VW Polo vai ter sobrevida na Europa com eletrificação
Mesmo com rumores de que sairia de linha após a chegada do ID.2, modelo ainda vai longe, segundo executivo da VW
Não é raro postamos notícias sobre as normas de emissões cada vez mais rígidas em países europeus, graças a isso, a maioria das marcas estão virando seu foco em modelos eletrificados, e não é diferente com o grupo Volkswagen.
Em setembro, quando o grupo alemão anunciou que a fabricação do seu hatchback compacto mais famoso deixaria de ser feito no continente para a marca focar em SUVs e elétricos, parecia que o fim do Polo estava próximo, mas (ainda) não será dessa vez que o compacto dará seu adeus.
Kai Grünitz, chefe de Pesquisa e Desenvolvimento do grupo alemão, conversou recentemente com a revista britânica Autocar e deu mais detalhes sobre o futuro do modelo, que deve continuar sendo distribuído para a Europa através da África do Sul. Mas isso não significa que o hatch se tornará um carro elétrico.
Bom, não 100%, pelo menos. A ideia é que o Polo tenha algum tipo de eletrificação, seja hibrido-leve como a presente no Brasil hoje em modelos como o Fiat Pulse e Fastback, ou híbrida total, utilizando os atuais motores 1.0 e 1.5 TSI (uma evolução do atual 1.4 utilizado no Brasil). Há chance do modelo ganhar ainda mudanças visuais, alinhando-se com os próximos carros da linha ID.
Volkswagen ID.2 deve conviver com o Polo
Quem não deve sobreviver é o Polo GTI, hoje o último esportivo compacto a combustão na Europa. Por lá, utiliza o 2.0 TSI com 207 cv e caixa de dupla embreagem com 7 velocidades. Seu substituto deverá ser a versão esportiva do ID.2.
O Polo, assim como o Golf, tem uma história muito significativa para a marca alemã no mundo, sendo vendido desde 1979, ele já acumula seis gerações. Em 2024, o modelo figura como oitavo carro no ranking de vendas do mercado europeu e, no Brasil, briga com a picape Fiat Strada e o hatch Hyundai HB20 pela liderança do mercado.
VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1 NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Kia Sorento voltará ao Brasil em 2025 diesel e 4x4
Análise: Carlos Ghosn é quem pode salvar a Stellantis
Nova picape Kia Tasman, rival da Hilux, está planejada para o Brasil
Teste BYD Song Plus Premium: visual renovado e potência turbinada
Nissan e Honda estariam iniciando negociações para fusão
Querido Papai Noel: qual carro pedimos para este Natal?
Toyota do Brasil fará picape rival da Fiat Toro até 2027