Teste: Audi RS4 Avant é raça, amor e paixão
450 cv + família = S2
Já peço desculpas a você que busca um teste do RS4 Avant sem deixar transparecer paixão ou admiração. É difícil não colocar ao menos um pouco de sentimento ao ter em sua garagem uma das únicas peruas superesportivas do mercado global. Se não concorda, é melhor parar por aqui e procurar alguma avaliação de SUV.
Os portões da Audi se abriram e lá estava o RS4 Avant vestindo seu uniforme cinza, com rodas aro 20" e enormes discos de freios acompanhados de pinças vermelhas. No evento de lançamento em conjunto com o RS5, o coupé mostrou melhor desenvoltura na pista, porém, nada é mais hipnotizante que a carroceria de uma station wagon equilibrada e, no caso do RS4 Avant, alargada e baixa.
A quarta geração do RS4 Avant (desconsiderando o RS2, uma das obras de arte automotivas do mundo) vive sob o código B9 e está baseada na mesma plataforma dos demais A4, a MLB Evo, a variação para motores longitudinais da MQB. Falando em motor, é o que mais diferencia o RS4 dos demais membros da família, e merece um parágrafo à parte.
O V6 de 2.9 litros faz parte da família EA839, que ainda enquadra o V6 3.0 que equipa, por exemplo, o Porsche Panamera. A maior diferença entre os dois é o curso dos pistões, 3 mm menor que no 3.0 - são 84,5 mm de diâmetro e 86 mm de curso. Isso permite uma taxa de compressão menor e faz com que o motor gire mais, além haver maior pressão nos turbos posicionados entre as bancadas de cilindros. Os caracóis têm geometria variável e trabalham entre 1,2 e 1,5 bar de pressão, resultando em 450 cv e 61,2 kgfm de torque já a 1.900 rpm. Os comandos têm variador de tempo na admissão e escape, e de abertura na admissão. Pesa apenas 182 kg.
Diferente do A4 também é a transmissão. No lugar da dupla embreagem, está um câmbio automático de 8 marchas ligado ao sistema de tração integral Quattro, como manda o figurino de esportivos da marca. Apesar de ter conversor de torque, as trocas são rápidas como em uma caixa de dupla embreagem e permitem até alguns abusos nas reduções. No uso "normal", as mudanças são suaves e quase imperceptíveis, principalmente no modo Comfort.
E é aqui que o RS4 Avant faz fãs. Aperte um botão e tenha praticamente uma A4 Avant "original" para usar na cidade, fazer compras, colocar as cadeiras das crianças no banco traseiro e até fazer viagens longas - o consumo de 11,9 km/l na estrada permite rodar cerca de 690 km sem abastecer. Apesar dos 450 cv, o consumo na cidade também foi contido para a potência, com 6,4 km/l - alguns carros com menos poderio fazem menos, lembrando que bebe apenas gasolina.
A não ser pelo cuidado com os pneus de perfil "chiclete" e o para-choque dianteiro baixo, o RS4 Avant é dócil e confortável, já que a suspensão conta com amortecedores adaptativos que mudam sua rigidez conforme o modo de condução selecionado. Cheguei a ouvir que era um A4 "tunado"...
Mas o melhor aparece quando buscamos o modo Dynamic no botão localizado logo abaixo do controle do ar-condicionado, o Audi Drive Select. As válvulas no coletor de escape abrem, o ronco fica provocante, a suspensão enrijece e as respostas do acelerador se tornam bem sensíveis, além de as trocas de marchas ficarem mais rápidas e brutas. Trave os pés no freio e no acelerador ao mesmo tempo, comece a contagem regressiva do controle de largada e, ao soltar o freio, você precisará de apenas 3,8 segundos para chegar aos 100 km/h - e mais alguns poucos para correr o risco de perder sua habilitação. Os pneus 275/30 R20 agarram no chão, a tração Quattro leva 60% da força para o eixo traseiro e 40% para o dianteiro e a perua que, até então era familiar, dispara como um esportivo puro sangue.
Se seu negócio é andar nas serras da vida, o RS4 é seu carro também. Junte a suspensão "travada" com os pneus largos, freios extremamente eficientes (não são todos os carros de 1.700 kg que estancam de 100 a 0 km/h em 34,7 metros) e tração integral a uma direção direta e tenha uma máquina devoradora de curvas. A vantagem de uma perua diante um SUV é essa: tem interior para cinco pessoas com conforto e um porta-malas de 505 litros (com abertura elétrica da tampa) sem abrir mão da dinâmica de um sedã.
Eu avisei que este teste seria algo para mostrar que o RS4 não é uma escolha racional. Custa R$ 546.900. OK, é muito, mas entrega espaço interno, 450 cv, comportamento de esportivo e diversas tecnologias de carro de luxo, como central multimídia de última geração, piloto automático adaptativo e assistente de faixa (estes dois últimos opcionais). É diversão garantida para pai, mãe e filhos. Ou amigos, amigas e colegas de trabalho.
Ficha Técnica - Audi RS4 Avant 2019
MOTOR | dianteiro, longitudinal, 6 cilindros em V, 24 válvulas, 2.894 cm³, injeção direta, biturbo, gasolina |
POTÊNCIA/TORQUE |
450 cv de 5.700 e 6.700 rpm/61,2 kgfm de 1.900 a 5.000 rpm |
TRANSMISSÃO | câmbio automático de 8 marchas, tração integral |
SUSPENSÃO | braços sobrepostos na dianteira e multilink na traseira |
RODAS E PNEUS | liga leve de 20" com pneus 275/30 R20 |
FREIOS | discos ventilados nas quatro rodas com ABS e ESP |
PESO | 1.715 kg em ordem de marcha |
DIMENSÕES | comprimento 4.781 mm, largura 1.866 mm, altura 1.404 mm, entre-eixos 2.826 mm |
CAPACIDADES | tanque 58 litros; porta-malas 505 litros |
PREÇO | R$ 546.900 |
MEDIÇÕES MOTOR1 BR (gasolina) | ||
---|---|---|
Audi RS4 Avant | ||
Aceleração | ||
0 a 60 km/h | 1,8 s | |
0 a 80 km/h | 2,7 s | |
0 a 100 km/h | 3,8 s | |
Retomada | ||
40 a 100 km/h em S | 3,0 s | |
80 a 120 km/h em S | 2,7 s | |
Frenagem | ||
100 km/h a 0 | 34,7 m | |
80 km/h a 0 | 22,5 m | |
60 km/h a 0 | 12,9 m | |
Consumo | ||
Ciclo cidade | 6,4 km/l | |
Ciclo estrada | 11,9 km/l |
Galeria: Audi RS 4 Avant 2019 - Lançamento no Brasil
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