Lançado em setembro, o novo Jetta trouxe diversas evoluções nesta virada de geração, mas trouxe junto um considerável aumento de preços. Com a tabela começando nos R$ 109.900, pode ter assustado os compradores de sedã médio que olham as versões de entrada de Honda Civic, Toyota Corolla e Chevrolet Cruze, todas abaixo dos R$ 100.000.
Desde o começo, a Volkswagen sabia disso. No início de dezembro, a marca então lançou a versão 250 TSI do Jetta, opção de entrada que custa R$ 99.990 e tem como opcional apenas as cores metálicas por R$ 1.480. Vem ao encontro do Honda Civic Sport CVT (R$ 98.900), Toyota Corolla GLi (R$ 90.990) e Chevrolet Cruze LT (R$ 96.790).
Apesar de ser a versão de acesso, o Jetta 250 TSI mantém a mesma base mecânica das versões Comfortline e R-Line. Isso inclui o motor 1.4 TSI (turbo e injeção direta flex) de 150 cv e 25,5 kgfm de torque a 1.400 rpm ligado ao câmbio automático de seis marchas, freio a disco nas quatro rodas e o mesmo acerto de suspensão e direção das demais versões. Isso é bom pois, ao lado do Cruze (153 cv e 24,5 kgfm) são os únicos do segmento com motorização turbo em todas as versões.
Por fora, o que mais chama a atenção são as rodas, já que as de 16" substituem as de 17". Até a ausência dos faróis de neblina passa despercebida, uma vez que os faróis e lanternas mantêm a iluminação completa em LEDs e há até mesmo sensores de estacionamento dianteiro e traseiro - mas não câmera de ré. Por dentro, o couro foi abolido dos bancos e do volante, que ganha acabamento prata, e somem os LEDs de decoração interna.
O bom do Jetta 250 TSI (ele não tem um nome de versão, apenas esse), é que os cortes se limitaram aos equipamentos. Com o mesmo motor 1.4 TSI das demais versões, o sedã é esperto e entrega força logo cedo. Não há os modos de condução, então quem irá ditar o ritmo de consumo ou esportividade é você, no máximo mudando o câmbio para o modo Sport e trocando as marchas pela alavanca - não há borboletas em nenhuma versão do Jetta por enquanto.
Quando testamos a versão R-Line, o sedã acelerou de 0 a 100 km/h em 9,1s, com retomada 40 a 100 km/h em 6,8 s e de 80 a 120 km/h em 6,2 s. A sensação é que nada muda no 250 TSI, com a maior diferença sentida apenas no conforto, já que as rodas de 16" e pneus 205/60 filtram ainda mais os impactos do asfalto e deixam a condução ainda mais confortável.
No demais, o bom acabamento se mantém, apesar da ausência do couro, e os detalhes em prata no volante são mais simpáticos pessoalmente que pela fotos. Ponto para a VW foi manter a central multimídia de 8", uma das melhores e mais completas do mercado. No geral, o Jetta de entrada repete o foco no conforto, abrindo mão da tocada esportiva da antiga geração. Para os antigos fãs, resta esperar a estreia da versão 2.0 TSI.
Quanto custa?
Para ficar R$ 10 mil mais barato, o Jetta 250 TSI abriu mão do couro, da partida e abertura de portas com chave presencial, do seletor de modo de condução, dos LEDs internos, faróis de neblina, rodas de 17" e retrovisor interno fotocrômico. Em compensação, manteve faróis e lanternas em LEDs, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, seis airbags, central multimídia com espelhamento de smartphones e a mesma mecânica das demais versões.
Colocando na ponta do lápis, é uma versão interessante e traz o Jetta para onde estão acontecendo a maior parte das vendas do segmento - basta ver o Corolla XEi a promocionais R$ 99.990. A VW diz que só não a ofereceu este modelo desde o lançamento porque a chegada do México só aconteceria a partir do terceiro mês de importação. Agora é ver se, além do preço mais baixo, a VW vai entrar na disputa de promoções e benefícios nas concessionárias.
MOTOR | dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, 16 válvulas, 1.395 cm3, duplo comando, injeção direta turbo, flex |
POTÊNCIA/TORQUE |
150 cv a 5.500 rpm; 25,5 kgfm de 1.400 a 3.500 rpm |
TRANSMISSÃO | câmbio automático de 6 marchas, tração dianteira |
SUSPENSÃO | independente McPherson na dianteira e eixo de tração na traseira |
RODAS E PNEUS | liga-leve aro 16" com pneus 205/60 R16 |
FREIOS | discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com ABS e ESP |
PESO | 1.331 kg em ordem de marcha |
DIMENSÕES | comprimento 4.702 mm, largura 1.799 mm, altura 1.474 mm, entre-eixos 2.688 mm |
CAPACIDADES | porta-malas 510 litros, tanque 50 litros |
PREÇO | R$ 99.990 |
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