Os 3 carros mais vendidos da Europa em 2024 não são SUVs
Acredite se quiser: O Dacia Sandeiro ficou em 1º lugar, na frente de Renault Clio e VW Golf
Há anos, a morte dos carros tradicionais virou assunto nas rodinhas de amigos, mesas de bar e grupos de internet. E sempre da maneira mais dramática possível. É claro que os utilitários esportivos e as picapes assumiram o controle em diversas regiões, mas os europeus ainda adoram seus pequenos hatches e peruas.
Em 2024, por exemplo, os três modelos mais vendidos por lá foram carros pequenos: O Sandero (que na Europa é vendido como Dacia), seu primo mais refinado Renault Clio e o médio Volkswagen Golf.
Dacia Sandero Stepway
Renault Clio E-Tech
Volkswagen Golf 8
A Dataforce, empresa alemã de pesquisa de mercado de automóveis, lista o compacto romeno com 270.111 vendas nas regiões da União Europeia, países membros da Associação de Livre Comércio da Europa (EFTA) e Reino Unido. O Dacia cresceu 14,3% no último ano. O Sandero terminou bem à frente de seu irmão de plataforma sofisticado, o Clio, que terminou 2024 com 216.569 unidades (+6,5% em relação a 2023).
Modelo | Vendas | Diferença Ano a Ano |
Dacia Sandero | 270.111 | +14,3% |
Renault Clio | 216.569 | +6,5% |
Volkswagen Golf | 216.549 | +17,5% |
Tesla Model Y | 210.484 | -17,5% |
Volkswagen T-Roc | 203.611 | -1,5% |
Peugeot 208 | 199.820 | +2,7% |
Volkswagen Tiguan | 195.297 | +12,1% |
Toyota Yaris Cross | 194.512 | +10,1% |
Skoda Octavia | 182.801 | +13,3% |
Toyota Yaris | 180.806 | +13,8% |
Já se foram os dias em que o VW Golf dominava as tabelas de vendas na Europa. O modelo alemão teve que se contentar com o terceiro lugar, com 216.549 carros (+17,5% em relação ao ano anterior).
Sim, apenas 20 unidades separam o Clio e o Golf e, como os números da Dataforce representam 98% de todos os carros vendidos em dezembro na UE+EFTA+Reino Unido, é um dado confiável, ainda que apertado.
VW Golf MK8,5
Renault Clio 2024
É fácil ver porque o Sandero foi o número 1 no ano passado. Assim como todos os modelos da Dacia, ele é um carro prático com um preço relativamente baixo na Europa, equipamentos decentes e estilo inofensivo. Em alguns países, o Sandero é vendido de fábrica ainda com um motor compatível com gás liquefeito de petróleo (GLP) - que conhecemos como GNV - o que torna sua utilização ainda mais barata.
Dacia Sandero Stepway
No mercado doméstico da Dacia, a Romênia, o GLP/GNV custa cerca da metade do preço da gasolina comum. As vendas poderiam ter sido ainda maiores caso a Dacia tivesse mantido o motor a diesel usado pelos modelos da geração anterior.
No entanto, a marca romena abandonou em grande parte o combustível na Europa para atender às regulamentações de emissões cada vez mais rígidas.
Para manter o preço baixo, ainda não há um Sandero com eletrificação. No entanto, o CEO da Dacia, Denis Le Vot, disse à Automotive News Europe que isso mudará em 2027, quando o carro da próxima geração ganhará uma variante elétrica.
Impulsionada pelo sucesso de seu hatch, a Dacia é agora uma força a ser reconhecida na área da UE+EFTA+Reino Unido. Os números publicados pela Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA) mostram que a marca teve uma participação de mercado de 4,5% no ano passado. Ela ficou à frente da Hyundai e da Kia, ambas com 4,1% de participação. Ela superou com folga a Ford, que caiu para apenas 3,3%.
VEJA EM NOSSO YOUTUBE
Fonte: Automotive News Europe, Dataforce, European Automobile Manufacturers' Association (ACEA)
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Sandero 2027: projeção mostra o hatch inspirado em Duster e Bigster
Veja quais foram os carros mais vendidos do Reino Unido em 2024
Sandero terá nova geração em 2027 com design robusto e versão elétrica
Sim: alguém pagou R$ 200 mil em um Chevette
Lista: Os 50 carros mais vendidos na Europa em 2021
Ram quer entrar no mercado de minivans com modelo familiar
Novo Sandero 2022 recebe apenas 2 estrelas em teste de colisão