Volkswagen considera transferir produção do Golf da Alemanha para o México
Altos custos de produção nas fábricas alemãs devem levar o médio para para instalações mexicanas de Puebla (MEX)
Reportagem recente do jornal Handelsblatt revela que a Volkswagen está considerando fortemente a possibilidade de transferir a produção do Golf da Alemanha em futuro próximo. Segundo a publicação, a decisão está sendo motivada pelos altos custos de produção do país combinados com as margens de lucro apertadas do médio na comparação com SUVs. O novo destino produtivo do hatch deverá ser o México, embora a Polônia também esteja sendo cogitada.
Transferir a produção do Golf para fora da Europa ajudará a Volkswagen a economizar dinheiro em um momento em que cada centavo conta. A marca vive séria crise financeira e, segundo seus próprios executivos, tem "um ou talvez dois anos para se recuperar". Na própria Alemanha, a empresa cogita fechar até três fábricas e perde cada vez mais competitividade em razão dos crescentes custos com mão-de-obra e energia.
Volkswagen Golf eHybrid 2024
Para piorar, o Golf e seus derivados (incluindo a elogiada perua Variant) rendem margens de lucro bem menores para a Volkswagen do que os equivalentes SUVs, incluindo T-Roc e Tiguan. Além disso, o modelo não é mais o 'todo-poderoso' da Europa como foi no passado. Depois de anos de hegemonia no topo do ranking de vendas da região, o Golf hoje sofre para se manter no Top 5 e, por vezes, até no Top 10. Ao longo dos últimos anos, acabou sendo superado pelo Dacia Sandero e até pelo próprio T-Roc.
Golf hoje tem produção concentrada na fábrica de Wolfsburg
Se confirmada, a transferência envolverá a geração atual e não o modelo elétrico inédito que será lançado em 2029. O Golf de oitava geração, como já dito pela própria Volkswagen, deverá permanecer em produção até 2035 com motores a gasolina hibridizados e foco voltado para preço e volume. A partir do México, o modelo poderá ser exportado para diversos mercados globais com custos bem mais competitivos. O Brasil seria diretamente beneficiado, já que possui acordos comerciais com o país da tequila.
Curioso lembrar que caminho parecido foi tomado pelo Fusca cerca de 50 anos atrás. O icônico modelo deixou de ser produzido na Alemanha e teve montagem transferida para o México com foco tanto no mercado local quanto nas exportações. De lá, foi enviado para diversas regiões e ficou em produção até 2003.
Antes do Golf, a Volkswagen já iniciou a estratégia de descentralização de sua produção com o Polo. O compacto deixou de ser fabricado na Espanha depois de mais de 40 anos e hoje chega à Europa a partir da África do Sul. Será, inclusive, novamente reestilizado para ficar em oferta na região até pelo menos 2030.
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Fonte: Handelsblatt
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