Já aceleramos a nova Kombi do futuro - veja impressões

Elétrica, legal e virando realidade, finalmente!

Volkswagen I.D. Buzz Concept at Pebble Beach Volkswagen I.D. Buzz Concept at Pebble Beach

– Pebble Beach, California

Com velocidade máxima de 40 km/h, o Volkswagen I.D. Buzz é um dos carros mais lentos que cruzam os 27 km de Pebble Beach durante o Monterey Car Week. De fato, a fila de carros atrás de mim crescia a cada minuto enquanto eu dirigia o conceito amarelo pela costa da Califórnia. Mas isso não tem importância. Todos amam esta coisa - as pessoas atrás de mim seguravam os smartphones para fora da janela para tirar fotos e passavam dizendo "legal" e sorrindo. Nunca recebi tantos elogias em apenas uma tarde. 

Mas o que eu estava fazendo dirigindo um carro conceito pela praia? Seus pneus limitaram a velocidade, enquanto o carro inteiro tremia em cada lombada que passava. Não, não vamos falar sobre como é, necessariamente, andar nesse carro aqui, além do fato de que, sim, o I.D. Buzz pode ser dirigido. O volante é estranho de segurar, com seu formato retangular, e é pesado. Acelerador e freios são rígidos, mas não estava ligando muito para isso. Mas ao menos as luzes de sinalização funcionavam. Na verdade, a Volkswagen apenas me deixou dar uma volta no I.D. Buzz para falar sobre seu anúncio recente da volta da Kombi. 

 Na verdade, a Volkswagen apenas me deixou dar uma volta no I.D. Buzz para falar sobre seu anúncio da volta da Kombi 

Sim, em 2022 a Kombi voltará ao mercado (ao menos o norte-americano). Será o terceiro veículo lançado da nova família de elétricos da VW, depois do I.D hatchback e do I.D. Crozz CUV, ambos já com produção confirmada. A VW diz que a versão de produção terá 374 cv e autonomia de 430 km. Mas, por enquanto, o conceito que dirijo usa uma versão do motor elétrico do e-Golf, pois é o que está disponível. "Ele foi feito apenas para entrar e sair do palco", um representante da VW me lembrou. 

Mas não é apenas um showcar. Há alguns pontos que mostram o carro de produção. O tamanho e perfil, por exemplo, são bons representantes do que estará nas ruas um dia. A VW diz que largura e altura são quase os do carro final, mas será um pouco menor no comprimento, usando a plataforma modular MEB, base de todos os novos elétricos da marca. 

Meu único pedido é que a VW mantenha essa cor e os detalhes do interior combinando na versão de produção 

Mas como o carro de produção será? Seu palpite é como o meu. Tenho visto modelos modernos da VW com o mesmo formato da Kombi no decorrer dos anos. O Bulli e Budd-e são parecidos com o I.D. Buzz de hoje - detalhes como faróis e lanternas devem mudar, mas o formato será o da Kombi (com a frente reta, seguindo padrões de crash test com pedestres). Câmeras laterais virarão retrovisores. As grandes rodas serão reduzidas e terão pneus de verdade. Meu único pedido é que a VW mantenha essa cor e o interior combinando na versão de produção. 

Falando nele, o interior será legal como o do conceito, com banco traseiro e diversas peças móveis. No conceito, há um lounge, com um sofá de dois lugares no fundo, sistema de entretenimento no meio e um piso que guarda um iPad com internet e 4 portas USB para carregar smartphones dos passageiros. Você pode deslizar o módulo entre os banco do motorista e do passageiro dianteiros, para facilitar o acesso aos controles do sistema multimídia quando não há pessoas atrás. 

Ao volante, um grande para-brisa bem na sua frente. A VW diz querer manter a sensação da clássica Kombi, com bastante área envidraçada, principalmente na dianteira. Se largura e altura serão os mesmos do conceito, o espaço para ombros e cabeça será quase uma reprodução com bastante espaço interno. 

Não perca as esperanças de ter algo futurista. O volante retangular com botões para seleção de marchas, indicador de direção e outros controles? Será algo mais convencional. O que pode acontece é a possibilidade dele se esconder totalmente no painel, permitindo que o banco do motorista vire 180º para ficar de frente aos passageiros de trás. Claro, isso significa que os I.D terão sistemas autônomos. Mas até 2022 teremos isso. É o futuro!

Enquanto o futuro não vira presente, muito do I.D. Buzz de produção se mantém como mistério. A boa notícia é que ele será vendido nos Estados Unidos. E considerando a boa resposta que os conceitos receberam com os anos, imagino que será um veículo de nicho que agradará muitos compradores. Abram suas carteiras, surfistas da Califórnia. A Volkswagen quer seu dinheiro! 

Fotos: Volkswagen

Envie seu flagra! flagra@motor1.com