Após após idas e vindas motivadas pelas discussões em torno das leis de proteção ambiental, a Volkswagen finalmente decidiu na semana passada que manterá o Polo à venda na Europa até 2030. A programação era aposentar o modelo e substituí-lo por inédito equivalente elétrico, mas os planos mudaram e o compacto como conhecemos - com motores a combustão - ganhará novidades para seguir atualizado diante da concorrência.
As mudanças ainda são desconhecidas, mas é certo que serão apresentadas em 2026 e passarão por alterações principalmente no design. Nesse sentido, tudo indica que o facelift será inspirado nos mais recentes lançamentos globais da Volkswagen e resultará em novidades tanto no conjunto frontal quanto na traseira. As projeções da matéria foram elaboradas pelo site espanhol Motor.es e adiantam no geral como ficará o Polo reestilizado.
Na dianteira, o site aposta que o facelift dará ao Polo faróis redesenhados e com formato inspirado no Nivus 2025 recém-apresentado no Brasil. Os LEDs de circulação diurna ocupam a parte superior e passam a ser conectados entre si por uma faixa luminosa que passa acima da grade do radiador. Na parte inferior, destaque para o para-choque todo remodelado e com abertura inferior bem mais ampla. Na traseira, o compacto seguirá na Europa com as lanternas prolongadas que não temos no Brasil.
Polo europeu atual
Mecanicamente, tudo indica que a sobrevida do Polo até 2030 obrigatoriamente virá acompanha da eletrificação. Nesse sentido, todas as versões ganharão sistema híbrido-leve e, no caso das configurações mais caras, há chances de um conjunto PHEV (plug-in) também ser oferecido.
A continuidade do Polo na Europa será providencial para a Volkswagen manter bons volumes e, ao mesmo tempo, atender o segmento de entrada. De acordo com a Jato Dynamics, o compacto vendeu 116.153 exemplares de janeiro até outubro e, portanto, ainda mantém clientela fiel na região. Um sucessor elétrico custaria bem mais caro e certamente não alcançaria os mesmo volume neste momento do mercado.
Desde julho, vale lembrar, o Polo deixou de ser produzido na histórica fábrica de Navarra, na Espanha, após mais de 40 anos. Todo o ferramental foi transferido para a planta de Kariega, na África do Sul, que agora é responsável por abastecer toda a rede de concessionárias europeias.
Além desta planta, o Polo é produzido no Brasil nas unidades de São Bernardo Campo e Taubaté (SP). Por aqui, ainda não há confirmação sobre a chegada do facelift europeu.
Fonte: Motor.es
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