Conhecemos a Xiaomi majoritariamente por seus smartphones focados em custo-benefício e alguns outros gadgets, mas há algum tempo o grupo resolveu entrar de cabeça no mundo automotivo, primeiro como fornecedora de tecnologia, e, em março desse ano, entrou de vez no mundo dos carros com o SU7, um sedã de quatro portas, seguido por uma versão esportiva, chamada de Ultra, e uma versão preparada paras as pistas, a Ultra Prototype.
Até aí, nada demais, só mais um carro chinês, certo? Não exatamente. Com o lançamento da versão SU7 Ultra em julho deste ano se tornou uma das cinco maiores fabricantes de automóveis do mundo e foi até o circuito de Nürburgring Nordschleife, o ''inferno verde'' da Alemanha, para provar que seu sedã pode ser mais veloz que modelos de marcas tradicionais.
Para isso, a chinesa pegou um SU7 Ultra Prototype, o colocou na pista e alcançou um tempo de volta de 6:48,874 minutos. Só não não superou o Porsche Taycan porque o modelo da Xiaomi ainda não está nas ruas.
O veículo que a Xiaomi levou para o circuito era uma versão mais leve com um volante de corrida. O fato de o carro ser um protótipo fica claro quando vemos o pedal do acelerador falha ( 4:10 minutos do vídeo).
O SU7 Ultra Prototype bateu o recorde anterior de 7:7,55 minutos do Porsche Taycan Turbo GT por uma margem considerável, mas como ainda é um protótipo, a classificação oficial permanece inalterada. Quando o protótipo foi revelado no início deste ano, foi dito que ele produzia 1.548 cv de potência. Sendo capaz de acelerar até 100 km/h em 1,97 segundos e com uma velocidade máxima de 350 km/h.
O sedã, que tem atraído a atenção dos grandes nomes do setor, virou até o carro de uso diário do CEO da Ford, Jim Farley e, de acordo com uma entrevista recente, ele oferece uma experiência de direção da qual o CEO "não quer abrir mão".
Fonte: Xiaomi
RECOMENDADO PARA VOCÊ
A Porsche levou um ano para desenvolver essa cor
Stellantis oferece R$ 12.000 para quem trocar Ford por Jeep ou Ram
Porsche Taycan Turbo GT foi feito "às escondidas"; entenda
Calmon: Brasil pode levar 20 anos para recuperar vendas de 2012
Porsche confirma que já começou a desenvolver próxima geração do Taycan
Volkswagen Nivus GTS já roda sem qualquer disfarce e chega em 2025
Polícia turca tem frota de R$ 16,4 milhões em esportivos como viaturas