O novo CLA ainda nem foi lançado, mas a Mercedes-Benz informa que seu menor sedã já estabeleceu um recorde. A primeira versão totalmente elétrica conseguiu percorrer 3.716 km em um intervalo de 24 horas, superando um recorde estabelecido pela Porsche em 2019. O Taycan percorreu 3.424 km na mesma pista de testes de Nardo, na Itália - o CLA elétrico o superou em 291 km.
Na pista oval de 12,5 km do Circuito de Nardo, o CLA de emissão zero teve uma média de 153 km/h e precisou ser recarregado 40 vezes, com cada parada levando cerca de 10 minutos. O sedã elétrico não se moveu por cerca de 6 horas e 40 minutos, ou quase 28% das 24 horas. Em vez de fazer paradas mais longas por menos vezes, a Mercedes-Benz aproveitou a arquitetura elétrica de 800 V do carro e o carregamento de CC, permitindo um aumento da carga inicial.
Durante a corrida que quebrou o recorde do Porsche, que na verdade ocorreu em abril, a bateria do protótipo de pré-produção caiu para 10% antes de o CLA fazer cada uma dessas 40 paradas para recarregá-la de volta para 55% ou um pouco mais. O carro percorreu apenas aproximadamente 96,5 km entre suas recargas. A Mercedes-Benz permanece calada sobre as especificações técnicas, mas sabemos que ela usou uma variante de tração traseira com um único motor e uma transmissão de duas velocidades. Um modelo mais robusto com motor duplo e tração integral será oferecido.
Embora a marca esteja se concentrando no CLA elétrico, haverá versões com um motor a combustão. O rival do BMW Série 2 Gran Coupe será oferecido com um motor a gasolina de 2 litros recém-desenvolvido, fabricado na China pela Horse Powertrain. Se isso não lhe diz nada, trata-se de uma joint venture entre a Geely e a Renault. Lembramos que o investidor chinês Li Shufu, fundador e presidente da Geely, tem uma participação de 9,69% na Mercedes-Benz.
O novo CLA estará à venda no próximo ano, chegando inicialmente só em suas variantes elétricas. Espera-se que os modelos híbridos-leves cheguem ao mercado cerca de seis meses depois. O sedã será acompanhado por outro CLA Shooting Brake, que mais uma vez deverá ser uma perua tradicional, apesar de seu título extravagante. Ele usará a base MMA (a plataforma modular da Mercedes-Benz), a mesma que será usada nos novos GLA e GLB.
O ''Mini Classe-G'', anunciado no ano passado, provavelmente utilizará a mesma plataforma MMA. Não estamos esperando outro sedã Classe A ou uma minivan Classe B.
Fonte: Mercedes-Benz
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