Mustang Mach-E vendeu mais o Mustang a gasolina em 2024
O que parecia ser impossível há alguns anos aconteceu: SUV elétrico vendeu mais que versão a combustão
Quando o Ford Mustang Mach-E foi apresentado pela primeira vez no final de 2019, os fãs mais tradicionais do Mustang - e até mesmo muitos fãs casuais de carros - ficaram nervosos. Como, eles se perguntavam, a Ford poderia transformar um ícone dos EUA de desempenho movido a gasolina em um carro elétrico?
E um SUV elétrico, ainda por cima? Mas, embora as discussões do tipo "não é um Mustang de verdade" ainda estejam por aí em qualquer grupo de carros que você acesse, agora elas são muito menos vocais do que costumavam ser.
Ford Mustang GT Performance
Ford Mustang Mach-E GT Performance
O Mach-E rapidamente provou ser um carro mais utilizável para o dia-a-dia que seu equivalente a combustão, tendo excelente autonomia e maior capacidade de carga, além da possibilidade de levar 5 passageiros. Tanto que foi o segundo veículo elétrico mais vendido nos Estados Unidos, atrás apenas do Tesla Model Y - o que não é pouca coisa. Mas agora, o SUV elétrico ultrapassou até mesmo o tradicional Ford Mustang em vendas.
Os dados de vendas do ano completo de 2024 da Ford finalmente chegaram e, como nossos colegas do Motor1 USA apontaram, o Mustang tradicional acabou de ter seu pior ano de vendas da história. Mesmo sem concorrentes hoje, o pony car sofre pelo seu preço bem maior que as gerações anteriores e a preferência do mercado americano por SUVs e picapes.
Galeria: 2024 Ford Mustang Mach-E Rally Review
Situação muito diferente vive o Mustang Mach-E, que em 2024 teve seu melhor ano de vendas de todos os tempos, com 51.745 exemplares saindo dos lotes das concessionárias nos EUA. Isso representou um aumento de quase 27% em relação a 2023, quando o SUV vendeu 40.771 unidades. E em 2024, ele superou com folga o Mustang movido a gasolina, que vendeu apenas 44.003 exemplares - uma queda de quase 10% em relação ao ano anterior.
O Mach-E só melhorou desde que foi colocado à venda em 2021. Ele recebeu várias atualizações de software remotas e foi um dos primeiros elétricos não-Tesla a obter acesso à rede Supercharger da marca de Elon Musk por meio de um adaptador. Atualmente, ele pode ser adquirido nas versões Select básica, Premium mais sofisticada e nas esportivas GT e Rally, oferecendo até 515 km de autonomia e tempos de zero a 100 km de até 3,3 segundos.
Ford Mustang Mach-E GT Performance
A notícia pode ser desagradável para os fãs do V8 de 5,0 litros em todos os lugares, mas pelo menos o Mach-E não é deixa a desejar no departamento de velocidade - e provavelmente também é melhor para transportar crianças e compras.
Por aqui, a Ford do Brasil oferece o Mustang Mach-E na versão GT Performance a partir de R$ 486.000. Na motorização, traz dois motores elétricos que geram 487 cv de potência e tração integral, suficiente para que o SUV acelere de 0 a 100 km/h em apenas 3,7 segundos.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Os SUVs mais rápidos do mundo em 2025
VW recua 1,4% nas vendas globais e tem queda de 8,3% na China
Semana Motor1.com: Corolla 2024 nas lojas, F-150 híbrida e mais
Calmon: Fenabrave prevê crescimento de vendas morno em 2025, apenas 5%
Lançamentos Ford 2023: F-150, Ranger e Maverick híbrida virão ao Brasil
Fiat confirma Titano produzida na Argentina com novo visual e motor
Com F-150 e nova Ranger, Ford confirma 10 lançamentos para 2023 no Brasil