Toyota do Brasil fará picape rival da Fiat Toro até 2027
Nova picape monobloco deve ser baseada no conceito EPU, de 2023
Há cerca de um ano, no Salão de Tóquio (JAP), a Toyota apresentou um conceito de picape aos mesmos moldes de Ford Maverick e Fiat Toro, com tamanho menor que a Hilux e carroceria monobloco. Na ocasião, foi dito que o projeto estava sendo tocado há alguns anos pela divisão estadunidense da marca, mas que ainda não havia ganho sinal verde devido aos custos.
Parece que as coisas mudaram, já que nossos colegas do Motor1.com Argentina confirmaram a apresentação de uma nova picape menor que a Hilux para até 2027 durante evento com a rede de concessionários.
O evento foi uma surpresa, já que se esperava que os japoneses se concentrassem no novo SUV compacto Yaris Cross, que será seu lançamento mais importante no ano que vem, e que deve chegar em julho. Tanto o SUV quanto a picape farão parte de um investimento de US$ 2,2 bilhões que a Toyota anunciou para o Brasil em março passado para a modernização da fábrica da montada em Sorocaba, no interior paulista.
Toyota EPU Concept
Plataforma de Corolla
Como dito acima, a nova picape deverá ser baseada no conceito EPU, revelado em outubro de 2023, utilizando a mesma base TNGA (Toyota New Global Architecture) do sedã Corolla e do SUV Corolla Cross, mas com nova motorização híbrida, com mais potência e opção de tração nas quatro rodas. Caso siga o modelo apresentado em Tóquio, terá 5,07 m de comprimento.
Ainda sem nome, a Toyota EPU competirá no mesmo segmento de outras picapes monobloco, como o Fiat Toro e Ram Rampage, o Chevrolet Montana e o Ford Maverick. Entre elas, apenas a Maverick tem opções híbridas. Na Argentina, a Renault e a Nissan também anunciaram investimentos para produzir uma picape do tipo monobloco e com motorização híbrida, baseada no conceito Niagara, e que deverá substituir a Oroch no futuro.
Novos motores também no sedã
Junto com a nova picape, deve chegar também uma nova família de motores, conhecida internacionalmente como PHEV-FFV. Eles serão do tipo híbrido plug-in flex, e terão como ponto de partida o atual motor 2.5 Atkinson a gasolina do RAV4 Plug-In Hybrid.
Somente com gasolina, o propulsor atualmente entrega 182 cv. Ele seria combinado a um motor elétrico dianteiro de 180 cv e um traseiro de 53 cv. No caso do RAV4 Plug-in, a bateria de 18,1 kWh tem uma autonomia de 75 km. Essas alterações também inspirariam mudanças na linha Corolla, com o Corolla Cross podendo receber tração integra graças à adoção de um motor elétrico no eixo traseiro.
Galeria: Toyota EPU Concept - Salão de Tóquio (ao vivo)
Hoje, o maior motor híbrido disponível tanto no SUV quanto no sedã da linha Corolla é o 1.8L VVT-i 16V de ciclo Atkinson flex, que entrega 101 cv quando abastecido com etanol e 98 cv com gasolina, além de 14,5 kgfm de torque (com etanol ou gasolina), gerando potência combinada de 122 cv em conjunto ao motor elétrico dianteiro. Independente do motor escolhido, ele será produzido na fábrica da Toyota em Porto Feliz (SP), onde o motor híbrido do próximo Yaris Cross já começou a ser produzido.
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