conjunto. Se procura um sedã mais dinâmico, olhe para o VW Virtus.
Porta-malas
O Cronos não é o sedã mais espaçoso do segmento, onde Virtus e Onix Plus se dão melhor. Acomoda 4 passageiros adultos bem, principalmente no banco traseiro, porém oferece o maior porta-malas, com 525 litros, mostrando que ele priorizou o espaço para bagagens. Como referência, o VW tem 521 litros e o Chevrolet, 469 litros. Se você tem, por exemplo, filhos pequenos e leva aquele monte de tralhas como malas e carrinhos de bebê, pode ser interessante.
Contras
Pacote de equipamentos
Como uma versão quase no topo da gama, o Cronos Precison deve alguns itens simples diante dos concorrentes. Por exemplo, são apenas 2 airbags, não há acendimento automático dos faróis de série, assim como a câmera de ré. Isso teremos no pacote Precision Full, de R$ 5.990, assim como retrovisores com rebatimento elétrico, sensor de chuva, airbags laterais e retrovisor interno fotocrômico, mas joga o preço do Cronos acima dos R$ 100.000. Ao menos temos ESP, multimídia com tela de 7" e espelhamento, ar-condicionado automático e chave presencial.
Motor aspirado na era turbo
O Cronos Precision usa o conjunto de motor 1.8 aspirado com até 139 cv e 19,3 kgfm de torque com câmbio automático de 6 marchas. Não são números ruins, porém o famoso eTorq tem uma preferência por rotações mais altas para expor todo seu potencial. Na era dos turbo, o Cronos ainda vê a força em giros mais altos, enquanto os concorrentes já apostam no conforto do turbo com respostas em baixas, melhor na cidade e mais eficiente.
Mudanças próximas
O Fiat Cronos Precision ainda não ter a linha 2022 pode indicar uma mudança bastante esperada - na verdade, duas. O 1.3 aspirado, um motor mais moderno e, apesar de menos potente, mais eficiente e melhor para uso principalmente urbano, terá o câmbio CVT. As versões mais caras, como a Precision, deverão receber o 1.0 turbo, com cerca de 130 cv, com o câmbio automático de 6 marchas, o que o alinhará com a concorrência. Ou seja, este carro testado está com os dias contados - se gostou, vale negociar o preço com o vendedor.
Ouça o podcast do Motor1.com:
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Galeria: Fiat Cronos Precision 1.8 AT 2021 (Prós e Contras)
Fiat Cronos Precision 1.8 AT