Volkswagen abandonará dois segmentos icônicos até 2027; veja quais
Fãs de conversíveis e peruas com design mais elegante terão de procurar abrigo em outras marcas
O plano de reestruturação traçado pela Volkswagen para sair da crise deverá resultar em importantes mudanças estruturais tanto no curto quanto no médio prazo. Embora tenha recuado da ideia de fechar fábricas na Alemanha (pelo menos até 2030), a marca deverá realizar demissões, implementar transferências de produção (incluindo levar as linhas de montagem do Golf para o México) e até mesmo sair de alguns segmentos icônicos do mercado.
É o caso do nicho de conversíveis, onde a Volkswagen atualmente é representada pelo T-Cross Cabriolet. O modelo tem produção concentrada na fábrica alemã de Osnabrück (que foi salva do fechamento após acordo com sindicato) e deverá seguir em linha até 2027. Depois disso, no entanto, será descontinuado e não tem previsão de ganhar nova geração. Com isso, a marca sairá do segmento de descapotáveis depois de mais de 70 anos de atuação.
Volkswagen T-Roc Cabriolet Edition Grey
Com vendas concentradas principalmente na Europa, incluindo Alemanha, França e Itália, o T-Roc Cabriolet foi o segundo conversível mais vendido da região em 2023, perdendo apenas para o Mini Cooper Cabriolet. O leque de compradores é formado principalmente por fãs de outros descapotáveis famosos da Volkswagen, como o Golf Cabriolet e o icônico Eos (que chegou até mesmo a ser vendido no Brasil).
Volkswagen Arteon Shooting Brake R
Além dos conversíveis, a Volkswagen acaba de confirmar que deixará de lado o mercado de Shooting Brakes (peruas com design mais esportivo e emocional). Representante da marca na categoria, o Arteon Shooting Brake também era produzido em Osnabrück e acaba de ter seu fim oficialmente anunciado. Com isso, sai de linha sem direito à nova geração. A perua concorria diretamente com Genesis G70 Shooting Brake, Mercedes CLA Shooting Brake e outras.
Ao longo de 2024, vendeu cerca de 4.985 unidades em toda Europa. O Arteon liftback, vale lembrar, já havia sido descontinuado no início de 2024.
Volkswagen Arteon Shooting Brake R
Órfãos da perua estilosa terão de migrar para a concorrência ou então optar pela Passat Variant, que possui design bem mais sóbrio e apático. Até o final da década, o plano de reestruturação da Volkswagen resultará em modelos icônicos fora de linha e cerca de 35.000 trabalhadores demitidos.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Em breve no Brasil, novo VW Jetta GLI já chegou à Argentina
Os 10 carros mais baratos do Brasil em 2025
Golf no México e mais: os pseudo-alemães da Volkswagen
Citroën C3 e Aircross 2025/2025 chegam às lojas mais equipados
Volkswagen T-Cross começa 2025 com aumento de até R$ 3.800; veja tabela
Honda passa na frente da Mitsubishi e planeja ter SUV da Nissan
Graças ao Track, Polo foi o carro de passeio mais vendido do Brasil em 2024