Após uma série de flagras e teasers, a Volkswagen enfim apresentou nesta semana o tão esperado crossover Nivus. E logo após a revelação, a equipe do Motor1.com já estava lá na ala 17 da fábrica da Anchieta para mostrar, em primeira mão, todos os detalhes do carro. Desenvolvido no Brasil, trata-se do quarto modelo da gama Polo, uma espécie de SUV-cupê que aproveita a base do hatch (2,56 metros de entre-eixos) com a suspensão elevada do T-Cross, além de ter um porta-malas maior que o desses dois, com bons 415 litros. 

Tivemos contato com a versão topo de linha Highline, que vem equipada com rodas aro 17" e itens exclusivos como o piloto automático adaptativo, capaz de frear o carro sozinho e controlar a distância para o carro da frente na estrada (sistema que será opcional).

Galeria: Volkswagen Nivus 2021 Highline - Exclusivo Motor1.com

O Nivus também será responsável por estrear a nova central multimídia da marca, a VW Play, com tela de 10,1" e uma interface inédita desenvolvida no Brasil, além de trazer pela primeira vez o novo volante da Volkswagen (que estreou no T-Cross europeu) e o novo logotipo da empresa, com linhas mais finas. Outro destaque do crossover é a iluminação totalmente em LEDs, seja nos faróis principais (facho baixo, alto e setas), seja nas lanternas (que acendem também na parte preta que atravessa a tampa do porta-malas) e nas luzes de neblina. 

Para acompanhar a esportividade do design, o interior possui revestimento preto no teto e colunas, enquanto o painel traz um aplique em black piano que acompanha a borda escurecida da central multimídia e do quadro de instrumentos digital Active Info Display, com tela de 10,25" e diversas possibilidades de visualização. Os comandos que haviam ao lado da alavanca do câmbio, como os botões de abertura da tampa do porta-malas e do sensor de estacionamento, agora foram para a multimídia.

Já posição de dirigir lembra a do Polo, porém, um pouco mais alta, fazendo com que a impressão de painel elevado do hatch não seja sentida no crossover. O espaço interno é semelhante ao do Polo em comprimento e largura, no entanto, com maior vão para a cabeça de quem viaja no banco traseiro (que conta também com saída exclusiva do ar-condicionado). Além disso, a terceira janela lateral deixa o ambiente mais arejado e melhora a visibilidade em manobras.

Volkswagen Nivus Highline 2021

A VW ainda não revelou os preços e versões do Nivus, mas os concessionários estimam valores entre R$ 80 mil e R$ 100 mil, dependendo da versão (básica, Comfortline e Highline). O conjunto mecânico será sempre formado pelo motor 1.0 TSI de 128 cv e 20,4 kgfm ligado ao câmbio automático de 6 marchas. As vendas online estão previstas para começar no fim de junho.

Ouça nosso podcast:

 

Fotos: Fábio Trindade

Vídeo: Paulo Henrique Trindade 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com