Há tempos a Fiat fala sobre criar uma nova linha de veículos para substituir o velho Panda na Europa e que pode ser a inspiração para o sucessor do Argo no Brasil. Depois de ter apresentado o modelo por lá em junho desse ano, parece que os planos agora estão voltados para o nosso mercado.
Duas unidades do modelo, aqui fotografadas por Marcos Paiva Pontes e postadas pelo nosso colega João Anacleto em seu Instagram, foram flagradas no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). Uma unidade está pintada na cor preta e a outra está camuflada. Apesar disso, é importante ressaltar que o Grande Panda não deve chegar aqui exatamente como o modelo europeu. embora o modelo em si não venha para o nosso mercado, ele será a base para a próxima geração do Argo.
Tendo sido lançado em 2017 e ainda utilizando a base MP1, o Argo atual já tem alguns anos de estrada sem grandes mudanças, tendo ficado de escanteio com a mudança de foco da Fiat, que deu maior atenção aos SUVs Pulse e Fastback.
Os últimos, inclusive, foram os primeiros produtos da Stellantis a ganhar sistema de propulsão eletrificada no Brasil, do tipo híbrido-leve, aliada sempre ao motor 1.0 T200 e ao câmbio CVT.
Mas além da versão brasileira do Grande Panda, ainda teremos as novas gerações de Fastback e Pulse, que agora terão alcance global, em esforços do grupo Stellantis de unificar suas linhas da Europa e do Brasil como forma de melhorar os índices de rentabilidade e acabar com o atual regionalismo.
Pouco depois do lançamento do novo Panda na Europa, a Fiat mostrou os conceitos que devem gerar Fastback e Pulse de nova geração (e que estão sendo chamados de Panda Fastback e Giga Panda). Estruturalmente, o próximo Fastback deve seguir o Basalt com o uso da plataforma CMP já usada em modelos da Peugeot atuais, mas com maior refinamento técnico. No Brasil, a nova geração do hatchback deverá ser viabilizada através do investimento de R$ 14 bilhões que a Stellantis aplicará na fábrica de Betim, em Minas Gerais.
Fonte: Marcos Paiva Pontes via João Anacleto
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Flagra: novo Honda HR-V 2026 já roda em testes no Brasil
Fiat Strada atinge marco histórico de 2 milhões de unidades vendidas
Picape anti-Hilux da Chery aparece na China
Com Yaris Cross chegando, Toyota inicia obras em 2ª fábrica
Flagra: Fiat Fastback e Pulse Bio-Hybrid terão novo painel
VW quase teve seu Twingo elétrico, mas sindicato atrapalhou planos
Novo Chevrolet Equinox vem, mas não PHEV neste momento