Durante o evento de apresentação a imprensa do novo Nivus 2025, realizado em 28 de novembro na fábrica da Anchieta, pela Volkswagen, tivemos chance de ver algumas outras novidades da linha 2025 da marca, como a nova versão de entrada do sedã Virtus, chamada de Sense, que é tabelada em R$ 103.990.
Desde a reestilização do sedã no ano passado, o Virtus é oferecido somente com motorização turbo. A antiga Sense, focada em vendas diretas, era vendida com motor 1.6 16V MSI aspirado e câmbio automático de 6 marchas. O conjunto não é mais oferecido no Brasil em nenhum carro com a plataforma MQB, apenas na veterana picape Saveiro.
Na linha 2025, a versão Sense volta como um ''Polo Track'' sedã, trazendo o motor 1.0 TSI 170 e câmbio manual. Por fora, o sedã de entrada vem com maçanetas e retrovisores sem pintura, além de rodas de aço de 15" com calotas escurecidas, calçadas em pneus Goodyear 195/65,
Na parte interna, foi possível observar o nível de simplificação necessário para a marca conseguir baixar cerca de R$ 11.400 da versão comparada a antiga TSI de entrada. Aqui, o modelo está bem mais franciscano. Seu painel e forrações de porta têm plásticos de textura próximas as encontradas no Polo Track, enquanto as versões mais equipadas, principalmente após a reestilização promovida em 2022, receberam novas tonalidades e uso de materiais em tecido nas portas e uma imitação de tecido sintético na face do painel.
Seus bancos também são bem simples, sendo os utilizados nas versões de entrada do Polo, com encosto fixo e trilho dos bancos expostos. Também não há retrovisores elétricos, ar-condicionado digital ou central multimídia (aqui substituída pelo rádio Media Plus II).
Na parte de segurança, continua contanto com assistente para partida em subidas, controle eletrônico de estabilidade (ESC) e de tração (ASR), sistema de bloqueio eletrônico do diferencial (EDS), 6 airbags, fixação da cadeirinha de criança com sistema Isofix, sistema de controle da perda de pressão pneus e sistema de frenagem automática pós-colisão.
Como a unidade apresentada pela marca era um carro estático, não tivemos oportunidade de dirigi-lo para saber há novidades na parte de direção. Mas segundo os dados divulgados, a nova versão de entrada Sense tem um tempo de aceleração de 0 a 100 km/h levemente mais baixo que a versão TSI, levando 9,8 s no etanol, enquanto a antiga versão mais barata faz o mesmo em 10,5 s, cerca de 0,7s. O propulsor em si não mudou e segue entregando até 116 cv de potência e 16,8 kgfm de torque, trabalhando em conjunto a um câmbio manual de 5 marchas.
Segundo a marca, a nova versão de entrada do sedã estará disponível para o público PcD, frotistas e vendas no varejo em breve em todas as concessionárias da Volkswagen no Brasil.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Chevrolet Equinox 2025 estreia com versões RS e Activ no Brasil
Carlos Tavares está fora da Stellantis: a inesperada demissão do CEO
Mini lança Cooper Sport no brasil com 204 cv por R$ 285.990
Novo VW Tayron, o Tiguan Allspace europeu, começa a ser produzido
VW Nivus 2025: peça improvável aumentou a velocidade máxima
Renault alcança 4 milhões de veículos produzidos no Brasil em 26 anos
BMW X4 ganha nova versão M Sport de entrada no Brasil; confira