F1: McLaren culpa Antonelli por batida com Piastri em São Paulo
Australiano recebeu uma penalidade de 10s por colidir com o piloto da Mercedes; Leclerc tem a mesma opinião
O chefe da McLaren na Fórmula 1, Andrea Stella, considera que Oscar Piastri recebeu uma penalidade "dura" durante o GP do São Paulo, alegando que Andrea Kimi Antonelli também teve culpa.
Piastri recebeu uma penalidade extra de 10 segundos em Interlagos depois de 'empurrar' a Mercedes de Antonelli em Charles Leclerc quando ele assumiu a segunda posição na parte interna da Curva 1, com os carros separados por três.
Os comissários disseram que o piloto da McLaren foi "totalmente responsável pela colisão" porque Piastri não estava totalmente ao lado de Antonelli e observaram que ele também travou no processo.
Mas Piastri discordou da decisão desde então, assim como Leclerc, que disse que o novato da Mercedes "fez a curva como se Oscar nunca tivesse estado lá", um veredicto que Stella também concordou.
"Em termos de penalidade, eu diria que foi definitivamente dura", disse ele. "É verdade que vimos um pequeno travamento de Oscar, mas, ao mesmo tempo, ele conseguiu manter a trajetória, que é o que conta".
"Acho que a responsabilidade deve ser compartilhada com Kimi, porque Kimi sabia que Oscar estava por dentro e a batida provavelmente poderia ter sido evitada, talvez Kimi também estivesse preocupado com Leclerc por fora - uma situação difícil, obviamente".
"Mas acho que, no geral, a penalidade é dura para Oscar, por ser considerado totalmente culpado por esse incidente. Ao mesmo tempo, agora está feito, por isso reitero o respeito que temos pelos comissários, aceitamos e seguimos em frente".
Piastri terminou em quinto lugar, enquanto seu companheiro de equipe e rival pelo título, Lando Norris, venceu na pole, o que significa que o britânico agora tem 24 pontos de vantagem no campeonato, faltando três etapas.
Foi uma reviravolta notável de Norris, que tinha um déficit de 34 pontos depois de Zandvoort, mas nos seis GPs desde então ele conquistou duas vitórias e três pódios adicionais - em comparação com nenhuma vitória e apenas um pódio para Piastri.
Portanto, quando perguntado se agora o título de Norris pode ser perdido, Stella disse: "Para mim, a única maneira de analisar a classificação é fazer uma corrida de cada vez e garantir a maximização dos pontos que marcamos".
"Embora possa ser um bom exercício falar sobre a F1, o que é justo, olhar para a combinação, 'agora é um campeonato que Lando já ganhou, não ganhou', é tão acadêmico. Do ponto de vista do piloto, do ponto de vista da equipe, só temos que nos certificar de que permanecemos focados em nós mesmos e focados em executar fins de semana como Lando executou aqui no Brasil ou no México".
"E, por exemplo, com Oscar, garantir que nossas oportunidades sejam aproveitadas. Sinceramente, no que diz respeito aos pontos, vamos dar uma olhada no final de Las Vegas e veremos onde estamos e, da mesma forma, depois de Catar e Abu Dhabi".
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Logan, o vencedor moral das 24 Horas de Nürburgring de 2026
Oficial: novas Fiat Toro e Ram Rampage crescerão e poderão ser híbridas
Lotus de Senna na temporada de 1986 pode ser seu por R$ 63 milhões
BMW M 1000 RR ganha edição limitada Isle of Man TT de 115 unidades
As tecnologias da Fórmula 1 que você usa sem nem perceber
GWM já produziu 10.000 carros em Iracemápolis (SP) e terá segunda fábrica
As marcas de carros que você reconhecerá no grid da F1 em 2026