Um ícone americano com um belo motor V8 aspirado sob o capô. É difícil passar ao lado de algo assim e não torcer o pescoço para aquela boa olhada e admirada e com o novo Mustang Mach 1 a história não é diferente. Fomos até o belo autódromo VeloCittà, no interior de São Paulo, para experimentar na prática as mudanças que a nova versão do muscle car recebeu. Para ver o vídeo, a sugestão é pegar seus fones de ouvido e curtir o maravilhoso ronco do motor V8.
O Mustang Mach 1 é o melhor Mustang com motor 5.0 para quem gosta de ir para pista. A Ford não esconde que as mudanças o deixaram ainda melhor de olho nos apreciadores de um track day. Para isso, recebeu elementos no motor, suspensão e freios do Shelby GT350, GT500 e do Bullitt embalados num visual ainda mais agressivo inspirado nas versões vendidas em 1969, 1971, 1974 e também em 2003.
Começando pelo visual, o Mach 1 pega carona no estilo retrô ao trazer uma nova grade com dois elementos circulares que remetem aos faróis redondos presentes nos Mach 1 do passado. O para-choque também é exclusivo e conta com um defletor, que pode aumentar o downforce em até 12% em altas velocidades, e um direcionador de ar com a função de melhorar o arrefecimento dos freios. A identidade da versão também está presente nos apliques adesivos no capô e laterais, com a inscrição Mach 1 no centro e como emblema nos para-lamas.
As rodas de 19" tem acabamento escurecido e são calçadas com pneus Michelin Pilot Sport 4. Na traseira, a bolacha com o emblema GT sai de cena e abre espaço para o sobrenome Mach 1 em destaque e bem visível para realmente não deixar dúvidas que aquele não é um Mustang "comum".
Por dentro, as mudanças são mais discretas, se limitando à plaqueta fixada no painel com a numeração do chassi e identificando a versão. Os bancos também trazem uma pequena estilização no encosto que varia de acordo com a combinação de cores escolhidas.
Para começar, é importante destacar que o conjunto mecânico do Mach 1 foi aprimorado. Debaixo do capô está o motor 5.0 V8 Coyote da versão GT, mas que ganhou coletor de admissão do GT350, assim como borboleta de admissão, melhorias no sistema de refrigeração do motor e radiador da transmissão. A barra anti-torção, que também é estilizada, assim como a indução de ar "open box" com filtro cônico esportivo vieram do Bullit. O resultado são 483 cv a 7.250 rpm e 56,7 kgfm de torque (4.900 rpm). O câmbio é o automático de 10 marchas, que também foi recalibrado.
Do agressivo Shelby GT500, o Mach 1 pega emprestado os braços e buchas da suspensão traseira, sistema de escape e arrefecimento do diferencial traseiro, além do difusor. Outra novidade que contribui para melhor performance na pista são as barras estabilizadoras de maior diâmetro (4% maior na frente e 8% atrás). Completa o pacote de alto desempenho os freios dianteiros Brembo com discos de 381 mm de diâmetro e pinças de seis pistões.
Indo direto ao que interessa, basta ligar o Mach 1 para começar a apreciar o belo ronco do V8. Quem já levou um muscle car para as pistas sabe que não é o habitat ideal para explorar os seus 484 cv, mas com o Mach 1 é diferente. A aceleração vigorosa das retas permite entrar com mais intensidade nas curvas graças à nova calibração da suspensão com amortecedores magnéticos. O grudento pneu Michelin Pilot Sport 4 também ajuda muito, oferecendo um ótimo grip tanto nas frenagem quanto nas acelerações.
Chamou muito a atenção a segurança que o Mach 1 oferece mesmo andando mais forte. Com os sistemas de segurança ativados, é extremamente fácil domar toda a cavalaria e manter o Mustang na pista. Desta vez foi possível explorar mais os limites do carro, fruto do novo conjunto, diferente de outros muscle cars que guiei na mesma pista.
O câmbio automático conversa bem com o motor, mas é melhor escolher o modo de condução Pista para ter uma visualização da faixa de giro e comandar as trocas de marchas pelas borboletas no volante. Quem quiser deixar o Mustang mais arisco pode ainda desativar o controle estabilidade ou queimar um pouco de borracha no modo Line Lock, que trava os freios dianteiros para te ajudar a fazer burnouts.
Não é tão visceral quanto o Shelby GT 500 que guiei em Los Angeles, mas é de fato o melhor acerto entre os muscle cars que se pode ter, ainda mais para brincadeiras deste porte. De acordo com a Ford, o Mach 1 precisa de 4,3 segundos para chegar a 100 km/h, número que ainda vamos tirar a prova em nosso teste completo. Já a velocidade máxima é de 250 km/h, limitada eletronicamente.
O que também gosto bastante no Mustang é a possibilidade de se usar no dia a dia. OK, é um carro chamativo, com consumo condizente com a proposta, mas que entrega o conforto para rodar na cidade além de boa visibilidade em todos os ângulos.
Como todos os carros no Brasil, o Mach 1 também já aumentou desde que foi iniciada a pré-venda. Neste momento, custa R$ 523.990. Por este preço, além de toda a exclusividade e proposta exclusiva, traz uma boa lista de itens de série que inclui 8 airbags, alerta de permanência em faixa, alerta de colisão com detecção de pedestres e frenagem autônoma de emergência e painel digital com tela de 12,3 polegadas. O sistema de som é premium fornecido pela Bang & Olufsen e gerenciado pela central multimídia Sync3 com Apple CarPlay e Android Auto.
Há também câmera de ré, sensor de fadiga, farol alto automático, assistente de partida em rampa, sensores de pressão dos pneus, sensores de chuva e acendimento automático dos faróis. O Mustang Mach 1 também mantém os 7 modos de condução: Normal, Esportivo, Esportivo+, Pista, Drag, Neve/Molhado além configurável My Mode. Todos alteram parâmetros do motor, transmissão, suspensão, direção e outros pontos.
As cores disponíveis são: O cinza Dover com faixas pretas com contorno laranja, Branco Ártico, preto Astúrias e prata Orvalho com contorno vermelho, azul Indianápolis, laranja Astana, vermelho Arizona e amarelo Talladega em contraste com o branco. Se você se interessou, é melhor correr, pois o primeiro lote oferecido na pré-venda do Mach 1 se esgotou rapidamente. Agora a Ford comercializa o segundo e afirmou que a tendência é também acabar em breve.
MOTOR | dianteiro, longitudinal, 8 cilindros em V, 32 válvulas, 5.000 cm3, injeção direta e indireta, gasolina |
POTÊNCIA/TORQUE |
484 cv a 7.000 rpm / 56,7 kgfm a 4.600 rpm |
TRANSMISSÃO | automática de 10 marchas; tração traseira |
SUSPENSÃO | independente McPherson na dianteira e multilink na traseira |
RODAS E PNEUS | alumínio aro 19" com pneus 255/40 R19 na dianteira e 275/40 R19 na traseira |
FREIOS | discos ventilados na dianteira e traseira, com ABS e ESP |
PESO | 1.783 kg em ordem de marcha |
DIMENSÕES | comprimento 4.789 mm, largura 1.916 mm, altura 1.382 mm, entre-eixos 2.720 mm |
CAPACIDADES | tanque 60,5 litros, porta-malas 382 litros |
PREÇO | R$ 523.990 |
0 a 100 km/h* | 4,3 segundos |
Velocidade máxima* | 250 km/h |
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