Regras de emissões deixam HB20 e Creta 1.0 TGDI mais fracos
Na linha 2025, modelos compactos da Hyundai equipados com motor 1.0 turbo perderam 5 cv na gasolina
Desde 1º de janeiro de 2025, com a entrada do Proconve L8, as regras de emissões no Brasil estão bem mais rígidas, prova disso pode ser vista nas recentes trocas de motorizações que estão ocorrendo em várias marcas e na mudança de cavalaria/torque de alguns modelos.
Começando pelos motores 1.0 Kappa, aspirados, que estão disponíveis somente na linha HB20, a potência permaneceu a mesma tanto no etanol quanto na gasolina, permanecendo com 80 cv e 75 cv, respectivamente.
Mas, surpreendentemente, houve ligeira melhora no torque quando abastecido com gasolina: agora são 9,6 kgfm versus 9,4 kgfm da linha anterior. No etanol, tanto o HB20 quanto o HB20S permanecem com 10,2 kgfm.
Motor 1.0 Kappa PL8 | Motor 1.0 Kappa PL7 | |
Potência (etanol) | 80 cv | 80 cv |
Torque (etanol) | 9,6 kgfm | 9,4 kgfm |
Potência (gasolina) | 75 cv | 75 cv |
Torque (gasolina) | 10,2 kgfm | 10,2 kgfm |
Consumo (etanol) | 9,7 km/l (cidade) e 10,9 km/l (estrada) | 9,6 km/l (cidade) e 10,8 km/l (estrada) |
Consumo (gasolina) | 13,4 km/l (cidade) e 15,4 km/l (estrada) | 13,4 km/l (cidade) e 15,3 km/l (estrada) |
Porém, a reprogramação dos motores atingiu diretamente a potência da linha 1.0 TGDI que equipa as versões mais equipadas dos compactos HB20 e do SUV Creta. A partir de agora, o motor passa a gerar 115 cv na gasolina. Antes, produzia 120 cv. Já no etanol, permanece a mesma potência. Veja os números:
Motor 1.0 TGDI PL8 | Motor 1.0 TGDI PL7 | |
Potência (etanol) | 120 cv | 120 cv |
Torque (etanol) | 17,5 kgfm | 17,5 kgfm |
Potência (gasolina) | 115 cv | 120 cv |
Torque (gasolina) | 17,5 kgfm | 17,5 kgfm |
Consumo (Etanol) | 9,2 km/l (cidade) e 10,7 km/l (estrada) | 13 km/l (cidade) e 15,2 km/l (estrada) |
Consumo (Gasolina) | 9,6 km/l (cidade) e 10,4 km/l (estrada) | 13,5 km/l (cidade) e 14,6 km/l (estrada) |
O Creta Ultimate, único a ser vendido com o motor 1.6 TGDI - uma evolução do motor Gamma G4FJ utilizado no New Tucson - com até 193 cv e câmbio de dupla embreagem não recebeu modificações, permanecendo com os mesmos dados de consumo e torque de outubro, ou seja, os mesmos 27 kgfm e consumo de 8,9 km (cidade) e 13,9 km (estrada) de quando a reestilização do SUV foi apresentada oficialmente. Esses números, vale lembrar, são sempre na gasolina.
HB20 recebe atualizações de componentes do Creta
Ainda em outubro, quando o Creta recebeu sua última reestilização, nosso editor Leonardo Fortunatti teve oportunidade de conhecer melhor as mudanças vistas no modelo e apontou, em reportagem publicada no Motor1.com Brasil, que a Hyundai havia feito algumas mudanças em componentes internos da motorização 1.0 TGDI do SUV, já o preparando para a nova legislação que entraria em vigor a partir de janeiro.
Agora, com a mudança nas regras de emissões, a marca unifica as melhorias promovidas na linha do SUV no fim do ano passado algumas modificações internas na parte do coletor de escape, que agora está integrado ao cabeçote. Na parte de temperatura, o Creta ganhou nova válvula termostática e nova bomba de óleo, ambas eletrônicas e controladas pela ECU do motor, que varia a pressão de óleo conforme a necessidade.
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