VW Polo vai ter sobrevida na Europa com eletrificação
Mesmo com rumores de que sairia de linha após a chegada do ID.2, modelo ainda vai longe, segundo executivo da VW
Não é raro postamos notícias sobre as normas de emissões cada vez mais rígidas em países europeus, graças a isso, a maioria das marcas estão virando seu foco em modelos eletrificados, e não é diferente com o grupo Volkswagen.
Em setembro, quando o grupo alemão anunciou que a fabricação do seu hatchback compacto mais famoso deixaria de ser feito no continente para a marca focar em SUVs e elétricos, parecia que o fim do Polo estava próximo, mas (ainda) não será dessa vez que o compacto dará seu adeus.
Kai Grünitz, chefe de Pesquisa e Desenvolvimento do grupo alemão, conversou recentemente com a revista britânica Autocar e deu mais detalhes sobre o futuro do modelo, que deve continuar sendo distribuído para a Europa através da África do Sul. Mas isso não significa que o hatch se tornará um carro elétrico.
Bom, não 100%, pelo menos. A ideia é que o Polo tenha algum tipo de eletrificação, seja hibrido-leve como a presente no Brasil hoje em modelos como o Fiat Pulse e Fastback, ou híbrida total, utilizando os atuais motores 1.0 e 1.5 TSI (uma evolução do atual 1.4 utilizado no Brasil). Há chance do modelo ganhar ainda mudanças visuais, alinhando-se com os próximos carros da linha ID.
Volkswagen ID.2 deve conviver com o Polo
Quem não deve sobreviver é o Polo GTI, hoje o último esportivo compacto a combustão na Europa. Por lá, utiliza o 2.0 TSI com 207 cv e caixa de dupla embreagem com 7 velocidades. Seu substituto deverá ser a versão esportiva do ID.2.
O Polo, assim como o Golf, tem uma história muito significativa para a marca alemã no mundo, sendo vendido desde 1979, ele já acumula seis gerações. Em 2024, o modelo figura como oitavo carro no ranking de vendas do mercado europeu e, no Brasil, briga com a picape Fiat Strada e o hatch Hyundai HB20 pela liderança do mercado.
VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1 NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ram quer entrar no mercado de minivans com modelo familiar
Novo Mustang com câmbio manual terá apenas 200 unidades no Brasil
Novo Volkswagen T-Roc 2026: imagens vazam e revelam visual do SUV do Golf
Veja quais foram os 30 carros mais vendidos do México em 2024
Novo Duster terá versão com sistema híbrido e tração 4x4
Fiat Grande Panda, que pode suceder o Argo, terá versão 4x4
Nova geração do Sandero estreará em 2027 e resistirá à influência dos SUVs