Segredo: novo Volkswagen Tera será lançado em março de 2025
SUV de entrada da marca e futuro rival do Fiat Pulse já está criando expectativas grandes na rede de concessionárias
No início de novembro, a Volkswagen confirmou que seu novo SUV mais barato será batizado como Tera. O modelo, baseado na arquitetura do Polo, mas com postura mais elevada, ainda não tem uma data oficial para ser revelado por completo, apenas a expectativa de que isso acontecerá no início do ano. Mas o que era expectativa até agora, começa a se concretizar.
Nosso colunista Jason Vogel recebeu informações de pessoas ligadas à rede de concessionárias da Volkswagen afirmando que o lançamento do novo Tera ocorrerá em março de 2025. Até lá, a marca deve continuar apresentando as informações de seu novo SUV de entrada aos poucos enquanto se prepara para rivalizar com modelos como Fiat Pulse e Renault Kardian.
Volkswagen Tera
O que sabemos do novo VW Tera?
Esteticamente baseado em linguagem de design inédita na Volkswagen do Brasil, o Tera tem inspiração nos lançamentos mais recentes da marca na Europa e na América do Norte. Flagras e teasers já adiantaram que a dianteira terá para-choque com elementos escurecidos para contrastar com a pintura da carroceria e faróis com iluminação de LED (incluindo luzes diurnas na parte superior). Já na traseira, uma peça horizontal preta fará a ligação entre as lanternas e, logo abaixo, o para-choque terá apliques prateados inspirados no fora-de-estrada.
Com produção concentrada na fábrica de Taubaté (SP), o Tera compartilhará com os modelos Polo, T-Cross, Nivus e Virtus a conhecida plataforma MQB-A0. Em termos de porte, tudo indica que contará com aproximadamente 4 metros de comprimento - sendo menor que T-Cross e Nivus - e herdará do Polo o entre-eixos de 2.566 mm. Para efeito de comparação, os rivais Pulse e Kardian medem 2.532 mm e 2.604 mm, respectivamente.
VW Tera - Testes na Argentina
Sob o capô, o motor 1.0 TSI - amplamente usado pelos carros da Volks no Brasil - será a principal opção de motorização. Segundo rumores, o propulsor será usado na configuração de 116 cv de potência (a mesma do Polo) para se distanciar dos primos Nivus e T-Cross, que adotam a versão mais potente de 128 cv. O câmbio será manual nas versões de entrada e automático de 6 marchas a partir da intermediária.
Preços serão revelados apenas na ocasião do lançamento oficial, mas desde já é possível ter uma noção dos valores. O Fiat Pulse, por exemplo, custa entre R$ 107.990 e R$ 138.990, enquanto o Renault Kardian vai de R$ 106.990 a R$ 138.990.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1 NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW fará Golf no México para abrir espaço a um novo hatch elétrico
Senador dos EUA quer Jeep, Ram, Dodge e Chrysler fora da Stellantis
VW chega a um acordo com o sindicato e não fechará fábricas na Alemanha
Kia Sportage: a história da primeira geração do SUV sul-coreano
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Chineses são maioria no primeiro turno da votação do World Car Awards 2025
Lendário motor VR6 da VW é aposentado após 34 anos