Nova geração do Sandero estreará em 2027 e resistirá à influência dos SUVs
Quarta encarnação permanecerá como hatchback tradicional e não será transformado em crossover
Veículo de destaque dentro do portfólio de produtos da Dacia (e em passado recente também da Renault), o Sandero caminha para logo mais trocar de geração. Rumores sobre o desenvolvimento da nova linhagem circulam desde o ano passado e ganham ainda mais força com declarações advindas da própria marca Foi o caso do chefe de design David Durand, que deu detalhes sobre o projeto em entrevista recente concedida à revista britânica Autocar.
De acordo com o executivo, o próximo Sandero seguirá fiel à fórmula que o consagrou desde a primeira geração e, portanto, continuará como um hatchback tradicional. Nesse sentido, apostará em aspectos como amplo espaço interno, praticidade, preços acessíveis e baixo consumo de combustível. Com isso, fica descartada qualquer possibilidade de transformar o Sandero em um pequeno SUV ou crossover, como vem acontecendo com modelos da concorrência.
Dacia Sandero 2023 - Avaliação
Além disso, Durand adiantou que a nova geração terá influência direta da nova linguagem de design da Dacia, a mesma já empregada nos modelos Duster e Bigster vendidos na Europa. Segundo fontes internas, o modelo seguirá com o mesmo porte (algo em torno de 4,10 metros de comprimento), mas terá carroceria com formas mais robustas e arrojadas.
A plataforma CMF-B será atualizada e, pela primeira vez, o Sandero terá uma variante puramente elétrica. Neste caso, será adotada a arquitetura CMF-B EV dos compactos da Renault, incluindo os novos Renault 4 e Renault 5. Para mater o chamariz de preços baixos, o Sandero elétrico abrirá mão de alguns recursos na comparação com os irmão de grupo. A bateria, por exemplo, será menor e a autonomia ficará entre 300 e 350 km.
Dacia Sandero da geração atual
A expectativa é oferecer o Sandero por cerca de 25.000 ou 27.000 euros, abaixo da média dos rivais. O lançamento é aguardado para 2027, com foco nos mercados da Europa. No Brasil, o Sandero saiu de linha em 2023 e não tem previsão de retornar ao portfólio da Renault. Por aqui, a marca apostará no lançamento de modelos mais caros e com margens de lucro mais folgadas, especialmente SUVs e picapes.
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Fonte: Autocar
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