Apresentado nacionalmente em outubro de 2009, o icônico Fiat 500 acaba de completar 15 anos de lançamento no Brasil. Inicialmente importado da Polônia, o compacto chegou por aqui apenas dois anos depois de estrear na Europa e logo caiu nas graças do público. Atraiu compradores principalmente por conta do design retrô (releitura do modelo original da década de 1950) e da proposta urbana.
Além disso, chamava atenção por contrastar visual nostálgico com pacote recheado de equipamentos de tecnologia. A lista era formado por direção elétrica Dual Drive, ar-condicionado digital, sete airbags e ESP. Foi também o o primeiro carro da Fiat vendido no Brasil com Hill Holder (assistente de partida em rampas). Sob o capô, tinha motor 1.4 16V a gasolina com 100 cv de potência associado ao câmbio manual de 6 marchas. As versões mais caras tinham como opcional transmissão automatizada Dualogic de 5 marchas, bancos em couro e teto solar.
A partir de agosto de 2011, já como linha 2012, o 500 recebeu importantes modificações e passou a ser importado do México. A fábrica de Toluca começou a produzir o modelo para todo o continente americano e a chegada ao Brasil foi facilitada, especialmente por conta do acordo comercial vigente entre os dois países. A nova gama trouxe versões mais baratas, como a variante de entrada Cult, e deixou o compacto bem mais acessível.
Além disso, adicionou o motor 1.4 Fire Evo Flex de 88 cv, usado à época pela nova geração do Uno, como opção na base do portfólio. O câmbio poderia ser manual de 5 marchas ou automatizado Dualogic. Nos modelos mais caros, permanecia em oferta o 1.4 MultiAir de 105 cv, mas com a novidade do câmbio automático de de 6 velocidades fornecido pela fabricante japonesa Aisin.
Em 2019, o 500 (que ficou popularmente sendo chamado de Cinquecento ou simplesmente Quinhentos) saiu de linha discretamente e deu adeus ao mercado brasileiro. O retorno, após hiato de dois anos, aconteceu em 2021 já com o modelo de nova geração totalmente repaginado. O visual foi mantido dentro da mesma filosofia retrô, mas a mecânica migrou totalmente para a era da eletrificação.
Puramente EV, o 500 hoje vendido no Brasil é importado da fábrica de Mirafiori, na Itália, e equipado com motor de 87 kW (118 cv) e 22,4 kgfm de torque, alimentado pela bateria de até 42 kWh. Dados de fábrica indicam aceleração de 0 a 100 km/h em 9 segundos e velocidade máxima de 150 km/h. A autonomia declarada é de 227 km nas medições do Inmetro. A Fiat cobra R$ 214.990 pelo modelo elétrico no Brasil.
A geração antiga ficou em linha na Polônia até poucos meses atrás, quando teve toda produção transferida para a Argélia. De lá, o pequeno será exportado para toda África e países do Oriente Médio. Já a nova linhagem ganhará uma versão híbrida para substituir o modelo tradicional a combustão nos mercados europeus.
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