Nissan e Mitsubishi se juntam por nova empresa em prol de carros elétricos
Intensificando sua colaboração para crescer entre os carros elétricos, japonesas desenvolverão parceria a partir de março de 2025
As gigantes japonesas Nissan e Mitsubishi, que estão ligadas por meio de suas participações na aliança com a Renault, formarão uma nova joint venture para fornecer serviços relacionados à direção autônoma e à mobilidade com emissão zero. A nova empresa será lançada oficialmente em março de 2025 (quando ocorre o final do ano fiscal japonês) e será de propriedade igualitária entre as duas marcas.
A notícia vem do jornal japonês Yomiuri, que também diz que um dos objetivos da nova empresa será projetar baterias de última geração e trabalhar em softwares de gerenciamento para criar motores elétricos mais eficientes.
Nissan Hyper Force: o novo GT-R elétrico será baseado nesse conceito
Com essa mudança, a Nissan está dando mais um passo no estabelecimento de alianças e parcerias para recuperar o tempo perdido no campo da mobilidade elétrica. Depois de redefinir sua parceria com a Renault (que gerará um subcompacto elétrico baseado no novo Twingo elétrico), a empresa sediada em Yokohama assinou um acordo recentemente com a Honda para projeto conjunto de carros elétricos inteligentes.
Mitsubishi busca um renascimento
Essa joint venture pode ter um significado particularmente importante para a Mitsubishi. De fato, a marca teve alguns anos difíceis. Com poucos modelos no seu portfólio europeu, e ainda menos quando falamos de elétricos, a ponto de ter decidido deixar a China devido à falta de atratividade dos carros oferecidos, agora a marca está tentando se projetar no futuro com novos conceitos e mais modelos na Europa.
Mitsubishi eK X EV: o keicar elétrico para o mercado japonês
Além de produzir uma picape elétrica para os EUA (junto com a Nissan), a Mitsubishi produzirá um carro elétrico para a Europa com a ajuda da Ampere. A empresa também está colaborando com a Toyota em chips de carbeto de silício.
Em resumo, este é um momento histórico para esses dois fabricantes. De fato, o Japão, um dos três principais países produtores de automóveis do mundo, está lançando um plano abrangente para alcançar os Estados Unidos e a Europa, bem como a China, na mobilidade do futuro.
PARTICIPE DO ELECTRIC DAYS 2024 - INGRESSOS PARA LEITORES DO MOTOR1.COM
Quer conhecer os mais recentes lançamentos de veículos elétricos e híbridos e ter acesso e descobrir o que as montadoras estão preparando para o futuro? Temos 50 ingressos disponíveis para nossos leitores participarem do Electric Days 2024, evento que acontecerá nos dias 12 e 13 de novembro no Prédio da Bienal, no Parque do Ibirapuera em São Paulo.
Se você quiser participar, basta clicar em "Solicitar Participação". Insira o código CONVIDADOMOTOR1. Ele precisa estar presente no campo "Possui código de convite? Se sim, informe abaixo". Os pedidos serão atendidos conforme a ordem que forem feitos. Corra, pois os números são limitados e, após todos os convites serem distribuídos, haverá uma lista de espera.
CONFIRA O 2º DIA DO ELECTRIC DAYS 2024
Galeria: Nissan Chill-Out Concept
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Versa e Sentra crescem até 72% e salvam vendas da Nissan nos EUA
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Honda quer expulsar a Renault da fusão com a Nissan, diz relatório
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Honda passa na frente da Mitsubishi e planeja ter SUV da Nissan
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Fusão Honda-Nissan: agências vêem ação como positiva, mas arriscada