Antes mesmo de apresentar o Ka reestilizado, em 2018, a Ford mostrou a versão Freestyle. Aposta aventureira da marca, ela foi melhor aceita pelo público do que era imaginado pela marca. Segundo a Ford, o Ka Freestyle domina cerca de 10% da linha Ka mesmo custando entre R$ 64 mil e R$ 68 mil. E essa fatia deve aumentar com esta novidade, o Ka Freestyle 1.0, que puxa o preço para baixo.
O Ka Freestyle tem um bocado de diferenças em relação aos demais Ka. Mais do que simplesmente uma suspensão elevada, o Freestyle traz batentes hidráulicos (seguram melhor o impacto para evitar o fim de curso do amortecedor), barra estabilizadora mais grossa, bitolas 30 mm mais largas, eixo traseiro 30% mais rígido e coxins de motor hidráulicos. A altura livre do solo é de 188 mm.
Mesmo com o motor 1.0, a versão manteve entre os itens de série os controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas e o sistema anti-capotamento. Ao lado do Polo MPI, é o único carro 1.0 aspirado com estes itens de segurança. A calibração da direção elétrica é específica para o Freestyle. Nenhum ajuste, porém, foi feito no conjunto com o motor 1.0.
Falando em motor, o 1.0 de 3 cilindros já é conhecido do Ka, com até 85 cv de potência e 10,7 kgfm de torque, ligado ao câmbio manual MX65 de cinco marchas sem qualquer alteração na relação em comparação com as versões S, SE e SE Plus 1.0. Ou seja, pegue o Ka Freestyle 1.5 e coloque o motor 1.0 aspirado das demais versões. Falando em 1.5, ele agora fica disponível apenas com câmbio automático de 6 marchas, perdendo a opção do câmbio manual.
O Ka Freestyle 1.0 pesa 1.081 kg, ou 44 kg a mais que a versão SE 1.0 e 5 kg a menos que o falecido Freestyle 1.5 manual - o que justifica a Ford não ter feito qualquer alteração na suspensão. Se a diferença de peso em motores mais potentes não interfere no desempenho, o mesmo não podemos dizer quando se trata de um carro "milzinho".
Recentemente comparamos o Ka 1.0 SE com o Fiat Argo 1.0, então a lembrança do modelo é recente. Se a versão SE já demonstrou gostar de girar, no Freestyle é ainda mais claro esse comportamento do tricilíndrico. Em alguns momentos o hatch parece até ser mais pesado do que a ficha técnica indica, também pela aerodinâmica prejudicada de um carro mais alto. Para extrair a força do Ka Freestyle, é preciso fazer as trocas de marchas depois do que o indicador mostra no painel. A Ford fala em 0 a 100 km/h em 15,1 segundos, ou 1,2 segundo a mais do que o SE registrou em nossos testes.
Em compensação, direção e suspensão agradam mais do que as versões normais. A direção é mais firme e responsiva e a suspensão elevada torna o carro mais confortável até para passar em buracos mais fundos e lombadas sem dar final de curso. A regulagem de altura do banco e da coluna de direção permitem um amplo "range" de ajuste, desde uma posição mais baixa até uma mais alta.
O mais interessante do Ka Freestyle 1.0 é manter os controles de tração e estabilidade da versão 1.5. Por R$ 56.690, traz sistema multimídia SYNC 2,5 (uma versão mais simples do SYNC 3 e única opção para a família Ka na linha 2020), direção elétrica, ar-condicionado, conjunto elétrico e computador de bordo, entre os principais itens. É R$ 2.300 mais barato que o Fiat Argo Trekking que, apesar de ter motor 1.3, não traz os itens de segurança nem como opcionais.
Na onda dos aventureiros, o Ka Freestyle 1.0 aparece como a opção mais acessível (se desconsiderar Mobi Way e Kwid Outsider), mas, por um pouco a mais, o Argo Trekking 1.3 promete forte concorrência.
MOTOR | dianteiro, transversal, 3 cilindros em linha, 12 válvulas, duplo comando com variador de fase na admissão e escape, 997 cm³, flex |
POTÊNCIA/TORQUE |
80/85 cv a 6.500 rpm / 10,2/10,7 kgfm a 3.500 rpm |
TRANSMISSÃO | câmbio manual de 5 marchas, tração dianteira |
SUSPENSÃO | independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira |
RODAS E PNEUS | liga leve de 15" com pneus 185/60 R15 |
FREIOS | discos ventilados na dianteira e tambores na traseira com ABS e EDB |
PESO | 1.081 kg em ordem de marcha |
DIMENSÕES | comprimento 3.954 mm, largura 1.695 mm, altura 1.564 mm, entre-eixos 2.491 mm |
CAPACIDADES | tanque 51 litros; porta-malas 257 litros |
PREÇO | R$ 56.690 |
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