Já dirigimos: Honda Civic Si 2020 fica mais rápido e exclusivo

Mudanças na relação de marchas e no visual realçam a esportividade do cupê

Honda Civic Si 2020 na pista Honda Civic Si 2020 na pista

Você não verá tantos Honda Civic Si desta 10ª geração nas ruas. Importado do Canadá, seus lotes são bem menores do que quando o esportivo era produzido em Sumaré (SP) na oitava geração - e até menos que o Si coupé com o motor 2.4 aspirado, este também importado. Mesmo assim, a Honda acredita que ter um legítimo esportivo em sua linha é importante (e nós concordamos).

Dito isso, o Honda Civic Si 2020 chega com algumas novidades que reforçam sua esportividade e exclusividade. Visualmente, ele traz um novo para-choque dianteiro mais agressivo, novo desenho para as rodas de 18" (mantém os pneus 235/40) e faróis de neblina em LEDs, fazendo conjunto com os faróis em LEDs já existentes anteriormente. Por dentro, temos detalhes em carbono e vermelho e um novo carregador de smartphones por indução. 

Na mecânica, o Civic Si 2020 mantém o motor 1.5 turbo intocado, com 208 cv e 26,5 kgfm de torque. A mudança aparece no câmbio manual de 6 marchas, agora com relação de diferencial 6% mais curta, o que melhora as retomadas e as acelerações, por fazer o motor "encher" mais rápido. Foi por isso que a Honda nos levou até a sua pista de testes em Sumaré (SP): mostrar como anda o esportivo renovado. 

Entre cones e retas, (quase) o mesmo de sempre

O Civic Si já era um esportivo elogiável (mostramos isso em um teste instrumentado e, mais recentemente, junto com o Renault Sandero R.S). Não só por ainda trazer o câmbio manual de 6 marchas com engates justos, mas também pelo acerto dinâmico e a carroceria cupê de duas portas (ou seja, é um esportivo raiz). Mesmo quando tinha a concorrência do VW Golf GTI, ele se destacava em diversos aspectos. 

A Honda preparou um percurso com três atividades. A primeira, uma reta para medição da aceleração de 0 a 100 km/h. Apesar do equipamento similar ao utilizado por nós (VBox Racelogic), vamos considerar os 7,4 segundos atingidos apenas para este momento, pois o esportivo será testado por completo em nosso padrão brevemente. Mesmo assim, ele já registrou 0,8 segundo a menos que os 8,2 s marcados pelo Si 2018, que na época custava R$ 159.990. 

No slalom, a suspensão adaptativa mostrou seu trabalho. Com o botão Sport acionado, além da alteração na calibração da direção e do acelerador, o emulador do ronco é ativado (novidade da linha 2020) e os amortecedores recebem uma carga mais firme, praticamente "travando" a carroceria do Civic nas mudanças de direção bruscas. 

No Pro Solo, um traçado travado com cones, o Civic Si mostrou que a relação mais curta ajuda nas retomadas. A direção elétrica tem relação variável e responde (bem) rápido, como já era conhecido do Civic Si nesta décima geração da família. Melhorou o que já era show!

Sobrevivente de uma era?

Sem o Golf GTI, o Honda Civic Si vive sozinho no seu segmento. Chega nesta linha 2020 a R$ 179.990 e continuará sendo figura rara nas ruas - e a própria Honda sabe disso, com lotes pequenos de importação. Preza pelo prazer ao dirigir, apesar de fazer certa falta os motores aspirados giradores clássicos do modelo. Mas não perde o brilho. 

Fotos: Caio Mattos (para Honda e Motor1.com Brasil)

Ficha técnica - Honda Civic Si

MOTOR dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, 1.498 cc, 16 válvulas, turbo, injeção direta, gasolina
POTÊNCIA/TORQUE

208 cv a 5.700 rpm; 26,5 kgfm a 2.100 rpm

TRANSMISSÃO manual de 6 marchas, tração dianteira
SUSPENSÃO independente McPherson na dianteira e multibraço na traseira
RODAS E PNEUS alumínio aro 18" com pneus 235/40 R18
FREIOS discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com ABS e ESP
PESO 1.321 kg em ordem de marcha
DIMENSÕES comprimento 4.522 mm, largura 1.799 mm, altura 1.421 mm, entre-eixos 2.700 mm
CAPACIDADES tanque 47 litros, porta-malas 334 litros
PREÇOS R$ 179.900
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