Nissan Kicks, mais perto do lançamento no Brasil, aparece em SP
Nova geração chega em breve para ocupar o andar de cima enquanto geração atual do SUV ganhará sobrenome Play
Janeiro é mês de férias e com ela os flagras de carros novos também se tornam mais frequentes. Desta vez, o modelo visto nas ruas é a nova geração do Nissan Kicks, que já tem produção confirmada para este ano na fábrica da marca em Resende (RJ), de onde deve compartilhar linha de montagem com a atual geração. O flagra abaixo, publicado pelo perfil Placa Verde, mostra o novo modelo passeando por Cotia, na região Grande São Paulo.
Completamente reformulada, a nova geração do Nissan Kicks é maior, mais espaçosa e mais refinada que a atual comercializada no Brasil e que deve permanece à venda atuando como opção mais acessível. Ao todo, mede 4.366 mm de comprimento (5,6 cm maior do que o antigo) e conta com 2.656 mm de entre-eixos (+ 3,6 cm).
A largura aumentou para 1.800 mm (+ 4 cm) e a altura agora é de 1.630 mm (+ 2 cm). A Nissan garante que o espaço para ombros cresceu 4,3 centímetros e a área para pernas nos bancos traseiros aumentou 2,2 cm.
Nos Estados Unidos, onde já é vendido, oferece de série equipamentos como controle de cruzeiro adaptativo, faróis de LED, tela sensível ao toque de 7" e os recursos do pacote Safety Shield 360 da Nissan, que inclui frenagem automática de emergência, assistência de farol alto, monitor de ponto cego, alerta de tráfego cruzado, alerta de saída de faixa, frenagem automática em manobras de ré e outros.
Por aqui, no lugar do motor 1.6 16V HR16DE que equipa a atual geração do SUV, a marca deve apostar num motor 1.0 turbo, possivelmente o mesmo motor TCe utilizado pelo Renault Kardian, algo que é possível graças a aliança entre Renault-Nissan-Mitsubishi - que, apesar de ameaçada pelos flertes com a Honda, não devem afetar a motorização do SUV. O propulsor é fornecido pela HORSE, divisão independente que tem participação da francesa.
No modelo francês, ele gera 125 cv e 22,4 kgfm, números bem superiores aos do motor 1.6 aspirado da marca japonesa, que gera até 113 cv e 15,3 kgfm. Ambos os valores, vale dizer, são com etanol. As diferenças, entretanto, devem ficar na parte do câmbio: enquanto o Kardian utiliza um DCT de dupla embreagem de seis marchas, o japonês continuará utilizando câmbio CVT.
Outra novidade é a troca da suspensão traseira de eixo de torção por um sistema multilink independente, considerado mais estável e refinado. Além disso, todas as versões nos EUA do Kicks usam freios a disco ventilados nas rodas dianteiras e sólidos nas traseiras.
Isso vai de encontro com as intenções da marca de posicionar a nova geração em um patamar mais alto do segmento, tendo assim mais armas para disputar com alguns modelos que já flertam com modelos médios em preço e equipamentos, como Honda HR-V e Hyundai Creta.
Avaliação do Nissan Kicks de 2025
Geração atual vai virar Play
Com a nova geração chegando para ficar no topo do segmento de SUVs compactos, a marca pretende continuar com a geração atual do Kicks, mas agora com o sobrenome Play. A estratégia não é nova. Em 2020, ainda antes da atual geração do sedã Versa chegar ao mercado, a japonesa decidiu renomear a antiga geração do modelo para V-Drive, de forma a manter as duas por mais algum tempo e conseguir atender maiores faixas de mercado.
Nissan Kicks Sense
No caso do Kicks, apenas as versões de entrada, hoje chamadas de Active, Sense e Advance, devem permanecer no mercado, ficando numa faixa que possa atender o mercado de acesso, onde se encontram modelos menores, como Fiat Pulse, Renault Kardian e o futuro Volkswagen Tera, e também atender frotistas e o público PcD, que tem limitações de preço.
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Fonte: Placa Verde no Instagram
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