Mesmo sendo de um segmento e valor mais altos, a nova geração do Peugeot 3008 pode ser classificado como um dos maiores sucessos da empresa no Brasil nos últimos anos. Em 2017, levou para as suas concessionárias muitos clientes que antes nem considerariam um modelo da empresa francesa com design e tecnologia e, a partir daquele momento, entre os SUVs.
E agora a Peugeot renova o 3008, com novo visual, atualizações no interior e no pacote de tecnologias e equipamentos, porém mantém o 1.6 turbo com 165 cv e o câmbio automático de 6 marchas intocado, o que pode ser bom e ruim ao mesmo tempo. Este é o Peugeot 3008 GT Pack 2022, a principal novidade.
Como mostrado na Europa em setembro de 2020, o Peugeot 3008 adota a identidade visual que apareceu no 208. A dianteira é o ponto que mais muda, com uma renovação praticamente total, com novos faróis full-LED, agora mais finos, com o "Dente de Sabre" como luz diurna, nova grade e parachoque, um conjunto que dá um efeito 3D, e o escrito 3008 na parte superior, perto do capô. Como parte da versão GT Pack, detalhes em cromo preto na grade, frisos e logos, como o GT nos para-lamas dianteiros.
Para o nosso mercado, as rodas mantém o desenho e a medida de 19", mas a lateral segue com o acabamento em preto da versão "esportivada". Na traseira, as lanternas tem uma nova assinatura em LEDs, que reforçam as "garras do leão" e o acabamento escurecido. O parachoque tem novos apliques que simulam as saídas de escape. Mas o SUV ainda não ostenta o novo logo da empresa, algo que deve ficar apenas para uma nova geração.
No interior, o Peugeot 3008 mantém o i-Cockpit, que é composto pelo volante de menor diâmetro e formado achatado e o painel de instrumentos totalmente digital, um de seus diferenciais. O acabamento recebe Alcantara nos bancos e painel na GT Pack, assim como o sistema multimídia com tela de 10" é novo, e o um seletor de modos de condução (Eco, Normal e Sport). Interior já era um ponto bem resolvido no SUV desde seu lançamento.
No pacote tecnológico, o Peugeot 3008 2022 recebe uma atualização nos radares e software dos assistentes de condução, como piloto automático adaptativo e câmeras 360º. O porta-malas agora conta com abertura elétrica e o sistema de som foi assinado pela Focal, estes dois últimos ausentes antes da reestilização e bastante solicitados pelos clientes do segmento e faixa de preço.
O Peugeot 3008 2021 mantém intocada a parte mecânica. O SUV segue com o conhecido motor 1.6 turbo a gasolina, o THP, com 165 cv e 24,5 kgfm sempre abastecido com gasolina - há a versão flex no Brasil, hoje no Peugeot 2008 e Citroën C4 Cactus. Na Europa já há versões com até 200 cv neste motor, além do câmbio automático de 8 marchas. Aqui, também mantém o automático com 6 marchas, opção que é produzida para alguns mercados na mesma fábrica na França.
Isso não é especificamente ruim para o 3008. Já elogiamos várias vezes a forma como o SUV francês anda, apesar de não ser o mais potente ou rápido do segmento. Tem boa força nas baixas rotações, o que ajuda bastante na cidade, e tem desempenho OK na estrada, por exemplo. O câmbio trabalha sem trancos e, dependendo do modo de condução selecionado, em baixas rotações e conversando bem com o 1.6 turbo.
A dinâmica é outra parte intocada do Peugeot 3008 2022, e agradecemos isso. Segue como um SUV com uma tocada mais firme e na mão, sem ser desconfortável. Não é o que mais absorve impactos do segmento, mas fica em um bom meio-termo. A sensação é reforçada pelo volante menor, a posição de dirigir e as respostas diretas da caixa de direção elétrica.
O Peugeot 3008 GT Pack é a nova versão topo de linha do SUV. Além do visual escurecido, tem o sistema multimídia com tela de 10" (espelhamento com fios), painel de instrumentos digital, banco do motorista elétrico e dianteiros com massageadores, câmeras 360º, piloto automático adaptativo, alerta de ponto-cego, frenagem automática com detector de pedestres, leitor de placas, sistema de som Focal, teto-solar panorâmico, ar-condicionado de 2 zonas, chave presencial e outros itens. Custa R$ 249.990.
Com novo visual, o Peugeot 3008 retoma fôlego para enfrentar seus concorrentes. Não tem mais aquele preço atrativo de seu lançamento, mas não se afasta dos demais e oferece boas qualidades e melhora pontos importantes. Poderia ter atualizado o motor 1.6 turbo e o câmbio, mas o conjunto ainda conversa bem. Em breve, um teste completo e detalhado.
MOTOR | dianteiro, transversal, 4 cilindros, 16 válvulas, 1.598 cm3, duplo comando com variador na admissão, injeção direta, turbo, gasolina |
POTÊNCIA/TORQUE |
165 cv a 6.000 rpm; Torque: 24,5 kgfm a 1.400 rpm |
TRANSMISSÃO | automática com 6 marchas, tração dianteira |
SUSPENSÃO | McPherson na dianteira e eixo de torção traseira |
RODAS E PNEUS | liga leve aro 19" com pneus 235/50 R19 |
FREIOS | discos ventilados na dianteira e discos sólidos traseira, com ABS e ESP |
PESO | 1.390 kg em ordem de marcha |
DIMENSÕES | comprimento 4.447 mm, largura 2.098 mm, altura 1.629 mm, entre-eixos 2.675 mm; |
CAPACIDADES | tanque 53 litros; porta-malas 520 litros |
PREÇO | R$ 249.990 |
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