Esta é a nova Ford Ranger Storm. Ela apareceu inicialmente como conceito no distante Salão do Automóvel de 2018 e agora chega às lojas como versão fixa da gama. A espera, atrasada ainda mais pela pandemia do coronavírus, teve como motivo a reestilização feita em 2019, quando a picape ganhou uma leve mudança visual e um novo acerto de suspensão e direção, além de alguns equipamentos.
Nova versão intermediária, a Ranger Storm é uma versão pensada para o praticante de esportes e para quem vai utilizar a picape em ambientes off-road, mas com foco em diversão. Como esse objetivo, também oferece um estilo mais despojado eliminando o que a Ford chamou de "firulas". De fato, a nova versão elimina todos os cromados da carroceria e traz adesivos para compor o visual. Também ganha um novo santantônio, também na cor preta, que tem base estendida até a parte traseira, oferecendo assim novos pontos de amarra e também aumentando a profundidade para colocar objetos ou equipamentos esportivos com mais segurança.
O que mais chama a atenção no visual desta versão está no emblema Storm grande aplicado na nova grade dianteira. Coloque na conta os alargadores dos para-lamas, que servem de proteção para ambientes com muitos galhos e vegetação alta, o estribo lateral funcional que ajuda a entrar na picape e também protege a carroceria de pedras, lanternas traseiras escurecidas vindas da Ranger Wildtrack australiana e além das rodas de 17" com pintura preta calçadas com os pneus Pirelli Scorpion All Terrain Plus, 60% off-road e 40% on-road, desenvolvidos especificamente para a picape.
Por dentro não há alterações. O acabamento geral segue o tom escurecido, painel de instrumentos com duas telas de 4,7" coloridas e central multimídia SYNC3. Os bancos nesta versão são de tecido.
Embora tenha como base de equipamentos a versão XLS, a nova Ford Ranger Storm 2020 pega emprestado o motor das versões XLT e Limited, o 3.2 de 5 cilindros, turbodiesel, com 200 cv e 47,9 kgfm de torque, ligado ao câmbio automático de 6 marchas (Ford 6R80). Também permanece o sistema de tração 4x4 com reduzida e diferencial traseiro blocante. Já que estamos falando de fora-de-estrada, os ângulos de entrada e saída são os mesmos das demais versões, com 28º de entrada e saída de 27º, com capacidade de imersão de 800 mm.
Ao entrar na Ranger Storm, não há mudanças específicas em relação às demais. A ignição do motor é na chave, todos os ajustes estão presentes (profundidade e altura do volante, ajuste de altura dos bancos, retrovisores elétricos). O primeiro teste foi no Campo de Provas da Ford, localizado em Tatuí. Como não há alterações mecânicas e de suspensão, a grande curiosidade era pela estabilidade e ruído com os pneus All Terrain. Desenvolvido sob medida em parceria com a Pirelli, a novidade se mostrou surpreendente silenciosa na asfalto e com praticamente o mesmo controle dos pneus totalmente on-road. Na pista de teste, foi possível atestar essa condição de picape na mão em velocidades superiores às permitidas em nossas vias.
O mesmo vale para estradas de terra. O Campo de Provas possui uma extensa pista off-road com vários tipos de imperfeições, valetas e buracos. Novamente, os pneus entregam boa aderência mesmo em velocidades mais rápidas na terra, mantendo o nível de ruído baixo na cabine. Além de encarar um trecho com muita lama, também passamos em um tanque com 800 mm de água - mesma capacidade das outras versões. Para quem encara este tipo de travessia com mais frequência, a Ford oferece o snorkel como acessório original.
A Ranger Storm é bem completa. O pacote de equipamentos segue o da versão XLS 2.2 4x4 AT, com 7 airbags (frontais, de cortina, laterais e de joelho para o motorista), controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, assistente de descida, controle de reboque, sistema anticapotamento e o sistema adaptativo de carga. Ela também traz protetores de cárter e de tanque de combustível.
Em termos de conforto, entrega ar-condicionado de duas zonas, direção elétrica, sistema SYNC 3 com tela de 8" e espelhamento de smartphones via Apple CarPlay e Android Auto, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro e duas telas configuráveis no painel com 4,2" cada, além do piloto automático e computador de bordo.
Em relação a XLS 2.2, a nova Ranger Storm tem o diferencial de vir equipada com o motor 3.2, mas traz bancos em tecido e não traz partida por botão e retrovisores rebatíveis.
No posicionamento de preços, a Ford Ranger Storm 2020 leva vantagem ao entregar quase os mesmos equipamentos por R$ 150.990, ou seja, quase R$ 10 mil a menos do que a XLS 2.2.
Aos 60 primeiros compradores, a Ford entregará o snorkel e a capota marítima gratuitamente. Depois, podem ser comprados como opcionais para os demais clientes por R$ 3.600 e R$ 2.060, respectivamente.
No fim das contas, a Ranger Storm não traz acerto de motor e suspensão mais apimentado, mas entrega o melhor motor, o bom conjunto 4x4 e visual off-road para quem quer uma picape para enfrentar o fora-de-estrada com mais segurança e conforto a um preço atrativo dentro da linha.
MOTOR | dianteiro, longitudinal, 5 cilindros, 20 válvulas, 3.198 cm3, turbo e intercooler, diesel |
POTÊNCIA/TORQUE |
200 cv a 3.000 rpm; 47,9 kgfm de 1.750 a 2.500 rpm |
TRANSMISSÃO | câmbio automático de 6 marchas, tração 4×2 (traseira), 4×4 e 4×4 com reduzida |
SUSPENSÃO | independente com braços sobrepostos e molas helicoidais na dianteira e eixo rígido com feixe de molas na traseira |
RODAS E PNEUS | liga-leve aro 17" com pneus Pirelli All Terrain Plus 265/65 R17 |
FREIOS | discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS e ESP |
PESO | 2.230 kg em ordem de marcha |
DIMENSÕES | comprimento 5.354 mm; largura 1.860 mm; altura 1.848 mm; entre-eixos 3.220 mm |
OFF-ROAD | ângulo de entrada 28º; ângulo de saída 27º; altura livre do solo: 232 mm |
CAPACIDADES | volume da caçamba 1.180 litros, carga útil 1.002 kg, tanque 80 litros |
PREÇO | R$ 159.990 |
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