Primeiras Impressões: como é o VW Nivus Comfortline 2025
Custando R$ 136.990, versão de entrada ganhou mais conectividade, segurança e design alinhado com os modelos europeus
O Motor1.com Brasil teve a oportunidade de conhecer um pouco mais e dar uma volta no SUV cupê da marca alemã, que recebeu uma leve reestilização na linha 2025 e ganhou itens de assistência à condução, melhorias no multimídia VW Play e lanternas inteiriças. Confira mais abaixo.
Apresentada em outubro, a reestilização do Nivus se destaca visualmente por trazer detalhes visuais e de identidade que já vemos em alguns VW no exterior, como o Golf MK8,5 e até a nova geração do Tiguan, onde a grade está mais integrada a linha dos faróis e, pelo menos na versão mais completa, traz uma assinatura de LED, já presente também no Polo GTS, Taos e Tiguan.
Também, não há mais farol de neblina, nem mesmo na versão Highline. Segundo a Volkswagen, o item foi retirado para a adoção de uma entrada de ar funcional em seu lugar, que melhorou a velocidade final (de 188 para 192 km/h). Na parte traseira, o modelo ganhou um novo para-choque, as já citadas (e muito pedidas) lanternas de LED inteiriças como no Taigo, o Nivus europeu. Por último, recebeu ainda novos emblemas escurecidos.
Para o teste, pegamos uma unidade da versão Comfortline, de entrada, tabelada em R$ 136.990. De série, já vem bem equipada, com piloto automático adaptativo; 6 airbags; ar-condicionado automático que manteve o pouco prático sistema touchscreen também presente no T-Cross; câmera de ré; carregador por indução para smartphones; faróis de LED; painel de instrumentos com tela de 8"; chave presencial com partida por botão; rodas de 16"; sensor de estacionamento traseiro e multimídia VW Play com tela de 10,1", entre outros.
Na parte interior, o Nivus Comfortline não recebeu tecido sintético na face do painel presente na versão Highline, mantendo uma capa com efeito alumínio e detalhes com acabamento preto brilhante ao redor do painel digital e da multimídia. Os painéis de porta dianteiros têm tecido em quase toda a área em que o motorista e o passageiro apoiam seus braços. Já na parte traseira, o acabamento é totalmente de plástico duro.
Por falar em multimídia, na linha 2025 ela recebeu novidades técnicas, ganhando sobrenome Connect e novo layout, e possibilidade de visualização de até três aplicativos ao mesmo tempo, como apps de música, telefone e sistema de navegação. Dentre as novas funções disponibilizada por meio de aplicativo, há sistema de localização em tempo real, modo manobrista e agendamento de serviços, por exemplo. Durante o primeiro ano, o serviço será gratuito, após isso, custará R$ 24,90 por mês.
Por falar em comodidades para passageiros do banco traseiro, há saída de ar-condicionado e luz de teto para quem vai atrás, mas como um derivado do Polo (mantendo seus 2,57 metros de entre-eixos), o espaço é pequeno mesmo para ocupantes de baixa estatura. Os bancos tem cobertura do trilho, item criticado nos primeiros modelos nacionais feitos nessa base MQB. Na linha 2025 também recebem um novo revestimento na versão Comfortline, de tecido em dois tons com costura azul e escrita ''Nivus'' nos bancos dianteiros.
O motor também é o mesmo, o já velho conhecido 1.0 200 TSI, de três cilindros, com 12 válvulas e injeção direta presente na linha Volkswagen, mas que foi recalibrado para poder passar nas novas normas de emissão do Proconve L8, que entrarão em vigor no ano que vem, Entrega 128 cv no etanol e 116 cv na gasolina, Em ambos os combustíveis, o torque é o mesmo: 20,4 kgfm. Na transmissão, continua o câmbio AISIN de 6 marchas, com aletas atrás do volante para trocas manuais.
Na teoria, um excelente casamento, na prática, há uma demora na resposta, que também existe no T-Cross com esse mesmo motor. O acelerador eletrônico tem uma reação lenta quando exigido, demorando até processar a informação e depois entregando a potência sem progressão linear. Já a vibração do motor, típica de carros 3 cilindros, parece ter ganho maior atenção na linha 2025, sendo melhor nesse sentido até que seu irmão maior.
No geral, o conjunto da obra do Nivus 2025 é equilibrado. O SUV está mais atraente, mais equipado e, pelo que tudo indica com a chegada dos novos itens de segurança e conectividade, a Volkswagen já começou a reorganizar a sua linha para a chega do Tera, que deve chegar em 2025 na faixa dos R$ 115 a R$130 mil, exatamente a faixa de preços onde o Nivus 2025 começa.
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