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Novo VW Tayron: o que sabemos sobre o substituto do Tiguan no Brasil

Revelado no Salão de Paris, modelo será produzido no México e chegará por aqui como SUV mais caro da marca

Volkswagen Tayron (2025)
Foto de: Volkswagen

Apresentado ao público no Salão de Paris no final do mês passado, o Volkswagen Tayron se prepara para ganhar alcance comercial internacional agora em geração inteiramente nova. O modelo terá a missão de suceder o Tiguan Allspace e será posicionado como principal SUV de apelo familiar da marca tanto para mercados da Europa quanto para China e Américas. Reunimos abaixo as principais informações que já sabemos sobre o modelo.

Baseado na plataforma modular MQB Evo, o Tayron de nova geração mede 4.770 mm de comprimento, 1.852 mm de largura, 1.660 mm altura e 2.791 mm de entre-eixos. Para efeito de comparação, o Tiguan Allspace que será substituído mede 4.726 mm, 1.859 mm e 1.686 mm, respectivamente, além de 2.789 mm de entre-eixos. O porta-malas tem capacidade para acomodar de 850 a 2.090 litros, dependendo da versão e da configuração dos bancos.

VW Tayron (2025)

Para as versões a combustão ou com sistema híbrido-leve, a capacidade varia de 345 litros com todos os 7 lugares em uso até 2.090 litros disponíveis com os bancos traseiros rebatidos. Já na versão plug-in, os números passam a ser 705 litros (5 lugares) e até 1.915 litros (bancos rebatidos). Neste caso, a Volkswagen não oferece a opção de até 7 assentos. Dentro do segmento no qual será inserido, o Tayron enfrentará rivais com medidas bem próximas e até superiores (ver tabela abaixo).

Modelo Comprimento Porta-malas
Hyundai Santa Fé 4,79 metros 725 litros
Kia Sorento 4,81 metros 813 litros
Nissan X-Trail 4,68 metros 585 litros
Renault Espace 4,72 metros 581 litros
Seat Tarraco 4,74 metros 760 litros
Skoda Kodiaq 4,75 metros 845 litros

Internamente, os passageiros da segunda fileira terão equipamentos como ar-condicionado, bolsos atrás dos assentos, apoio de braço central com porta-copos e suporte para tablet. Nas laterais, haverá ainda cortinas de proteção solar integradas aos painéis das portas.

A central multimídia poderá ter de 12,9" ou 15" dependendo da configuração. O painel de instrumentos, por outro lado, tem 10,25" e é protegido por um filme que evita reflexos. No túnel do console, há espaço para duas placas de carregamento por indução, bem ao lado de dois carregadores USB-C.

Volkswagen Tayron 2025 no Salão de Paris
Foto de: Motor1.com
Volkswagen Tayron 2025 no Salão de Paris
Foto de: Motor1.com
Volkswagen Tayron 2025 no Salão de Paris
Foto de: Motor1.com

No mercado europeu, o Tayron será oferecido com motores micro-híbridos a gasolina, opções turbodiesel e versão híbrida plug-in - todos com quatro cilindros. O motor 1.5 turbo a gasolina de 150 cv estará emparelhado com um módulo elétrico de 48V que o auxilia na partida e na velocidade de cruzeiro. Haverá também função de desativar dois dos quatro cilindros quando a demanda de potência não é excessiva. 

Por sua vez, o 2.0 turbodiesel poderá ser escolhido em duas potências: 150 ou 193 cv. Nesse caso, haverá tração integral 4Motion e capacidade de reboque de 2.500 kg. Por fim, a variante plug-in combinará motor 1.5 a gasolina e propulsor elétrico para fornecer 204 ou 272 cv. Graças a uma bateria de 19,7 kWh, que recarrega a 11 kW CA e 50 kW CC, será possível percorrer cerca de 100 km com energia elétrica. Em todos, a transmissão automática DSG de 7 velocidades é de série.

Volkswagen Tayron 2025 no Salão de Paris
Foto de: Motor1.com

Volkswagen Tayron no Salão de Paris

A primeira geração do Tayron foi fabricada e oferecida somente na China. Nesta segunda linhagem, o SUV contou com uma colaboração maior da matriz na Alemanha durante o desenvolvimento e ganhou status de modelos global. Prova disso é que a partir de agora será produzido também em Wolfsburg, na Alemanha, e Puebla, no México, além Changchun na China na joint-ventura FAW-VW. 

Para o Brasil, o Tayron virá do México no mesmo esquema que já acontece hoje com o Tiguan Allspace e o Jetta. A mesma fábrica também abastecerá toda a demanda dos Estados Unidos e Canadá.

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